skip to Main Content

Um grupo de ativistas ambientais estão literalmente quebrando o asfalto e o concreto para deixar São Paulo mais verde e permeável.

Um grupo de ativistas ambientais estão literalmente quebrando o asfalto e o concreto para não apenas deixar São Paulo mais verde, como também um pouco mais permeável. Para isso, estão utilizando uma técnica simples de permacultura e desenho urbano, os jardins de chuva. A solução é bastante óbvia, porém raramente utilizada.

O jardim de chuva foi criado pelo africano Phiri Maseko, conhecido por ser “o homem que plantava chuva” (saiba mais). Desde então, o método foi espalhado e aprimorado em diferentes lugares do mundo. Um dos destaques é a cidade de Tucson, no deserto do Arizona, EUA, onde a aplicação dos jardins de chuva transformou completamente um bairro (saiba mais).

Como funciona um jardim de chuva

Os canteiros de chuva são construídos em um nível ligeiramente mais baixo que as calçadas e ruas, permitindo assim a entrada e o acúmulo de água. Para ele funcionar na estrutura das cidades, é necessário criar aberturas no meio fio, que podem ser feitas por canos ou com um simples espaçamento entre as barreiras de concreto. É importante escolher uma vegetação mais resiliente e nativa, que suporte receber muita água por um tempo e pouca água no período de seca. Desta forma, o canteiro se torna autossustentável, não havendo a necessidade de rega. O ideal é cobrir o canteiro com pedra ou madeira, eles mantêm a umidade do solo e também não deixam que a terra seja levada pela água durante as enxurradas.

Plantando chuva em São Paulo

Nik Sabey é um dos responsáveis pelos primeiros jardins de chuva da cidade. Ele já deixava a cidade mais verde com seu projeto Novas Árvores por Aí, porém, depois que descobriu a técnica do jardim de chuva com o engenheiro Guilherme Castagna, não viu mais sentido em criar canteiros de outra maneira. “A vontade de plantar já existia e de repente aprendemos uma solução tão óbvia, que não teria por que não aplicar,” disse Sabey em entrevista ao CicloVivo.

“Os benefícios do jardim de chuva são inúmeros. Ele alimenta o lençol freático, irriga as plantas e árvores, poupa água, aumenta a umidade do ar por meio da transpiração das plantas, diminui ilhas de calor e ainda de quebra ajuda a combater enchentes,” ressaltou o ativista. “Além disso, as árvores crescem muito mais saudáveis, tendo menos chance de serem atacadas por cupins e outras pragas, aumentando assim sua resistência e longevidade.”

Sabey, junto com parceiros, como o botânico Ricardo Cardim e Sérgio Reis, já desenvolveu diversos jardins de chuva em calçadas, canteiros, rotatórias e até mesmo em ruas, literalmente quebrando o asfalto. Recentemente, ele construiu uma solução bastante interessante no bairro de Moema, um canteiro na rua, paralelo à calçada, onde carros passavam o dia estacionados. Foram aplicadas ainda chapas de metal para ampliar a calçada, que antes era muito estreita, criando um ambiente muito mais amigável para pedestres e moradores do bairro.

Canteiro de chuva em Moema | Foto: Novas Árvores por Aí

A chama metálica foi colocada para ampliar o passeio da calçada | Foto: Novas Árvores por Aí

A rua ficou muito mais agradável e amigável para pedestres | Foto: Novas Árvores por Aí

Durante a construção | Foto: Novas Árvores por Aí

O jardim ocupa o que seria uma vaga de carro, porém ajuda a organizar a entrada e saída de veículos dos edifícios | Foto: Novas Árvores por Aí

Antes | Foto: Novas Árvores por Aí

Depois | Foto: Novas Árvores por Aí

O ativista também já transformou rotatórias nos bairros de Pinheiros, Vila Mariana e Mooca. Ele conta com a ajuda da prefeitura, que autoriza a obra e também quebra o concreto. O restante do trabalho é feito por ele e seus parceiros.

Um bom exemplo de aplicação da técnica na cidade é o do Largo das Araucárias, no bairro de Pinheiros. Lá existia apenas escombros de uma antiga construção e muito entulho. Hoje, é uma linda praça feita pela iniciativa dos ambientalistas que também ganhou um canteiro de chuva (saiba mais aqui). Neste caso, os ativistas contaram com o projeto da empresa Fluxo Design, que é especialista no assunto.

Jardim de chuva no Bosque das Araucárias | Foto: Novas Árvores por Aí

O jardim possui diversos disníveis, formando bacias e morrotes | Foto: Fluxus Design

Canos foram colocados para trazer a água do meio fio para o jardim | Foto: Fluxus Design

Implementação do jardim | Foto: Fluxus Design

Implementação do jardim | Foto: Fluxus Design

Jardim após ter recebido a chuva | Foto: Fluxus Design

Redesenhando os jardins e canteiros das cidades

O jardim de chuva é uma ótima solução de urbanismo, pois traz um desenho inteligente para as cidades. Em regiões áridas, ele pode ajudar a trazer o verde e a umidade de volta. Já em locais úmidos, ajuda a reduzir enchentes.

Os canteiros de chuva poderiam ser aplicados em larga escala se fossem inclusos como norma nos manuais de obras e manutenção de prefeituras. Um bom exemplo de sua aplicação em cidades é o projeto de revitalização da vegetação da Marginal do Rio Pinheiros, desenvolvido pelo botânico Ricardo Cardim. Ele utilizou o método ao longo de um canteiro central que divide a via e que irá receber diversas árvores e vegetação nativa, garantindo a irrigação e a recarga do lençol freático na várzea do rio.

“Não faz nenhum sentido impermeabilizar tudo e depois construir um piscinão. Se houvessem muitos canteiros de jardins de chuva, poderíamos facilmente combater as enchentes,” finaliza Sabey.

Confira mais alguns canteiros de chuva pela cidade:

Asfalto sendo retirado para receber um canteiro de chuva | Foto: Novas Árvores por Aí

Rotatória com canteiro infiltrante |Foto: Novas Árvores por Aí

Canteiro na Mooca | Foto: Novas Árvores por Aí

Canteiro na Mooca | Foto: Novas Árvores por Aí

Canteiro de chuva aplicado no paisagismo |Foto: Novas Árvores por Aí

Canteiro de chuva aplicado no paisagismo |Foto: Novas Árvores por Aí

Canteiro de chuva funcionando |Foto: Novas Árvores por Aí

Canteiros infiltrantes | Foto: Novas Árvores por Aí

Fonte – Mayra Rosa, CicloVivo de 20 de abril de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top