skip to Main Content

1º Congresso ​ de Agrofloresta do Futuro

De 06 a 12 de junho de 2016.

É online e gratuito.

Os maiores especialistas da área.

Clique aqui para se inscrever.

É o primeiro Congresso Internacional Online de Agrofloresta. Gratuito, com palestrantes das diversas áreas que integram a Agrofloresta como Permacultura, Meio Ambiente, Ciências Agrárias, Empresarial, Saúde e Bem Estar. É uma grande oportunidade para conhecermos juntos o cenário, perspectivas, desafios e oportunidades de uma ferramenta capaz de transformar nossa relação com a natureza e com os alimentos: a Agrofloresta.

O Congresso é elaborado para profissionais, estudantes e entusiastas do Sistema Agroflorestal. Pessoas  que desejam entendê-lo melhor, o porquê e como plantar e cultivar árvores e alimentos orgânicos na cidade e no campo, que querem conhecer seus benefícios e potencial e para reverter as mudanças climáticas,  destruição dos solos e da água. É uma forma de conhecermos os experts engajados em desenvolver modelos produtivos com a agricultura familiar e empresarial.

É simples! Para participar basta cadastrar-se e confirmar sua participação. Enviaremos novidades e avisos sobre as palestras. Lembrando que todas acontecerão no horário de Brasília.

Se você também quer uma sociedade saudável e um meio ambiente equilibrado, Garanta seu lugar!

Palestras

Marsha Hanzi / Pesquisadora e referência mundial em Agroecologia
Forma de agricultura e seus desafios no sertão brasileiro.
Formou-se em antropologia na Universidades da Flórida, e se especializou posteriormente nas de Lausanne, Universidade de Essex e Australian Permaculture Institute. Precursora da Permacultura no Brasil, fundou o Instituto de Permacultura da Bahia.
Atualmente mora em Tucano na Bahia, onde dirige o Centro de Cultura e Agroecologia Marizá.

Valdo França/ Eng. Agrônomo, consultor técnico nas áreas de meio ambiente, agricultura ecológica e economia solidária
​O extrativismo tradicional como base para expansão da economia agroflorestal
É Fellow da Ashoka Innovators for the Public, fundador da ELAE – Escola Livre de Agricultura Ecológica, organizador dos Simpósios “Alternativas Contra a Fome”, autor a quatro mãos do livro “Agricultor Ecológico” – Ed. Nobel, Revista “Alternativas contra a fome – Inst. Polis e Manual de Agricultura Ecológica – ELAE

Dr. Alberto Peribanez Gonzalez / Médico, Escritor, Coordenador da Oficina da Semente e Egresso do curso de Agricultura Sintrópica com Ernst Götsch. Plantador Agroflorestal no Parque Estadual Intervales
Alimentos agroflorestais e o poder de cura e prevenção de doenças: A dieta atlântica
Médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e Doutorado pela Ludwig Maximilians Universitaet Muenchen (Munique) na Alemanha.
Autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “O Cirurgião Verde” (fase final).
​Coordenador dos cursos de extensão Bases Fisiológicas e Bases Conscientes da Terapêutica Natural e do programa de saúde “Modelo Biogênico” em Ribeirao Grande – SP.
Curso de Pós Graduação – Bases da Medicina Interativa no Instituto de Pesquisa Albert Einstein – SP (conclusão em dezembro de 2016)
Parceria com o Programa VitaSemente Brasil-Alemanha.

Fazenda Toca Orgânicos e Instituto Toca/ Referência em estudos, produção de alimentos orgânicos e educação para a sustentnabilidade
Foco em modelos agrícolas regenerativos, com produção de tecnologias e desenvolvimento de abordagem educativa conectada à Natureza.​ No contexto desse Congresso, a Fazenda Toca quer compartilhar com você porque escolheu os Sistemas Agroflorestais ​​
Atua nas áreas de produção agrícola, com agroflorestal em larga escala, Sucos de Fruta, Molhos de Tomate e Ovos Caipiras.
Mais do que uma fazenda: uma forma natural e sustentável de pensar a relação dos seres vivos com o meio ambiente. Felicidade, produtividade, sustentabilidade. Seres humanos e natureza convivendo em harmonia.
Prêmio LIDE de Meio Ambiente 2014 – Categoria Propriedade Rural Sustentável.

Dr. Edison Saraiva Neves / Médico, homeopata, nutrólogo e estudioso da Permacultura e Agrofloresta
A relação da saúde humana com a saúde do planeta terra e a Agrofloresta como ferramenta para o resgate na aproximação do campo com a cidade
Entenda como um médico estudioso que integra diversas linhas da medicina global vê como a agrofloresta pode resgatar o ser humano para um estado de equilíbrio do corpo e mente. Conheça uma parte de sua agrofloresta experimental e os resultados obtidos.

Martin Ewert / Produtor, mestre e doutorando em Agrossistemas
Legislação e políticas públicas com ênfase no Pagamento por Serviços Ambientais- PSA para financiar a implantação Agroflorestal
Filho de agricultor, formado permacultor, gestor ambiental, mestre e doutorando em Agroecossistemas pela UFSC. Dissertação intitulada de Incentivos e Limites da Legislação Ambiental Brasileira para os Sistemas Agroflorestais: o caso Cooperafloresta. Fundador do Instituto de Permacultura do Paraná – IPEPA e do Coletivo BioWit – Associação Ecológica de Witmarsum. Criador do Programa Sementinha: Multiplicando Permacultores. Possui vários artigos publicados, dentre eles “Sistemas Agroflorestais Multiestrata e a legislação ambiental brasileira: desafios e soluções” na revista Meio Ambiente e Desenvolvimento e colaboração no livro Agrofloresta, Ecologia e Sociedade em seu último capitulo: Hipótese e Permanência.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida / Contra os agrotóxicos e contra o modelo de produção agrícola que só gera pobreza e destruição. Pela vida, e pela agroecologia
O cenário, desafios, perspectivas sobre o uso de agrotóxicos e a agrofloresta como modelo de sucesso de produção agroecológica nos assentamentos rurais
​A Campanha é um esforço coletivo, assumido por um conjunto de organizações e pessoas, que visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), explicitando as contradições geradas pelo modelo de produção imposto pelo agronegócio industrial.
​Alan Tygel da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida apresenta uma abordagem espetacular sobre o cenário brasileiro na utilização de agrotóxicos, os desafios para uma mudança e a agrofloresta como solução.
Kelly Mafort do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra mostra com clareza a nova visão e a oportunidade gerada pela agrofloresta para um modelo de sucesso em assentamentos rurais.

Leonel Graça Generoso Pereira / Eng. Agrônomo. Consultor em Políticas Públicas e Gestão Ambiental
Mudanças climáticas e a reconstrução da paisagem
Pioneiro dos movimentos agroecológicos. Formado em Engenharia Agronômica na Universidade de Brasília em 1983. Atuou na gestão pública ambiental no Governo do Distrito Federal e Governo Federal, no Ministério do Meio Ambiente. Fundador da Associação de Agricultura Ecológica do Distrito Federal. Possui um vasto currículo nas áreas de análise de estudos de impacto ambiental, reciclagem, permacultura e desenho ecológico, sistemas agroflorestais, economia do horticultura orgânica s agroecologia.

Márcio Silveira Armando / Pesquisador Referência em Sistemas Agroflorestais
O desenvolvimento e desafios da pesquisa emSistemas Agroflorestais.
​Possui mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1994). Atualmente trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Recursos Genéticos e Ecologia Florestal, com ênfase em Sistemas Agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, sustentabilidade, biodiversidade funcional e redesenho de agroecossistemas.

Maurício Hoffmann / Produtor rural, Agrônomo, Msc. Análise Econômica de Sistemas Agroflorestais
Desenvolvendo Negócios Agroflorestais Sintrópicos – Decisões estratégicas com base em informações econômicas
Filho de agricultores, sempre trabalhou na produção rural, estudou agronomia na UNESP e UNB. Iniciou a aprendizagem com agricultura sintrópica em 2000 com Ernst Gotsch. Desde 2001 na Fazenda Elo Florestal vem pesquisando e produzindo frutas orgânicas em Sistemas Agroflorestais. Em 2013, pela necessidade de informações no desenvolvimento dos negócios agroflorestais, realizou estudos de mestrado comparando SAFs no Brasil. É consultor internacional na área técnica, mecanização e planejamento econômico de sistemas agroflorestais sintrópicos.

Eduardo Ciriello / Engenheiro Agrônomo, mestre em Ciências Florestais com foco em melhoramento genético; Diretor Florestal da Tropical Flora Reflorestadora. Desde 2003 conduzindo o setor de campo da empresa
Madeiras nobres em Sistemas Agroflorestais
Vejam as perspectivas de desenvolvimento futuro do empreendimento agroflorestal de madeiras nobres.

Namastê Messerschmidt / Agricultor e Pesquisador
​Agrofloresta e suas diferentes formas de planejar
​Namastê Messerschmidt atua e aprende desde 2000 com o agricultor e pesquisador Ernst Götsch; É membro da equipe técnica da Cooperafloresta. Facilita capacitações e formações em terras indígenas, para o MPA, o MST e para pequenas e grandes fazendas de produção orgânica e convencional. Desde 2007 ministra cursos em diferentes biomas pelo Brasil. É produtor orgânico agroflorestal associado à Cooperafloresta na Barra do Turvo/SP

Evandro Teles Paiva/ Técnico Florestal, Coletor de Sementes Florestais, Técnico de viveiro e Consultor
Coleta de sementes florestais e impactos da nova legislação sobre os pequenos coletores
Entenda qual é o procedimento de coleta de sementes que garante a sustentabilidade das florestas e o impacto da nova legislação sobre os pequenos coletores.

Fernando Carvalho Vieira/ Engenheiro Florestal, especialista em botânica do Cerrado
Identificação de espécies nativas com potencial econômico para SAFs
Apresentação das principais características a serem observadas para identificação segura de plantas, principais espécies nativas do cerrado com potencial econômico, noções sobre aptidão agrícola dos solos com base na observação da vegetação nativa.

Coletivo NACER / Produção e extensão agroflorestal sitntrópica
A palestra será ministrada pelos consultores Ricardo Lopes, Andrew Lucas Cunha e Paulo Gonzaga
Desafios e oportunidades na consultoria, transição agroflorestal
O Núcleo Agroflorestal do Cerrado é um coletivo de agricultores que desenvolvem trabalhos voltados para produção agroflorestal fundamentados nos ensinamentos de Ernst Gotsch. Entre eles consultoria, cursos e extensão rural no estado de Goiás e no DF.

Mesa Orgânica / Produtos orgânicos certificados delivery online
A missão da empresa Mesa orgânica é facilitar o acesso à produtos orgânicos de qualidade, a preços justos que estimule a produção agrícola sustentável e a alimentação saudável.
Saiba como esta empresa iniciou suas operações na comercialização online de produtos orgânicos certificados, entregues toda a semana, no período indicado pelo cliente.

Lucas Franco de Souza / Produtor e Comercializador de Cestas Agroflorestais. Orgânicos Morretes
Comercialização de Cestas Orgânicas agroflorestais. Orgânico Morretes
Formado em Técnólogo em Agroecologia pela UFPR. Produtor rural certificado de orgânico pela rede Ecovida. Idealizador do projeto de comercialização de produtos agroflorestais “Orgânicos Morretes”. Permacutor e bio-construtor de formação prática na vivência Faz parte da Associação dos Agrofloresteiros de Morretes e também como agricultor do projeto “Agroflorestar” pela Cooperafloresta.
Colaborador no desenvolvimento da feira do produtor de Matinhos com a barraca de produtos agroflorestais de Morretes.

BIOON Ecomercado / O 1 Ecomercado do Brasil
O cenário e a percepção do consumidor sobre os alimentos agroflorestais, as oportunidades e desafios para a o mercado de produtos saudáveis
Formou-se em antropologia na Universidades da Flórida, e se especializou posteriormente nas de Lausanne, Universidade de Essex e Australian Permaculture Institute. Precursora da Permacultura no Brasil, fundou o Instituto de Permacultura da Bahia.
Atualmente mora em Tucano na Bahia, onde dirige o Centro de Cultura e Agroecologia Marizá.

Mama Gê Orgânicos / Alimentos orgânicos que oferecem respeito à natureza e qualidade com sabor e saúde
Formou-se em antropologia na Universidades da Flórida, e se especializou posteriormente nas de Lausanne, Universidade de Essex e Australian Permaculture Institute. Precursora da Permacultura no Brasil, fundou o Instituto de Permacultura da Bahia.
Atualmente mora em Tucano na Bahia, onde dirige o Centro de Cultura e Agroecologia Marizá.

Igor Aveline/ Geógrafo e mestrando em Tecnologia, consumo e sustentabilidade pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável – UnB
Agrofloresta urbana: desafios de uma transição agroecológia da cidade
A palestra discorrerá sobre os desafios socioambientais de se implementar uma agrofloresta no meio da cidade e as motivações por trás do movimento da agricultura urbana agroecológica. E, ainda, sobre o contraditório inerente a uma natureza exuberante que invade o vazio e a escassez urbana propondo a superação da noção do privado e a promoção da abundância e da diversidade
Igor é um expert!!! Possui experiência na execução de projetos de desenvolvimento socioambiental em assentamentos rurais e de inclusão produtiva junto à comunidades agroextrativistas. Atualmente trabalha para o projeto Equinócios ministrando oficinas semanais de agroecologia e agricultura urbana junto à populações em situação de risco, coordena o projeto Re-Ação voltado à promoção da sustentabilidade e produção orgânica na cidade de Brasília e executa o projeto Realidade (edital PPP-Ecos, do Instituto Sociedade, População e Natureza [ISPN]) consolidando práticas agroflorestais e extrativistas aliadas à conservação junto a três assentamentos da reforma agrária no município de Mambaí, Goiás. Integrante da ONG Mutirão Agroflorestal e produtor agroflorestal.

Eridani Isaacs Vasconcelos / Biólogo, Permacultor e Consultor
Paisagismo Agroecológico
Nascido e criado em uma família de agroecologistas, formado em biologia, designer em Permacultura (IPEC – 2007) e com experiência em Sistemas Agroflorestais. Atua como Prestador de Serviços pela organização Ambiente Sustentável – Serviços e Design.

Gabriel Menezes/ Técnico Florestal pela Universidade de Maringá. Consultor da empresa Simbiose Agroflorestal
Processo de transição cidade-campo, mecanismos de produção, otimizar as áreas, criar jardins comestiveis, principios de consorcios, estratificação e sucessão
Gabriel Menezes, pai, agricultor agroflorestal, feirante, técnico, consultor e sócio da Simbiose Agroflorestal.

Pedro Farias / Eng. Florestal. Produtor Rural em Sistema Agroflorestal Sintrópico
Experiência e desafios da implementação de Sistema agroflorestal no Cerrado
Conheça o processo de implementação de Sistema Agroflorestal familiar para produção de frutas e hortaliças no Cerrado. Como um jovem empreendedor decidiu seguir o modelo Ernestino para ter seu próprio negócio no campo. Resultados, desafios e oportunidades do início desta jornada. Sítio Flor e Ser – Pirenópolis-GO.

Felipe Caltabiano / Graduando de Eng. Agronômica e Produtor Rural Agroflorestal
Da cidade para a floresta: uma simples mudança interior. Da cidade para o campo
Felipe Caltabiano estuda e trabalha com sistemas agroflorestais desde 2010. Hoje, trabalha no Sítio Nossa Terra, onde busca realizar o manejo de ecossistemas baseado na otimização de recursos e energia, tendo como uma das principais ferramentas os Sistemas Agroflorestais. Além disso, desde 2013 cursa a graduação em agronomia.
Felipe nos mostra o que o retorno ao campo pode nos trazer em estilo e qualidade de vida. Resgatar as potencialidades humanas ao nicho na Terra e como a agrofloresta como ferramenta para tudo isso.

Kiko Peres / Músico e produtor de Agrofloresta
Saiba qual a relação de Kiko Peres com a Agrofloresta
O músico Kiko Peres conta sobre sua trajetória e relação com sistemas Agroflorestais.

MAIS / Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica
Movimento Sócio Cultural e a promoção da agricultura sintrópica para produtores de baixa renda
O MAIS viabiliza a formação de agricultores e agricultoras sem condições financeiras, para implantação e manejo de sistemas agroflorestais biodiversos.

Osmany Segall Neto / Graduando em Arquitetura, Paisagista, Bio-Construtor e Permacultor
Permacultura, arquitetura e a Agrofloresta
Buscando conciliar teoria e prática com uma abordagem holística, conheceu a Permacultura e a agricultura Sintrópica desenvolvida por Ernest Gotsch.
Desenvolve desde então Agrofloresta nestes moldes e outras metodologias difundidos por Bill Mollison.
Como bio-contrutor, iniciou as buscas no sítio Tibá, com Johan Van Lengen. Atualmente trabalha no escritório ArquiNatura, desenvolvendo projetos arquitetônicos condizentes com o atual cenário, levando o nome e a ação da Bioconstrução, aliada à permacultura, como solução para os graves problemas estruturais e sociais existentes hoje, tanto nas cidades, quanto nas áreas rurais.

Geferson Elias Piazza / Doutorando em Agroecossistemas – UFSC de Manejo e Ecologia de Florestas Secundárias
Manejo de floresta, estudos de ecologia de clareiras, sucessão florestal, potencial e usos das diferentes espécies, produção de madeiras
Conheça o trabalho com ecologia manejo de florestas secundárias na mata atlântica, no litoral norte de Santa Catarina.
Numa floresta regenerada naturalmente com 40 anos de idade.
Manejo de 3 anos da floresta, estudos de ecologia de clareiras, sucessão florestal, potencial e usos das diferentes espécies, produção de madeiras, entre outros.

Aguardem! Mais 8 palestras quentíssimas que iremos anunciar em breve!

CSA Brasil; Agrofloresta como educação nas escolas; Oficinas de Permacultura e Agrofloresta; Análise de investimentos para sistemas agroflorestais; Agrofloresta nas Reservas Indígenas; História, evolução e luta da agroecologia no Brasil, e mais…

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top