skip to Main Content

Os países que mais geram CO2 no mundo

Os países que mais geram CO2 no mundo (em milhões de toneladas em 2017)! A poluição da atmosfera terrestre pelo CO2 é um dos principais desafios globais que o planeta enfrenta neste momento, pois é uma das principais causas do efeito de estufa e, por extensão, das alterações climáticas.
No entanto, dentro desta crise, alguns países são mais responsáveis ​​do que outros.

Historicamente, industrialização e desenvolvimento têm sido sinônimos de poluição.

Na transição de economias agrárias para economias com forte peso na esfera industrial, os países deram pouca ou nenhuma preocupação ao meio ambiente e à poluição.
Essa foi a realidade do mundo ocidental durante grande parte dos séculos XIX e XX.
Nesse processo, a queima de combustíveis fósseis, como carvão ou petróleo, é uma das principais causas de emissão de CO2 na atmosfera, de forma que países com muito peso na indústria pesada ou na extração de hidrocarbonetos se correlacionam com aqueles que mais poluem.

Assim, descobrimos que os maiores emissores de CO2 que existem atualmente no mundo também são as maiores potências econômicas do planeta.

O rápido desenvolvimento que a China realizou nas últimas duas décadas teve um impacto óbvio nas emissões de dióxido de carbono, embora esse número seja mais confuso se considerarmos a elevada população que o país asiático possui.
Seguem-se os EUA e outra mistura de potências emergentes e consolidadas como Índia, Rússia, Alemanha ou Japão, países onde o setor industrial tem um peso importante na economia nacional.

Isso não significa que não haja ausências notáveis, como França e Reino Unido, enquanto entre os países que mais poluem em efeitos absolutos estão Estados como Irã, Arábia Saudita – ambos altamente dependentes de hidrocarbonetos – e uma série de potências médias como México, Brasil, Indonésia, África do Sul e Turquia, países que, se continuarem com a linha de desenvolvimento dos últimos anos, podem acabar gerando maiores quantidades de CO2.

 

 

 

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top