Como recuperar a mata ciliar

O manual de recuperação de mata ciliar está sofrendo alterações, mas já vou colocar aqui as novas espécies e com o tempo vou verificando quais são frutíferas e colocar em destaque.

As árvores são todas da floresta estacional semidecidual, árvores que plantamos em Maringá, no Paraná.

Para saber que árvores plantar em sua cidade , vá no site www.arvoresbrasil.com.br.

Outros bons lugares para consulta são os livros do Harry Lorenzi, árvores brasileiras I e II, palmeiras brasileiras e frutas brasileiras, da Editora Plantarum.

Objetivos
A FUNVERDE, pensando na recuperação dos fundos de vale elaborou junto com especialistas, este pequeno manual que tem como objetivo mostrar os tipos de árvores permitidas e instruções de plantio na região de Maringá para recomposição de sua flora e orientar a comunidade quanto à importância dos fundos de vale na manutenção da qualidade da água e às técnicas de revegetação de áreas ripárias.

O que é um fundo de vale
Caracterizados por uma depressão com bordas laterais, onde é comum ocorrer afloramento do lençol freático e formação de várzeas, riachos ou rios. Seu topo é denominado divisor de águas. São especialmente importantes para a preservação dos corpos d´água (rios, riachos, lagos, córregos, nascentes etc) .

Como preservar ou recuperar os fundos de vale
A preservação ou recuperação dos fundos de vale depende, principalmente, da manutenção das encostas, da mata ciliar e da qualidade da água.

O que é mata ciliar
Como existem os cílios que protegem os nossos olhos, existem as matas no entorno dos rios, lagos, riachos, córregos e nascentes. É nessa área que existe a mata ciliar, que protege as nascentes de água e os animais aquáticos, evitando a erosão das margens, funcionando como filtro aos agentes poluidores, servindo de refúgio às aves e animais, favorecendo a criação de corredores de biodiversidade, preservando a biodiversidade da flora, dentre outras funções. São assim, de grande importância para a preservação da qualidade da água que consumimos.

Revegetação
Revegetação, é o plantio da vegetação mais próximo possível da mata original. Assim, após um levantamento das espécies de ocorrência natural na região, fazemos uma classificação delas quanto à exigência de luz para seu crescimento.

Espécies pioneiras
Espécies que iniciam o processo natural de cicatrização de uma clareira; têm crescimento muito rápido, produzem grande quantidade de sementes e se desenvolvem bem sob pleno sol.

Espécies secundárias
São espécies que participam dos estágios intermediários da sucessão; as secundárias iniciais têm crescimento rápido e vivem mais tempo que as pioneiras; as secundárias tardias crescem mais lentamente sob sombreamento no início da vida, mas depois aceleram o crescimento em busca dos pequenos clarões no dossel da floresta, superando as copas de outras árvores, sendo por isso denominadas de “emergentes”.

Espécies climáticas
Espécies que aparecem nos estágios finais da sucessão; são tolerantes ao sombreamento intenso e se desenvolvem bem nessa condição.

Plantio
delimitar a área a ser revegetada, evitando as margens em erosão;
proceder à limpeza da área com uma roçada, para a eliminação de ervas daninhas, evitando o revolvimento do solo e, conseqüentemente, a erosão;
delimitar o espaçamento entre as covas de 3 metros, 2 metros e 1,5 metros, conforme a figura de combinação de espécies;
preparar as covas com dimensões aproximadas de 30 cm de diâmetro por 40 cm de profundidade;
recomenda-se para cada cova a aplicação de 6 litros de esterco de curral (20% do volume da cova) ou 3 litros de esterco de galinha (10% do volume da cova) ou ainda 5 litros de húmus.

Combinação das espécies
o plantio deve ser heterogêneo com as espécies combinadas entre as de luz (pioneiras), as intermediárias (secundárias precoces e secundárias tardias) e as de sombra (clímax).
não plantar mais de 10% da mesma espécie.
plantar 30% de pioneiras 30% de secundárias e 30% de clímax.
Exemplo, no caso de plantar de 100 árvores, usar,
33 espécies pioneiras
33 espécies secundárias
33 espécies climáticas
Plantar as árvores o mais misturado possível, não plantar a mesma espécie uma do lado da outra, misture pioneiras, secundárias e climáticas.

Época de plantio
Deve ser feito na época das chuvas (setembro e março). O plantio em áreas de inundação, a partir de fevereiro, quando as chuvas são menos freqüentes, tem mais chances de sucesso.

Manutenção das mudas
As medidas necessárias para a conservação das mudas são a irrigação, a capina em coroamento, elevação de terra ao redor da muda para auxiliar o acúmulo da água, as roçadas periódicas até o fechamento das copas e o controle permanente das formigas cortadeiras. Em mudas grandes e em lugares de ventos fortes é preciso fazer o tutoramento das plantas. Este se faz com uma estaca amarrada ao lado da muda. São dois amarrios em formato de 8 com 2 dedos de espaço entre a árvore e a estaca, fazer o primeiro amarrio a 20 cm do chão e o segundo imediatamente antes da primeira bifurcação

Caso deseje plantar outras espécies, consulte um engenheiro florestal ou engenheiro agrônomo.

Clique na imagem para ficar maior.

78 pensamentos em “Como recuperar a mata ciliar”

  1. Estou tremendamente preocupado com o que andam fazendo à titulo de recuperação da mata ciliar do nosso Rio Cachoeira, aqui em nossa Cidade,uma vez que tenho notado que à cada promoção Politiqueira, que se nos apresentam acredito que estejam cada vez mais errados, pois plantam à beira do Rio, Coqueiros , Mangueiras, Abacateiros e outros absurdos, que acredito não convem à aquela direção, e olha que tudo isto orientado por tecnicos agriculas da Ceplac, orgão aqui existente, infelismente, mais um cabide de empregos, portanto, gostaria de saber quais as especies Pioneiras, Secundarias e Climax, poderiamos utilizar em nossa Região, e se por gentileza poderiam nos enviar uma orientação neste sentido, para que nos norteemos, e possamos assim com critério tentar interferir no processo de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira , sem mais somos muito Gratos.

  2. Co9mprei mudas no IAP para recuperar mata ciliar de um rio no sítio. Rio que já foi volumoso e hoje está minguado pelo que conta a vizinhança antiga.
    Acontece que não foi dada nenhuma orientação nem marcados os nomes das árvores. Procurando ajuda na internet achei este manual que foi de muita valia pois nunca tinha ouvido falar nessa divisão conforme o crescimento e exposição a luz. Como poderiamos divulgar mais essa orientação?
    sou do Paraná.
    Obrigada

    1. Procurando o Engenheiro Agrônomo , Engenheiro Florestal ou técnico de sua cidade e pedir para que oriente a população quanto a estas características.

  3. olá, estudo agronomia na UFPI, Teresina e estou fazendo uma pesquisa sobre a árvore Triplaris sp. e lendo: Manual de recuperação de mata ciliar
    resolvi investigar de vcs se têm algum material q possa caracterizar esta planta? aqui no Piauí é conhecida como Pajeú, por favor ao ler este comentário, respondam é muito importante para mim esta colaboração.

  4. Gostaria de saber se esta relação de plantas Pioneiras, secundarias e climais, se aplicariam à minha região, especificamente o Sul da Bahia mais precisamente, a Cidade de Itabuna, e à Bacia do Rio Cachoeira, já tão castigado pela comunidade em geral, por pura ignorancia e falta de informãção, e claro por ganancia dos ¨politicos¨ sórdidos do nosso amado Pais.

    Grato,
    Roberto Domingues

    1. OLÁ AMIGO…
      MEU NOME É WELLINGTON ESTOU ME FORMANDO EM TÉCNICO FLORESTAL E SOMOS QUASE VIZINHOS RESIDUO EM TEIXEIRA DE FREITAS. BEM, RESPONDENDO A SUA PERGUNTA; NUMA RECUPERAÇÃO DE QUALQUER TIPO DE FORESTA (MATA CILIAR OU NÃO) E IDEPENDENTE DA REGIÃO EM QUE SE PRETENDE FAZER ESSA RECUPERAÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESSA “ORDEM DE PLANTIO” PELO SEGUINTE FATO: EXISTEM PLANTAS QUE EXIGEM UMA MAIOR QUANTIDADE DE LUZ E CALOR NO SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SÃO AS CHAMANDAS PLANTAS HELIÓFITAS ESSAS SÃO AS PIONEIRAS DEVEM SER PLANTADAS PRIMEIRO. TAMBÉM EXISTEM AS PLANTAS QUE PRECISAM DE UM POUCO MAIS DE SOMBRA PARA SE DESENVOLVEREM CHAMADAS OMBRÓFILAS AS PIONEIRAS SERVEM PRINCIPALMENTE COMO FORNECIMENTO DE SOMBRA PARA AS OMBRÓFILAS (CLIMAX, CLIMAIS, CLIMÁTICAS E ALGUMAS SECUNDÁRIAS), AS PLANTAS SECUNDÁRIAS SE ENCONTRA COM CARACTERISTICAS ENTRE ESSAS DUAS (PIONEIRAS E CLIMAX), HÁ TB VÁRIAS OUTRAS CARACTERISTICAS QUE TB DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO, MAS ISSO É MUITO PANO PRA MANGA! RSRS
      ESPERO TER ESCLARECIDO!

      ABS!

    2. Bom dia Roberto Domingos! Sou Téc. Agrícola e Ambiental, sou baiano tbem, algumas espécies dessa relação se aplica sim, para ter um resultado mais preciso, vc precisa fazer um levantamento floristico da região, confrontando as espécies existente.

  5. Sou estudante do 4º ano de Geografia, e atualmente estou trabalhando em um projeto de revitalização de mata ciliar. Gostaria de pedir ajuda em material bibliografico que tratem do assunto, definindo metodos de plantis, qto tempo demora pra crescer e se desenvolver plantas pioneiras, climax, secundarias Etc… Pode ser material que vcs mesmo elaboraram mais com nome do autor por favor…
    Abraços Agradeço desde jah…

  6. ola pessoal, muito bonito o trabalho de vcs,gostaria de saber mais sobre o assunto, estou estudando técnico meio ambiente, e gostaria de saber se vcs pode me ajudar com alguns materiais de pesquisa para trabalho sobre a mata ciliar, para montar um progeto, para fazer um reflorestamento melhor no rio ivai, aqui no nosso municipio de Jardim Alegre, desde ja agradeço, abraços.

  7. Boa noite,
    É de grande valia este site.Vida longa para vocês!
    Gostaria de saber quais pioneiras poderiam ser plantadas a um metro da beira do Rio e porque só uma aroeira foi citada na lista de pioneiras.
    Desde já muito obrigada.

  8. Trabalho em uma escola de ed. infantil e ensino fundamental e meu filho estuda na 2ª série do ensino Fundamental da mesma. Estamos realizando um projeto de conscientização dos nossos alunos sobre a água e a mata ciliar. se puderem nos enviar alguns textos, apresentações no power point, ou folders, ficaremos muito agradecidos. Os textos deste site já nos ajudam bastante.

    Um abraço. E torcemos para que a mata ciliar do Brasil, seja recuperada e protegida.

  9. Olá, agradeço este espaço para tirarmos dúvidas.
    Moro na região dos lagos e gostaria de saber as espécies mais adequadas para esta região na mata ciliar?
    O rio tem aprox. 2m de declive(ribanceira), é valido plantar espécies nesta área? Se for quais seriam?
    Obrigada !!!!

  10. Olá!!!

    Estou realizando meu TCC em forma de artigo a ser publicado em revista, então preciso de ilustraçao de irregularidades e tambem de projetos q estão dando certo.
    Tambem gostaria desaber sobre o encontro de vcs , se ha a possibilidade de alguma forma eu interagir com vcs para o meu melhor aprendizado, sou de Londrina PR e estou tentando algo por aqui também se puderem me indicar alguem ou algum projeto na regiao agradeço.Preciso fazer pesquisa de campo com dados reais.
    Agradeço a atençao e aguardo breve retorno
    Keli Abdalla

  11. Estou em um projeto escolar com o objetivo de implantação de um corredor ecologico em cerrado, estou precisando nomes de especies pioneiras, secundarias e climax pra formação de quincôncios.
    Aguardo um retorno. Obrigado!

  12. Olá,
    Gostaria de saber se esta relação de plantas Pioneiras, secundarias e climax, podem ser consideradas para o estado do Acre
    mais precisamente a cidade de Rio Branco.

    Um abraço
    Carlos Campos

  13. Olá sou acadêmica do curso de biologia na faculdade estadual do norte pioneiro em Jacarezinho PR e como tema de meu trabalho de conclusão de curso estarei abordando a mata ciliar no qual realizarei um projeto junto à comunidade escolar de restauração da mata ciliar de uma área de 100/80m situada bem próxima do município em uma propriedade particular
    Uma área próxima a de meu interesse serviu para extração de basalto. De acordo com o proprietário as minas já estão desativadas a tempo não sei informar quanto.
    Conseguirei a colaboração da comunidade escolar de 2º grau e meus professores estarão me orientando.
    No entanto completamente nova é esta experiência.
    Como noto o desenvolvimento de projetos e assuntos relacionados peço que me ajudem com informações a respeito.

    Obrigada agradeço a gentileza
    Atenciosamente
    Caroline Reis Bueno – Tomazina PR

  14. Estou desenvolvendo um trabalho de dissertação e a minha linha de pesquisa é sobre A Degradação do Rio Timbó-PE, e em meu trabalho de campo estou trabalhando com reconstituição da mata ciliar deste rio, e gostaria de saber como devo fazer fazer para a aquisição de mudas nativas desta região e a relação dos nomes das mesmas.

    Obrigada desde já.
    Atenciosamente
    Aurenice Pereira de Azevedo – Abreu e Lima-PE

  15. Olá a todos(as)
    O meu problema na minha propriedade, é a dificuldade de encontrar mudas de plantas nativas para o reflorestamento. Se tivesse alguma entidade que fornecesse as mudas, eu disponibilizaria a mão-de-obra para o plantio. Eu já faço o reflorestamento em pequena escala, mas acho muito pouco e demorado.

  16. Boa tarde para todos, sou Engenheira Agrônoma e estou realizando juntamente com a Comunidade do PA iNGÁ III, lOTE 05- no Municipio de Conceição do Araguaia um projeto de recuperação de mata ciliar, mas nossas dificuldades estão em encontrar mudas de espécies nativas da região (cerrado) se alguém tiver algum contato por favor entrar em contato por e-mail

    Desde já obrigada!!!

  17. Jadir, voce menciona que encontra dificuldades em encontrar mudas nativas, porem o melhor a fazer é procurar algum órgao de reflorestamento, que conseguirá as mudas gratuitamente, pois com a luta constante pelo reflorestamento, com certeza irá conseguir tudo que precisa…Quanto a mão de obra, vai aqui uma dica pra voce, procure por aí alguma escola que ministre o curso em meio ambiente, que os próprio alunos poderão fazer um projeto pra voce e desenvolver suas atividades, visto que isso é valido como horas de estágio para eles…Muitos precisam de estágio para se formarem e não conseguem lugar para estagiar…boa sorte.

  18. eu gostaria de saber qual o tipo de vegetação usado para conservar as nascentes.
    se puder me ajudar eu serei muito grato.

    agradeço des de ja. obrigado

  19. OI BOA TARDE EU GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS ESPECIES DE ARVORES FRUTÍFERAS NATIVAS QUE DA PRA SE PLANTAR EM UMA MATA CILIAR.

    DESDE JA AGRADEÇO A COLOBORAÇÃO.

  20. Gostaria de saber se vc poderia enviar, o nome das especies e a classificação quanto a climax, secundarias entre outras.. agradeço desde já

  21. Boa Noite…

    O uso de espécies arbóreas no projeto Mata Ciliar é fundamental, porém nós da SEMAA – Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá procuramos desenvolver mudas de boa qualidade tanto em sistema radicular como parte aérea e altura entre 0,80cm à 1m.
    A muda em si tem condições de sobrevivência mesmo em porte menor, mas é muito comum serem realizados plantios em áreas e não serem executados os tratos culturais como: coroamento; condução; uso de tutor; rega diária até pegamento de mudas; espaçamentos ideais; implantação ideal ao ser realizado o plantio no uso de pioneiras/secundárias/climax; cercamento de área se houver a presença de animais além ainda de adubação se houver necessidade.
    O Projeto Mata Ciliar é fundamental ao meio ambiente e quero aqui parabenizar a FUNVERDE pelo excelente trabalho que tem realizado. Nós da SEMAA, temos várias espécies arbóreas para serem fornecidas aqueles que querem preservar suas áreas, ajudando assim a melhoria da qualidade de vida.
    Atenciosamente.

    Eng. Agr. Eduardo Ecker, SEMAA / Maringá

  22. gostaria de saber de vc poderia enviar ou indicar livros, com o nome de especies de arvores frutiferas nativas para conservação de nascentes de riachos na região dos cocais no estado do maranhão.
    Agradeço desde já parabenizo pelo seu brilhante trabalho a respeito de um tema importante, porém esquecido pelos politicos do nosso país.

  23. boa noite a todos, gostei do manual de recuperação de mata ciliar, eu estudo, curso tecnico em meio ambiente, e pesquisando na iternet encontrei esse trabalho de grande valia pra nós que estudando na area, vou usar todas as informações aqui encontrada em projeto de recuparação de nascentes que pretendo implantar em nossa região, obrigado por tudo a voceis.

    Alta Floresta – Mato Grosso 21/04/2008

  24. GOSTARIA DE SABER O NOME DAS ESPÉCIES QUE PODERIAM SER PLANTADASS EM UMA AREA DE RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR, O LOCAL JÁ ESTA TOTALMENTE SEM VEGETAÇÃO. E PLANEJAMOS REALIZAR UM PROJETO NO LOCAL.

    DESDE JÁ OBRIGADO.

  25. GOSTARIA DE SABER O NOME DAS ESPÉCIES NATIVAS QUE PODERIAM SER PLANTADAS EM UMA AREA DE RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR, O LOCAL JÁ ESTA TOTALMENTE SEM VEGETAÇÃO. E PLANEJAMOS REALIZAR UM PROJETO NO LOCAL.

    DESDE JÁ OBRIGADO.

    DIVINOPOLIS-TO

  26. PRECISO DE AJUDA PARA TRANSFORMAR MINHA PROPRIEDADE EM UM VIVEIRO, PLANTAR ARVORES QUE NECESSITAM SEREM PRANTADAS E CONSTRUIR UM VIVEIRO DESDE JÁ OBRIGADO

  27. Estou precisando fazer uma recuperação Ambiental, e foram exigidos as espécies Pioneiras e Secundárias e Clímax e Secundárias Tardias, teria como mandarem por e-mail os nomes das árvores existentes mas separadas por espécie? Desde já agradeço.

  28. Ola moro em Porto Velho Rondônia, gostaria de sabe se desponibilizão mudas de especies florestais e ornamentais para essa região. e quais os procedimentos para montagem de um viveiro florestal&ornamental.
    Grato.

  29. Olá…moro na cidade de Guaratinguetá,interior de SP, e gostaria de saber um pouco mais da Mata Ciliar do Rio Paraíba so Sul.Preciso entregar um trabalho, e o tempo é curto.
    Muito Obrigado a todos!

  30. Boa tarde,

    Sou estudante de gestão ambiental e pretendo fazer minha monografia tendo como tema recuperação de mata ciliar no corrego do soberbo localizado no municipio de santana do riacho é um dos afluentes do rio cipo na serra do cipo. Gostaria de receber materias informativos sobre o meu tema se possível. Obrigado

    Iuri

  31. Olá…estou escrevendo um projeto pra concorrer num edital e será sobre recuperação de mata ciliar na extensão do Rio Poti aqui em Teresina-Pi e gostaria de saber se tem como vocês me repassarem algo, pra servir de embasamento para meu projeto…tipo um estudo científico…ou algum manual. mesmo, se possível. Desde já agradeço.

  32. SOU FORMADO NO COLEGIO FLORESTAL EM IRATI-PR. MEU CURSO TECNICO EM MEIO AMBIENTE ESTE CURSO TEM MAIOR FOCO EM RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR OU FLORESTA CILIAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENAIS. TRABALHO EM UMA EMPRESA ALTAMENTE POLUIDORA FOSFOREIRA BRASILEIRA S.A FOSFOROS PARANA, NO DIA 11 DE OUTUBRO REALIZAREMOS UMA AÇÃO AMBIENTAL DENTRO DA AREA DA EMPRESA, NA MESMA QUE SE REFERE A RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DE UM COREGO QUE POR ALI PASSA, PRIMEIRO PASSO PARA UM SGA

  33. Gostaria de receber uma lista curta de arvores para plantar ao redor de nascentes, com arvores que sirvam de sombra e outras com sementes que sirvam de alimentação para aves.

    Desde ja, agradeço.

    Camila Vieira

  34. Olá Bom Dia!
    Gostaria de saber mais informações sobre a recuperação de uma área de vegetação ciliar teste, pretendo fazer meu trabalho de término de curso com este tema.Sou acadêmica do curso de Ciências Biológicas, gostaria de receber ou comprar materiais sobre o tema.
    Sou do municipio de Campo do Tenente-PR.

    Antecipadamente,agradeço

    Leticia da Maia

  35. sou, um micro empresário e estudante de administração, moro da região tocantina, em são miguel do tocantins, e trabalho em impertariz-MA, tenho muito interesce em investir nessa área de reflorestamento de matas e revitalização de rios, gostaria de está sempre recebendo informaões sobre o assunto, já trabalhei em projetos nessa linha de pessquisa, tenho muito interese em executar projetos similares.

  36. Boa tarde !

    Tenho uma propriedade no norte de minas em que existe um pequeno filete d agua, e eu gostaria de plantar arvores bem perto para que nos pudessemos conservar o local, qual arvore mais indicada para o plalntio, ou onde eu possa pesquisar para que eu consiga adquirir algumas mudas? Aguardo resposta com anciedade.

    Desde de ja agradeço

    Ilanio Rodrigues

  37. Bom dia,

    A dúvida é a seguinte:

    Eu sei que num processo de reflorestamento (como por exemplo de mata ciliar), para que aja sucesso no mesmo, é necessário a utilização de espécies PIONEIRAS, SECUNDÁRIAS E CLÍMAX . Já em áreas de nascentes alguns teóricos orientam a utilização somente de espécies PIONEIRAS E CLÍMAX. A pergunta é: Porque que em áreas de nascentes, as espécies SECUNDÁRIAS não são inseridas, e somente as PIONEIRAS E CLÍMAX???? Digo, pelo fato de alguns teóricos não inserirem as espécies SECUNDÁRIAS…

    Atenciosamente,

    Diego
    Estudante – Engenharia Ambiental

  38. Olá!!
    Tenho no meu sitio uma nascente que brota da terra a mais ou menos 2,50m. da divisa do vizinho. Do meu lado até que tem algumas árvores, mas do outro lado da cerca,
    só tem pasto. Que devo fazer??
    Gostaria de saber também, qual o raio de abrangência da mata ciliar, tendo como eixo a vertente??
    E se posso plantar palmiteiros como mata ciliar, se puder,
    Quais as espécies recomendadas.
    Atenciosamente,
    Davi

  39. Ola! maravilhosa matéria, de grande valia para quem acredita que éh possível recuperar.
    Estamos com umprojeto em porto velho,eh gostaraimos de saber se existe lista espécies nativas recomendadas para nossa região.
    Com nosso cumprimentos

  40. Ola! maravilhosa matéria, de grande valia para quem acredita que éh possível recuperar.
    Estamos com umprojeto em porto velho,eh gostaraimos de saber se existe lista espécies nativas recomendadas para nossa região.
    Com nosso cumprimentos

  41. Boa tarde,
    adorei tudo que li,
    sou estudante de biologia uni anhanguera em goiania – go, estou com uma ideia de projeto de monografia a respeito de recuperaçao de mata ciliar e quero desenvolver este projeto em um corrego na chacara do meu pai situada no municipio de bela vista de goias, e as condiçoes do local sao pessimas, gostaria de receber orientaçoes.

  42. a lei da mata ciliar deve ser mais discutida, do jeito que aqui está nao tem como o agricultor recuperar, ha proposta que ao meu ver é o inicio para uma proposta de incluir a mata ciliar há reserva legal. cito um exemplo real, um agricultor possui uma area de cinco hectare, com uma nascente e duas sangas, este agricultor como a lei exige deve vinte porcento de reseva legal e mais a mata ciliar, fica com uma area de tres hectare para sobreviver. eu pergunto: quem vai resarcir a este agricultor pela renda que deixou receber? cada caso é um caso agricultores familiares devem ter uma lei diferenciada pois possuim pequenas porcoes de terra.

  43. ESTOU CURSANDO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS,E QUERO DESENVOLVER UM PROJETO DE DE PESQUISA SOBRE MATA CILIAR NA ZONA DA MATA. VOCÊS PODEM ME ENVIAR NOMES DE ESPÉCIES QUE PODEM SER PLANTADAS E COMO CONSEGUIR SEMENTES?

  44. Olá…

    sou biologo, estou elaborando um projeto para recostrução de mata ciliar, e estou a busca de artigos e outros elementos que possam enriquecer meu projeto, gostaria de saber também se podem me ajudar dizendo algumas arvores frutiferas, primarias, secundarias e climax.

    obrigado pela ajuda

  45. Olá a todos,
    Gostaria de saber que frutíferas nativas são mais interessantes para plantas na área de mata ciliar?

    Como faço para adquirir o manual de recuperação da mata ciliar?
    Grata

  46. Olá! Estou trabalhando com a recuperação da mata ciliar dos afluentes do Rio Uruguai no Oeste de Santa Catarina. Já temos um levantamento das espécies que ocorrem em nossa região só que não temos um trabalho mais detalhado com as plantas pioneiras, secundarias e climaticas, gostaria de saber quais são as espécies que fazem parte para esta recuperação…Obrigada

  47. Olá!
    Sou bióloga e gostaria de saber quais as espécies vegetais de crescimento rapido NATIVAS de SC que restauram a fauna da mata ciliar? A pergunta parece simples mas são anos de estudo e ainda não chegamos a uma conclusão. Afinal colocamos as especies vegetais mas a fauna já está extinta não retorna.

  48. gostaria de saber como conseguir mudas de mata siliar pois a minha propriedade foi inudada com agua corrente e salgada levando toda vegetação deixando miuta areia no solo quria fazer um reflorestamento mais aqui no meu estado não temos mudas pra doação pois é uma area bastante grade só com doação conseguirei reflolrestar ,podem mim ajudar moro em Alagoas na regiaõ do sertão ´bastante quete.origada

  49. Ola, estou fazendo artigo de trabalho de final de curso tecnico em meio ambiente, e sou da região de Aracruz ES, e gostaria de saber qual as melhores espécies para recuperar a mata ciliar da minha cidade?
    obrigada

  50. Olá turma,

    Descobri esse site e me identifiquei com ele e com vocês.
    A matéria abordada por ele juntamente com as perguntas e respostas me fizeram decidir escrever sobre MATA CILIAR no meu TCC, mas com um abordagem jurídica, pois sou estudante de Direito.
    Dessa forma, seguiremos aqui trocando conhecimentos sobre tudo o que estiver relacionado. Aproveitando o ensejo para perguntar quais livros, artigos ou sites vocês me indicam para que eu já comece a discorrer sobre o referido assunto.

    Um bom fim de semana prolongado para todos!
    Gracia.

  51. Estou precisando fazer um projeto de area reserva legal, e foram exigidos as espécies Pioneiras e Secundárias e Clímax e Secundárias Tardias, teria como mandarem por e-mail os nomes das árvores existentes mas separadas por espécie? Desde já agradeço

  52. Ola,
    Sou estudante de Geografia e Meio Ambiente, e estou fazendo um trabalho sobre: Mata Ciliar.
    gostaria que vcs me indicassem qual livro ou artigo que fala sobre o refedido tema.
    Desde ja agradeço, a atençao de todos.

  53. olá não conhecia esse site e adorei, por favor me ajuda, faço pós graduaçao em gestão ambiental e faço parte da comossão de meio ambiente do munícípio, estamos querendo fazer o repalntio das matas ciliares dos afluentes do RIO pardo, no munícípio de Mascote meu munícípio. Senso assim gostaria de que vcs me ajudasse me orientando como devo fazer , na veradede me norteando estou ainda no primeiro módulo da pós.

    Desde já sou grata por vc se colocarem a disposição.

  54. Sou Bióloga e estou fazendo um projeto de recuperação de mata ciliar em uma propriedade rural. Pretendo revegetar a área determinada pela legislação, a minha área de trabalho inclui, nascentes,um riacho com menos de 10m de largura e também três lagoas. Queria pedir pra vocês por favor se podem me passar alguma bibliografia que possa me ajudar com o projeto, algo sobre classificação das especies de acordo co estágio sucessional , também alguma metodologia de plantio qualquer ajuda será muito bem aceita. É a primeira vez que trabalho com reflorestamento e ainda estou na fase de perquisa.
    desde já agradeço
    atenciosamente.

  55. OLA EU NÃO CONNHECIA ESSE SITE POR ISSO DESCIDI VER O SITE E ACHEIMUITO INTERESANTE POR QUE NA ESCOLA NOS ESTAMOS TRABALHANDO ALGUMAS COISA DE ESPECIES QUE VIVEM NA MATA CILIAR POR QUE A NOSSA PROFESSORA FALOU QUE TEMQUE TER A ESPECIE CERTA PRA PLANTAR NA MATA CILIAR ADOREI O PROJETO DE VCS!!! OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  56. Olá, gostaria de primeiro parabenizar por esse espaço tão interasante na area do estudo sobre o meio ambiente, gostaria de receber informações sempre que possivel no meu e-mail, pois estou curssando Gestão Ambiental.
    Obrigada, que Deus abençõe a todos que se dispuseram a realizar os trabalhos aqui apresentados.

  57. sou estudante de gestão ambiental, achei muito importante a forma, a metodologia como trabalhar na recuperação de matas ciliares

  58. Olá! Na lista apresentada por vcs, quais plantas são as pioneiras, quais são secundárias iniciais, secundárias tardias e quais são as clímax?
    Como ou onde eu poderia obter essa lista dividida de acordo com tal classificação? Grata. Eliana

  59. tenho uma propiedade e gostaria de reflorestar algumas partes nela por causa da erosao que estar formarda e cada ano so almenta . soube que existe um trabalho de reflorestamento da fundaçao verde. moro em valença rj epode ser vista a clatera pelo google

  60. Bom dia. Tenho uma lavoura de banana e gostaria de saber se a bananeira serve como protetora do solo, pois protege contra pingos direto da chuva no solo e forma uma grande camada de matéria orgânica facilitando a infiltração da água.

  61. Voluntário da natureza.
    Sou um defensor da Natureza e gostaria muito de recuperar áreas degradadas ao longo dos anos em que o homem não tinha plena consciência a respeito da manutenção das áreas verdes. Vejo muito blá blá blá mas de concreto não se vê nada. O mundo está ficando sem água em consequência do desmatamento desenfreado que o homem provoca. Muitos até pensam em reflorestar, mas pecam em fazê-lo errado. Não se pode reflorestar sem iniciar com vegetações perenes, de crescimento rápido para que a área a ser reflorestada tenha cobertura comece a reter umidade e consequentemente ser garantida a tarefa inicial. Temos que pensar em manter nossos aliados alimentados para que possam nos ajudar a propagar as sementes que serão usadas. Para isso devemos iniciar plantando árvores que produzem frutos com poucos meses de vida. Melão do mato, sorgo, Corindiba, imbaúba, maracujá do mato, e muitos outros. Os pássaros, rastejantes, pequenos mamíferos serão atraídos e ajudarão na propagação das espécies se sementeiras. Numa segunda etapa já se pode plantar ingazeiras, jaqueiras, maçaranduba, que também dá frutos e madeira, almesca, muricí, sete cascos, oiti, jacarandá, gindiba, jabuticaba e tantos outros são fruteiras nativas, muitas dessas com um sabor ótimo como é o caso da almesca, ingá.
    O reflorestamento precisa, invariavelmente, incluir os animais como ajudantes. Sem os animais ajudando fica mais difícil. É interessante que sejam atraídos para que mais e mais sementes sejam espalhadas.
    O reflorestamento ajuda manter a umidade da terra e se feito em vales pode provocar reativação de nascentes extintas. Se feito em margens de rios, córregos e riachos o nível da água se manterá por mais tempo, enquanto a chuva não vem.
    Vemos hoje que muitas áreas sofrem inundações, mas em pouco tempo estará tudo seco. A explicação é lógica: chuvas torrenciais caem tudo de uma vez e como a maiorias das áreas estão descobertas, não existe contenção e ela simplesmente escorre. O fato de secar rápido e devido a terra estar seca. A água corre sem que umedeça a terra e logo estará seca de novo.
    O homem precisa ter a consciência de que quanto mais áreas verdes tiver mais úmida será a terra e consequentemente a seca será menor.

Deixe uma resposta