Receita de sabão com óleo de cozinha usado

NÃO FAÇA O SABÃO PERTO DE CRIANÇAS POR CAUSA DA SODA, QUE PODE QUEIMAR, OS VAPORES SÃO TÓXICOS … ENFIM, FAZER SABÃO NÃO É COISA PARA SE TER CRIANÇAS POR PERTO.

CUIDADO NA HORA EM QUE FOR DISSOLVER A SODA NA ÁGUA QUENTE, PORQUE OS VAPORES SÃO TÓXICOS.

UTILIZE UMA COLHER BEM LONGA, PARA NÃO ESPIRRAR A MISTURA EM VOCÊ.

ENFIM, TOME CUIDADO SEMPRE, NÃO É BRINCADEIRA, SE PREFERIR, AINDA, UTILIZE LUVAS E MÁSCARA.

Receita de sabão com sabão em pó

4 litros de óleo vegetal pós-consumo

2 litros de água

½ copo de sabão em pó – utilizamos um copo de 200 ml

1 quilo de soda cáustica (NaOH)

5 ml essência de óleo aromático

Bacia de plástico para misturar os ingredientes

Colher longa ou pá de madeira

formas para colocar o sabão para secar e dar forma

 

Coloque o óleo em uma bacia ou balde de plástico grande o suficiente para mexer sem derramar.

Reserve.

Esquente a água até formar bolhas na lateral da panela.

Desligue o fogo, dissolva o sabão em pó em ½ litro de água quente.

 

Reserve.

Separadamente, dissolva a soda cáustica em 1,5 litros de água quente em um recipiente de plástico.

Lentamente, adicione as duas soluções ao óleo e mexa por aproximadamente 20 minutos.

Adicione a essência adicione à mistura e despeje em formas.

Retire da forma somente no dia seguinte e corte.

Algumas dicas.

Depois de pronto, deixe o sabão de molho em água num recipiente para que a soda cáustica seja neutralizada e não agrida as mãos do usuário.

Não deixe o sabão secar demais para desenformar, para não ficar difícil de cortar.

Sabão com álcool

4 litros de água – temperatura ambiente a morna – não quente

1 quilo de soda cáustica (NaOH)

4 litros de álcool

4 litros de óleo vegetal pós-consumo

5 ml essência de óleo aromático

Bacia de plástico para misturar os ingredientes

Colher longa ou pá de madeira

formas para colocar o sabão para secar e dar forma

Colocar todos os ingredientes na ordem acima – CUIDADO COM O VAPOR QUE SOBRE NA HORA DE COLOCAR A SODA CAÚSTICA.

Só mexer depois que todos os ingredientes estiverem no recipiente.

É importante respeitar a ordem e a continuidade, deixe todos os ingredientes à mão.

Mexa até a mistura ficar em ponto de fio, sem parar – você viu que na receita acima, duas pessoas tiveram que mexer, porque cansa o braço.

O tempo pode demorar de 20 a 30 minutos, depende da temperatura dos ingredientes, da marca da soda … variáveis.

Coloque na forma para secar de 12 a 24 horas.

Não deixe mais que isso para não ficar difícil de desenformar e cortar.

Vire a forma em uma superfície lisa e corte em pedaços.

Armazenamento

De início, deixe em uma caixa de papelão, para secar, depois, quando começar a cristalizar – aproximadamente 1 mês – embale em sacolas de plástico para não secar demais.

163 pensamentos em “Receita de sabão com óleo de cozinha usado”

      1. vc pega 2 litro d água mistura com a soda
        depois pega litros de álcool mistura em 6 litro óleo
        depois mistura tudo bata por 30 minutos
        em seguida acrescente 40 litros de água e o seu sabão ta pronto
        e se vc quiser adicione essência

      2. Saudações dona sônia petry.
        Faça assim:

        3 litros de óleo coado e quente (não fervendo);
        1/2 litro de soda cáustica;
        2 litros de álcool de automóvel porque o de supermercado é fraco.

        Coloque a soda em um balde grande de + ou – 20 litros, em seguida coloque os 3 litros de óleo e mexa por 15 minutos, em seguida coloque 4 litros de água bem quente, o álcool AOS POUCOS e continue mexendo até que a mistura obtenha uma cor de mel de abelha, e na sequência coloque mais 4 litros de água bem quente, mexa por mais 15 minutos, deixe descansar por 24 horas e depois coloque o aromatizante mexa bem até que obtenha o aroma necessário e está pronto para o consumo.
        Não altere a receita, pois a eficácia da mistura depende da medida certa.
        Um abraço, DEUS te abençoe.

        Att.
        Clóvis.

    1. Oi boa tarde fiz uma receita de sabao que nao esta dando serto coloquei um kl de soda um copo de sabao em pó um copo de vinagre 5LITRO de oleo essencia .e ja estou mexendo a uma hora e nada da soda disover oque eu fiz de errado e como posso resover?ainda tem como salvar esta receita?

      1. não sou pessoa expert em sabao, mas usar calculadora saponificaçao é bom http://soapcalc.net/calc/soapcalcWP.asp, e vc colocou vinagre..acidez quebra saponificaçao , basta colocar vinagre na espuma..some na hora. vou lhe dizer todos usam EXCESSO de SODA, e por isto ele fica branco e terrivel para maos.. formula ideal é 80%de oleo fritura filtrado e 20% de oleo coco babaçu e o resto é sabao de segunda e muito ruim, claro adicionando sabao ém po e detergente vai fazer espuma enfim siga calculadora seja para uso pessoal e para venda ou para projetos filantropicos..cuidado com soda

        1. Verdade meu esposo fez ficou muito forte a medida de 1 kg minhas maos ficaram feridas
          Essa mesma receita de 4 litros de oleo leva qto mais ou menos de soda? 1kg eu acho muito

      2. O problema e que vc nao disolvel a soda antes de começar o processo vc tem que fazer assim coloque a doda em uma bacia depois coloque 1 litro de água e misture ate dissolver as escamas da soda depois vc coloca o oleo e os outros ingredientes

      3. me desculpe mais a receita esta toda erada o certo e:
        -3 litros de óleo coado e quente (não fervendo )
        -1/2 litros de Soda Caustica
        -2 litros de álcool de automóvel

        Coloque tudo e misture bem nao se esqueça do aromatizante ele tem uma substancia que faz o Sabão
        -Legal né e isso no meu deu certo e é muito bom

        1. correto ,para cada 3 litros de oleo 500 gramas de soda forte 98/ diluido em agua nunca bote agua fervendo ,se a soda for forte vai espirrar ,nao deve misturar outro ingredientes antes do ponto de traço, que e quando começa a engrossar ai bota outros produtos , nunca abusar do sal e do vinagre , sao acidos vao cortar a espuma do sabao e pode ate desandar a receita, tem ai na net o fábio guimarães e airton carlos tem umas receitas legal.boa sorte a todos,

  1. Fiz o sabão com reaproveitamento do oléo de cozinha, no entanto, não formou a pedra ficando pastoso. A pasta quando em cotato com a pele fica como ensebada. Usei 2L oléo. 800ml água quente. 80ml amaciante. 5ml citronela. 400ml soda cáustica.
    Vocês sabem me informar o que deu errado? mexi por aproximadamente 30 min.

    1. boa noite,o problema de o sabão ficar pastoso e a qualidade da soda,muita agua etc…
      procure diminuir a quantidade de agua e dispense o amaciante ou diminua a quantidade.

    2. Cuidado, se a pele fica parecendo ensebada, muito provavelmente a quantidade de soda caustica esta muito grande, por esta ser uma base forte irá atacar a gordura da pele realizando uma nova reação de saponificação com a gurdura da sua pele. Sugiro buscar uma nova receita e dar uma olhada nas regras da ANVISA pra este tipo de substância.

    1. Oi, Arlete..
      Fiz o sabão e aconteceu a mesma coisa que aconteceu com vc (o óleo separou e nao endureceu), se tiver uma solução por favor, me envie, não posso perder os ingredientes porque senao meu pai vai brigar comigo, rsrsrsrs. Obrigada.

    2. O sabão que faço é bem parecido coloque todos ingredientes só depois da agua quente que bate até esfriar ou perder o brilho se a gordura separar por cima é só colocar mais 1 pouco de agua fervente +ou – meio litro 4 litros de oleo usado,1 copo de sabao em pó,1 barra de sabão ralado,1 vidro de detergente 1 copo de agua sanitaria,1 kg de soda e por ultimo 1 e meio de agua fervente se despeje em caixa de papelão que é melhor p/ secar qdo começar a endurecer pique mais deixe na caixa pois se endurecer fica ruim p/ picar

  2. Favor informar das dicas, como colocar dentro da agua para neutralizar a soda caustica, em qual fase deve ser colocado e quanto tempo ficar, não vai amolecer ou derreter o sabão? Aguardo resposta, Sueli

  3. Olá! Tenho algumas dúvidas quanto ao óleo. Na minha cidade tem coleta seletiva para óleo usado e eu gostaria de saber oque acontece com ele e quais danos causa a natureza.
    Outra duvida refere-se ao sabão; por que sei que cada gota de óleo descartado contamina muuuitos litros de água. Então se eu utizar o sabão feito a base de óleo, este não está indo pelo mesmo ralo e contaminando a agua?
    Agradeço muito se puder esclarecer estas dúvidas.

  4. Fiz o sabão, só que não deu certo. O óleo ficou encima e não endureceu. Gostaria muito de uma dica para poder consertar o sabão para não perder os ingredientes.
    Desde já, muito obrigada.

  5. Fiz o sabão ficou otimo , nos primeiros dia ficou meio escuro depois foi clareando e chegou a ficar bem branquinho , me disseram que tinha que coar o oleo , e bater bastente mais de 20 minutos agora tenho tudo pronto vou fazer de novo estou confirmando a receita , .Poderiam me dizer qual a diferença faz o alcool ou porque algumas receitas vai o alcool tem alguma melhoria ??obrigada aguardo resposta. Rosa Mª

  6. Fiz o sabão, só que não deu certo. O óleo ficou encima e não endureceu. Gostaria muito de uma dica para poder consertar o sabão para não perder os ingredientes.
    Desde já, muito obrigada.

    1. ola existiu uma epoca que cuidar do nosso planeta era cafonice agora estamos endo no que deu:falta de aqua,poluiçao e etc existe coisa melhor pra se fazer do que cuidar daquilo que Deus nos deu de graça? quanto ao sabao ser fedorento com certeza nãoé mais fedorento do que a maioria dos rios das grandes cidades que recebem todo oleo usado da população

    2. Ola Yandra,meu sabao caseiro fica otimo e vendo bastante aqui em guarulhos onde moro,principalmente para as madames.O sabao do supermercado e o mesmo que vc usa em sua casa a diferança sao as marcas e a essencia que eles colocam,se vc fizer um sabao caseiro e colocar a essencia a seu gosto garanto que vai mudar de ideia.Bjs querida…

    3. O meu tbm não endureceu e nao servia nem pra lavar tapetes kkkkk chegava na porta e o cheiro de pinguço no tapete vinha direto no nariz…cheiro forte de álcool. Nunca mais uso álcool nas receitas. Um outro sabão deixava cheiro de óleo horrivel nas roupas. credo !

    4. Yandra, você além de ter muito dinheiro pra comprar sabão caro no mercado. Deveria também cuidar do meio ambiente, utilizando o óleo usado pra fazer o sabão e doar pra instituições.

  7. oi yandra..
    eu acho que você numca usou um sabão
    bem feito,pois o sabão caseiro pode não servi para
    lavar suas roupas, mas experimente na cozinha,ou para lavar seus tapetes panos de chão etc. tenho certeza que vc
    vai esta ecomonizando muito,se você achar que não serve nem pra isso, junte os restos de oleo e entregue para o pessoal da coleta pois la eles apraveita tudo.

  8. ola tenho um restaurante e ja faço o sabao caseiro e melhor que esses sabao do mercado adorei as receitas
    utiliso todo o oleo que sobra no restaurante e utiliso o o sabao ate pra lavar roupa…

    1. eliane , me da a receita ja tentei 3 e não deu certo, o ultimo ficou com a concistencia de um pudim, não endureceu, to usando oileo , agua ,sal,açucar, e soda caustica, sei que parece a receita de um bolo, ja não aguento mas estragar oleo, da imprenção que as receitas que postão , não estão certas, não e posivel.

      1. Olá Fábio
        Eu faço sabão caseiro a uns 15 anos, segue a receita que eu uso:
        5 litros de óleo de cozinha usado e coado
        1 litro de soda líquida
        1 1/2 de água fervendo
        1 copo de sabão em pó
        1 copo de desinfetante
        1 copo de álcool
        1/2 frasco de detergente
        Misture tudo, deixe a por penúltimo a soda líquida e último a agua fervendo
        Mexe bem tudo e continue mexendo até engrossar, ponha nas formas plásticas e corte após 24 hrs

      2. Fabio, a receita de sabão mais fácil do mundo é essa .
        6 litro de óleo usado e cuado, 1 litro de soda líquida, 1 litro detergente de côco desses comprado nos carro que passa vendendo na rua. Mistura tudo em um balde , não precisa mexer, passa de um balde pra outro quatro vezes e pronto. É só colocar nas formas

      3. Me parece que o sal que faz desandar o sabão. Tentei fazer esse de álcool e não deu certo, mas usei o óleo do fundo de 2 galões, (é no fundo que o sal se deposita) . Fiz o sabao de óleo 2 vezes e deu certo, porém em ambas não usei o óleo do fundo ( deixei um meio litro) usei 5 litros de óleo coado, 1 copo de pinho sol. 1 litro de água, 1 kg de soda.

  9. Esse sabão de óleo de cozinha oferece uma verdadeira solução para evitar que esses óleos sejam despeijados no rio e nos nascentes. O sabão em pó e o amaciante são produtos que são extremamente perigosos para a sua saude e a do meio ambiente. Vê se consegue achar sabão de cóco no lugar do Omo e vinagre de álcool com 10-15 pingos de óleo essencial no lugar do amaciante. Eficiência, economia, maciez, bom cheiro garantidos. Estamos divulgando produtos de limpeza para a roupa, a louça e a casa biodegradáveis, muito fácil fazã-los. Quem quiser, entre em contato

  10. FAÇO SABÃO HÁ ALGUM TEMPO, USO 4 LITROS DE ÓLEO
    USADO, 2 LITROS DE ÁGUA, 1 KG DE SODA E DUAS PEDRINHAS DE ANIL (DILUÍDAS NA ÁGUA).
    MEXO A MASSA ATÉ ENGROSSAR BEM, ISTO LEVA ALGUMAS
    HORAS, DEIXO NO BALDE E VEZ EM QUANDO PASSO POR PERTO E MEXO COM UM PAU COMPRIDO, SÓ COLOCO NA FORMA QUANDO A MASSA ESTIVER GROSSA.
    QUERO SABER SE É MESMO NECESSÁRIO ESTE PROCEDIMENTO.
    QUERO OBTER UM SABÃO BEM DURINHO, O MEU FICA MACIO

    1. Para fazer um bom sabao sem erro
      3 litros de oleo usado e filtrado
      4 litros de sebo de gado
      2 litros de agua
      1kg de soda caustica sol ou kaveira
      4 litros de alcool de posto

      primeiro coloque o sebo para esquentar no fogo ate dissolver, enquanto isso coloque o oleo em uma bacia grande de plastico, misture o sebo ja aquecido, em outro balde coloque a soda e dissolva em 2 lt de agua mexa bem e misture aos oleos, continue mexendo e coloque por ultimo os 4 lts de alcool mexe, vai ficar uma mistura da cor de coca cola, quando subir uma especie de nata branca, pare de mexer e deixa endurecer mais ou menos umas 4 a 5 horas depois esta no ponto de cortar o sabao em barra. se quiser acrescentar um colher de essencia depois de colocar o alcool tambem pode.

      Obs. nao esquecendo de proteger os olhos com oculos de sol as maos com luvas e o nariz com uma mascara, pq os produtos sao forte.
      Seguindo esta receita nao vai ter erro voce vai ter um otimo sabao e nunca mais vai querer esses de supermercado.
      Outra dica voce pode tabem acrescentar uma colher de hidratante para tirar a acidez do sabao e poder usar no dia seguinte. Boa sorte

    2. Bom dia amiga, eu faço uma receita super fácil com apenas 5 litros de óleo usado e coado, 1 litro de detergente ( pode ser desse vendido na rua) e 1 litro de soda. Vc mistura tudo nesta ordem que vai dar certo e corta depois de 24 horas. O meu fica durinho e rende muito. Bjo

  11. faço sabão há algum tempo, só viro a massa na forma quando está bem grossa, isto leva algumas horas, deixo no balde e vez em quando passo por perto e mexo com uma pá.
    o poder de limpeza é fantástico, mas os pedaços ficam macios, gostaria de ficassem bem durinhos, uso 4 litros de óleo, 2 litros de água, 1 kg de sóda e 2 pedrinhas de anil dissolvidas na água, devo diminuir alguma coisa ou mudar a marca da soda, preciso de orientação.

    1. Desvaira, para que seu sabão fique durinho, substituía os 4 l de óleo por 6 de banha usada, 1 kg de soda, 2 litros de água e 4 litros de álcool de posto.
      Depois vai ter o sabão dos seus sonhos.
      Lourdes , vitoria ÉS

  12. Olá!
    Moro em Pelotas, tenho em minha residencia 4 litros de óleo, gostaria de saber se tem coleta em minha cidade? se souberem de alguma informação, por favor, me envie?
    Grata.
    Cléa

    1. Francieli, fiz meu sabao pela primeira vez ontem. A receita è mto simples e n tem erro. 2 lt de oleo usado, 500 ml de soda liquida e 1 litro de detergente de sua preferencia! Apenas isso. E entao vc mistura tudo por 20 min e poe em caixinhas de leite vazias limpas e secas. O q fiz ontem ja endureceu e ja lavei uma pia de louça c ele! Espero ter ajudado. Bj

  13. obs. eu utilizei as caixinhas de leite como formas a medida que nescessito corto da 4 barras e dentro das cxs o sabão não fica tão ressecados deixoaté 2 anos.p/ guarda-los tambem é mais fácil.

  14. ola
    fiz a receita do sabao e acho que deu errado:fiz a receita fazem 2 rs e esta se separando uma nata branca,uma camada meio gelatinosa com o oleo e outra camada liquida, é assim mesmo?quanto tempo ele leva para ficar pronto em gel?se deu errado mesmo,o que eu faço para nao perder a receita, se puderem me responder o mais rápido possivel eu agradeço.michelleesebastiao@hotmail.com

  15. Fiz o sabao e o óleo separou , nao dá para aproveitar. queris daber o que colocar para nao jogar fora os produtos. Fatinha Email fatyoliveira @ yahoo.com.br . desde já agradeço.

  16. Voces não deve dissolver a soda em agua quente é muito perigoso.Basta aquecer o óleo que da um sabão de boa qualidade. Outra coisa primeiro coloca a aqua depois a soda, isto diminui o vapor toxico.

  17. Eu fiz uma receita parecida com essa é a seguinte: 2 lt de água, 4 lt de óleo, 1 ql de soda caustica (usei 1 ltro da líquida), 2 lt de ácool. Esquentei o óleo e coloquei já na mistura feita com os outros ingredientes e depois o sabão em pó.
    Escuma bastante, limpa… mas ficou muito mole pra cortar e desenformar. Porque?
    Muito obrigado gente!! =)

  18. para não haverseparaçao é necessário mexer muito bem em torno de 10 a 20 minutos para que a soda cozinhe o óleo. se não mexer bem e por esse periodo, nao dar certo. após colocar o óleo e mexer por 10 a vinte minutos coloque os demias ingredientes e mexa mais 40 minutos. foi a dica de minha mae.

  19. Experimente esta maneira bem mais simples:
    Ingredientes:
    1 litro de óleo usado
    100 ml de água
    100 ml de álcool líquido
    200 ml de soda caústica

    Modo de preparo:
    Coloque o óleo em uma garrafa pet grande sem encher totalmente.Use um funil para despejar a água e o álcool na garrafa. Por último, junte a soda caústica e feche bem o recipiente. Agite a garrafa. A mistura vai ficar homogênea e vai ser percebido um aquecimento, o que é normal. O processo de secagem leva 48 horas. Depois disso, corte a garrafa e retire a barra de sabão. Corte em pedaços da forma desejada.

  20. Tambem fiz o sabão…desmanchei a soda em agua quente, misturei o sabão em pó já dissolvido no óleo e cgrascentei a soda. No começo estva bem liquido depois de 10 minútos começou a tomar consistência e a separar a água…ficou tão duro que não conseguia mais mexer e a água não misturou mais. Ficou uma massa bem consistente e uma água escura separada.
    Obs: não sei o que fazer com que isso misture.

    1. 1 litro de água morna
      2 copos de soda bel
      1 litro de álcool de posto
      1 litro de óleo pode ser usado ou não

      Ponha em um balde e mexa até engrossar
      Quando engrossar ponha
      4 litros de água quente
      Mexa bem
      Depois
      18 litros de água normal
      Está pronto um sabão maravilhoso

  21. A primeira receita não entendi como colocar o sabão na água,e para colocar o pedaço do sabão direto na água? preciso desta resposta até amanhã. obrigado.

  22. eu fiz o sabao nao deu certo, o olio ficou todo por cima mas no outro dia eu esquentei 2 litros de agua, e coloquei 1 litro de alcoo ai sim deu o ponto certo so nao gostei do cheiro de olio que ficou no sabao.

  23. oi queria saber de vocês se vocês não compram óleo usado para fazer sabão, a gente vendem pastel dia de domingo e tem óleo se vocês se entersar me comuniquem. obrigada.

  24. Bom dia fiz sabão liquido e o oleo nao misturou ficou em cima virou um creme de gordura por cima do balde e agora como faço para isso se misturar não queria perder os ingredientes que usei ???

  25. Eu fiz como está marcado e a quantidade de óleo também certinha. Mas porque o meu quando eu cortei e depois de seco percebi que o sabão ficou bem engordurado???? (TEM COMO ARRUMAR DE ALGUMA FORMA OU JOGAR TUDO NO LIXO??) POR FAVOR ME AJUDEM

  26. Fiz.sabão mais simples e.é.otimo 5 litros de óleo, 1 litro.de.agua.e.1 kilo de soda. 1 copo americano de pinho sol ou pinho dissolva a.agua.quente.na.soda coloque o.oleo limpo frio mesmo e o pinho mexa.ate vira uma calda grossa e coloque em caixas.de.leite.margarina e dois dias pra secar cuidado a.hs de.passa o ponto e endureçer rápido

  27. Receita da Vera – 4 litros e meio de oleo, 1 litro de soda liquida, 1 copo de limão cravo, 1 copo de alcool. Modo de fazer: Coloque o oleo em um recipiente, em seguida a soda, coloque o copo de limão e por ultimo o copo de alcool. Bater 3 a 4 minutos até engrossar como uma polenta, cortar assim que esfriar. (Obs: Não vai no fogo). Receita excelente……

  28. Se eu colocar mais soda depois de pronto para engrossar, estraga? Coloquei a soda depois e formou uma nata por cima. O que faço agora para consertar?

  29. Eu gostaria de saber porque o sabão esfarela. Como melhorar a qualidade. Eu faço essa receita a muito tempo e agora está ficando esfarelado.
    aguardo retorno .
    Maria das Graças Cassetaí Rupp

  30. Gostei das receitas,embora tenha uma ou outra receita que deixam dúvidas.Se as receitas forem passadas de forma exata sem as dúvidas dos ingredientes.Com certeza as barras de sabão serão muito bem aproveitadas. Faço sabão com o óleo de cozinha usando a soda liquida, da seguinte forma.,1/2 de desinfetante(pinho sol),1/2 de detergente,1 copo de sabão em pó(qualquer sabão) 200 ml,5 litros de óleo coado e 50 ml essência . Junte todos os ingredientes e mexer por 45 minutos.Colocar em forma, ou caixinha de leite por 24 horas..Esta receita é correta? A soda granula só poder ser dissolvida em água morna ? A soda líquida tem o mesmo efeito que granulada? 1 litro de soda líquida equivale a 1kg de soda granulada dissolvida em água morna. Pode-se dissolver a soda granulada em água fria? Faz alguma diferença? Fico no aguardo de resposta. Muito Obrigado. Odair Pereira Floriano.

  31. Odair, minha receita é diferente.
    Dissolvo 1 kg de soda em 2 l de água fria.
    Acrescento 6kg de banha morna.
    Misturo bem.
    4 l de álcool etanol, de posto.
    50 ml de escencias (opcional)
    Qdo começar a endurecer coloco em uma bacia de plástico.
    Corto no dia seguinte.
    Fica muito bom.
    Pode substituir a banha por óleo.
    Tem um porém. Gostaria que alguém me ajudasse. Tem vezes em que assim que coloco o álcool, endurece rápido demais.
    Quase não dá tempo de virar na forma.
    Isso me atrapalha. Não sei como evitar.
    Odair, espero ter ajudado apesar da minha dúvida.
    Lourdes
    Steffen.lourdes@yahoo.com.br

  32. Eu tenho umas receitas que fica ótimo!!! Com anil que o deixa azul e com folhas de mamão que é ótimo para limpar e clarear manchas, alguém interessado ,só me solictar que mando a receita…Ok?

  33. Oi, fiz a receita e coloquei 2litros de óleo, 500 gr de soda, 1 litro de água, um pouco de sabão em pó, detergente e uma tampa de amaciante, depois que endureceu fui tirar de dentro das caixas de leite e parece que a soda caustica esta muito forte pois ardeu as minhas mãos e braços além de rechar meus dedos. Alguém sabe o que posso fazer para recuperar meu sabão. ?

  34. Caro Amigo estou fazendo o sabão de acordo com a receita,Essa receita de
    1K de soda
    2 litro dagua
    6 lt de oleo de cozinha esquento bem o oleo
    4 lt de alcool de carro, mas está ficando mole, não sei em que que eu estou errando, gostaria de saber uma resposta.
    Erci Luiz

  35. Boa Tarde Companheiro
    Eu fiz um sabão usando essa receita:
    1 kg de Soda com concentração de 98%
    2 lt de dágua natural
    6 lt de oleo de cozinha morno
    4 lt de alcool de carro. Mas não está dando certo ta ficando mole, não sei onde que estou errando, então peço uma orientação de como fazer certo.

  36. Percebi que toda vez que faço meu sabão, se alguém aparece desanda e nem sempre consigo consertar, Como agora. sempre deu certo. A de hoje usei soda Start liquida não deu certo, refiz com a lipom começou dar certo e desandou, agora estou com 45 litros de sabão liquido que não quer engrossar. Preciso de ajuda.

  37. Gostaria de saber se o óleo que é usado para assar a carne no forno( o que sobra na forma ) também pode ser reaproveitada para sabão, ou somente o óleo de fritura, pois quando assamos, sempre sai um ‘suco’ da carne, e portanto, o óleo ñ fica puro.

  38. Boa tarde fiz o sabão e o oleo nao misturou em cima virou um creme de sabao por cima do balde ficou gorduroso o que eu faço para misturar não queria perder o sabão

  39. Fiz essa receita de baixo e não endureceu….o que fazer?
    Sabão com álcool

    4 litros de água – temperatura ambiente a morna – não quente

    1 quilo de soda cáustica (NaOH)

    4 litros de álcool

    4 litros de óleo vegetal pós-consumo

    5 ml essência de óleo aromático

    Bacia de plástico para misturar os ingredientes

    Colher longa ou pá de madeira

    formas para colocar o sabão para secar e dar forma

    Colocar todos os ingredientes na ordem acima – CUIDADO COM O VAPOR QUE SOBRE NA HORA DE COLOCAR A SODA CAÚSTICA.

    Só mexer depois que todos os ingredientes estiverem no recipiente.

    É importante respeitar a ordem e a continuidade, deixe todos os ingredientes à mão.

    Mexa até a mistura ficar em ponto de fio, sem parar – você viu que na receita acima, duas pessoas tiveram que mexer, porque cansa o braço.

    O tempo pode demorar de 20 a 30 minutos, depende da temperatura dos ingredientes, da marca da soda … variáveis.

    Coloque na forma para secar de 12 a 24 horas.

    Não deixe mais que isso para não ficar difícil de desenformar e cortar.

    Vire a forma em uma superfície lisa e corte em pedaços.

  40. Oi eu fiz o sabao so que emcima ficou umapasta gordurosa e em baixo ficou uma agua amarelo queimado o qie eu faco com essa pasta gordurosa? Ppr favor me responda

    1. olha eu faço sabão direto vc precisa de uma lata de soda,1 litro de aqua e 3 litro de oleo vc pode colocar um copo grande americano de açucar desmancha o açucar no pouco de água e pode colocar também um copo grande de sabão em pó.pode colocar,detergente,se for colocar detergente,diminua a água,se quiser que ele edureça mais rapida divide a água pra desmanchar o sabão em pó e o açucar,se não quiser colocar o açucar nem o sabão em pó ou o detergente não tem nada,o seu sabão não deu certo porque a soda era pouca, faça essa receita pra vc ve como vai da certo,a minha primeira vez que eu fiz também ficou assim só gordura,a esqueci quando vc misturar tudo vc mexa um pouco até misturar

  41. Então, eu também fiz a receita q vai só óleo de cozinha usado e não solidificou, o q posso fazer para não perder os ingredientes? Essa receita não é para ficar sabão em barra??

  42. Alguem poderia respondeR? Meu sabão deu errado e de muitas pessoas aqui também. O site deveria pelo menos dar uma saída. Meu sabão ficou oleoso e duro

    1. O site deu a receita, em caso de dúvida, por favor consultar um químico da universidade mais próxima ou a resposta de problemas de outros leitores.

  43. Gente fiz um sabão liquido também deu errado li todos os comentários vi q tem muitos q errou tambem o meu o óleo ficou por cima depois q misturei quarenta minutos como concertar meu sabão me ajude por favor

  44. oi boa tarde lendo os comentários fiquei aflita – não usem o álcool de posto – causa cegueira e doenças complicadas no figado e rins se usar este sabão com metanol para lavar coisas de cozinha .sou medica , é um alerta -usem o álcool comprado em farmácia , não é fraco só é diferente e não vai te causar danos nem te deixar cega e nem matar tuas crianças.
    dra mab davilla

    aqui vai uma receita muito simples :de sabão em barra
    5 litros de óleo usado e coado
    1 kg de soda caustica em flocos
    2 litros e meio de água quente (não é fervendo)
    1 VIDRO DE DETERGENTE CRISTAL
    1 COPO DE SABÃO EM PÓ BEM AZUL (EU USO O GEL RALADO)
    MISTURA A SODA COM A ÁGUA EM UM BALDE PLASTICO
    MEXA BEM
    ACRESCENTE O ÓLEO EM SEGUIDA O SABÃO
    E POR ULTIMO O DETERGENTE

    BATA BEM E COLOQUE EM TABULEIRO DE PLASTICO . DEIXE SECAR -CORTE AS BARRAS E OS PEDAÇOS .
    ESTA RECEITA É ÓTIMA MINHA SOGRA FAZIA SEMPRE E FOI ELA QUEM ,ME PASSOU ESTA RECEITA

    1. Obrigada pelo alerta. Fiz essa receita do site. Não deu certo, desandou como de muitos, iria tentar concertar para não perder os ingredientes, mas como usei álcool de posto prefiro jogar tudo fora…

  45. Sempre faço o sabão, nunca deu errado.
    Aqui vai a receita:
    Ingredientes
    6litros de óleo usado(não precisa coar, pode ser toda sobra de óleo / gordura usado na cozinha)
    3 litros de água
    1 Kilo de soda de boa qualidade
    Bacia balde plástico

    Coloque o óleo numa bacia grande,
    Esquente 1,5l de água
    Em balde coloque a soda, e coloque a água morna, mas cuidado que solta fumaça, faça com cautela, de longe, mexa p dissolver
    Coloque essa mistura na bacia e acrescente os outros 1,5l de água, e comece a mexer sem parar com um pedaço de pau, por aproximadamente 40 minutos, até obter uma massa homogênea, despeje em caixas de plástico, qdo começar endurecer corte e deixe secar, ele vai clareando com o tempo, e qto mais velho melhor p uso.

  46. Fiz uma receita diferente que deu super certo:

    2l de óleo usado
    500g de Soda caustica
    750ml de água
    250ml de OMO LIQUIDO

    Dissolva a soda caustica em 750ml de água quente, depois adicione o óleo e o OMO LIQUIDO. Você irá notar que a mistura ficará inicialmente com uma coloração azul, mas logo se torna branco. Mecha por 25min.

    Costumo colocar para secar em caixinhas de leite ou recipientes de margarina.
    Nessa receita o sabão fica firme, branquinho e com cheirinho de OMO LIQUIDO!

Deixe uma resposta