skip to Main Content

Caminhando em volta do bosque II, em Maringá, em uma ensolarada manhã de domingo no início de 2009, sentimos diversos aromas vindos da mata ao lado da pista de caminhada e nos lembramos de nossa infância, quando era só sair para uma caminhada para sentir os mais diversos aromas das ervas aromáticas e do mato.

Quando éramos criança, nossas mãe sabiam o que nos receitar naqueles momentos de crise de dor de estômago, ou outros males menores. Sempre havia um chá para alguma coisa, alguma benzedeira que sabia mais do que nossas mães e elas sempre acertavam.

Hoje, quando falamos de um chá, o que vem em mente é o chá mate, aquele que todos conhecem. O chá de boldo ficou perdido no tempo ou em algum livro que ensinava o uso de ervas medicinais.

Enquanto caminhávamos, conversamos sobre isso e decidimos que nós que tivemos a oportunidade de conhecer este tipo de cultura medicinal, hoje praticamente esquecida, tínhamos que passar para nossos filhos e netos aquilo que aprendemos antes que o conhecimento fosse perdido para sempre.

Daí surgiu o CANTO DAS ERVAS, onde plantamos em locais públicos de grande movimentação, tipos de ervas medicinais e ervas aromáticas para que as famílias possam passar por ali e mostrar aos filhos e netos o conhecimento que estava esquecido em nosso passado.

Criamos o projeto pensando principalmente nas crianças que nasceram nas últimas décadas e naquelas que irão nascer, exatamente  aquelas que acham que maçãs, bananas e qualquer outra fruta, verdura ou erva aromática – salsinha e cebolinha é o máximo que conhecem –  já nascem nos saquinhos de plástico dos supermercados ou nas bandejas de isopor cobertas com plástico.

A FUNVERDE  tem como objetivo a preservação e recuperação ambiental e o bem estar da humanidade através de seus projetos e busca a conscientização da população em relação à importância do consumo sustentável, diminuição da geração de resíduos, importância da reciclagem como forma de preservar recursos naturais, diminuição do consumo de água, energia, combustível e diminuição no consumo de todos os produtos para preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.

Esse também é o objetivo do Projeto Canto das Ervas, que foi lançado no domingo, 5 de abril de 2009, às nove horas da manhã.

O lançamento do projeto ocorreu ao mesmo tempo em que foi promovido o plantio de 300 mudas de ervas no entorno do Bosque II, na Avenida Nóbrega esquina com Avenida JK, em Maringá, no Paraná.

Este projeto tem o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de se resgatar hábitos saudáveis. Antigamente, tínhamos o habito de ir até a horta para colher ervas para tempero ou para chá para nossas mães. Hoje, compramos as ervas nas feiras e supermercados, sem muitas vezes saber como elas são cultivadas na natureza, mas este projeto está trazendo de volta uma qualidade de vida que não temos mais, queremos proporcionar o contato com a terra, estreitar a relação das pessoas com a natureza que nos cerca e que muitas vezes nos passa despercebida.

A vida moderna está distanciando o homem da natureza, já não olhamos mais para o céu para ver a beleza das estrelas, não olhamos mais para o chão para contemplar a beleza das flores, estamos vivendo em locais seguros e com isso, estamos deixando de ter a natureza como amiga e a transformando em algo estranho.

Nos quintais, já não plantamos mais nada, somente impermeabilizamos quintais e jardins para não sujar nossas casas, em com isso, estamos nos separando da natureza da qual somos totalmente dependentes.

Este projeto visa proporcionar o bem estar físico e mental da comunidade, trazer de volta o conhecimento de nossos avós que tinham de como preparar fazer chás, cataplasmas e remédios homeopáticos, que sabiam a utilidade para cada erva aromática e medicinal. Queremos com este projeto trazer de volta a lembrança de nossa infância e criar lembranças nas crianças com os aromas e sabores das ervas aromáticas.

O projeto será sempre desenvolvido em locais públicos, para que todos sejam beneficiados. Não queremos barreiras, a terra pertence a todos, todos devem usufruir dela e do que ela produz.

As plantas serão regadas uma vez por semana e ficarão à disposição da população para serem colhidas por todos.

Estamos criando um espaço no site da FUNVERDE com as propriedades e utilidades de cada erva aromática e medicinal.

Abaixo, algumas das ervas plantadas no projeto canto das ervas.

 

Temos plantadas 7 espécies de hortelã. Iremos fotografar todas para postar.

Início do canto das ervas no Bosque das Grevíleas. Estamos plantando canteiros de 2 metros de largura x 4 metros de comprimento nos espaços entre as moitas de bouganvilleas que rodeiam o bosque.

Carqueja plantada em 03 de outubro de 2009. Note que não tínhamos mudas o suficiente para preencher o canteiro de Tivemos que completar o canteiro em outro dia de plantio

Carqueja em 31 de janeiro de 2010

 

Canteiro de manjericão plantado em 15 de novembro de 2009

Manjericão totalmente florido em 31 de janeiro de 2010

Penicilina plantada em 22 de novembro de 2009

Penicilina em 19 de janeiro de 2010

Penicilina em 31 de janeiro de 2010

Manjerona plantada em 29 de novembro de 2009

Alcânfora plantada em 06 de dezembro de 2009

Para conhecer mais sobre o projeto, clique no canto direito da página em “nuvem de tags” em “canto das ervas” para ser direcionado aos vários posts do projeto.

Back To Top