skip to Main Content

8 receitas de sabão líquido caseiro

Fonte – Green Me

Poupar é sempre uma boa pedida. Ainda mais em tempos de crise, nos quais cada ida ao supermercado é uma surpresa no que diz respeito aos preços. Produtos de limpeza, por exemplo, são dos itens mais caros na cesta. No entanto, existem formas de economizar – e muito – na hora da compra. Veja abaixo como fazer sabão caseiro líquido para lavar roupa. Além de render muito, o valor gasto com essas receitas é um alívio para qualquer bolso. Confira.

1. Sabão Lava Roupas Caseiro

Imagina ter 10 litros de sabão por uma média de 4 reais? É possível! Basta fazer essa receita, que leva 1 barra de sabão azul, 1 sabonete, 100 gramas de sabão em pó, 100 gramas de bicarbonato, 100 ml de vinagre de álcool. Após ralar o sabão e o sabonete e acrescentar água fervendo, basta misturar com o sabão em pó, bicarbonato e vinagre. Essa mistura vai, posteriormente, para uma peneira depois de fria. Confira a receita completa no vídeo do Canal Diário de Família.

2. Sabão Líquido com Dois Ingredientes

Esse sabão líquido leva apenas dois itens: 1 barra de sabão amarela e um pacote de bicarbonato de sódio. Corte o sabão em cubos, coloque a água e o bicarbonato e leve ao fogo. Esta receita da Desy Meira é uma maravilha para a economia doméstica: rende 9 litros e custa, em média, 5 reais.

3. Sabão Econômico

Para fazer essa receita super econômica da Vivi Gonçalves, basta utilizar 2 pedras de sabão e meio sabonete. Depois de ralar os sabões e o sabonete, coloque água e leve ao fogo. Cuidado ao mexer para não ficar com excesso de espuma. A mistura deve ficar em repouso por 1 dia e depois ser acrescida de mais água. No final, a dica é acrescentar um pouco de detergente para larvar louça para aumentar o poder de limpeza do sabão (desengordurar).

4. Sabão Líquido Azul

Esse sabão é muito simples de fazer e rende muito. É um milagre econômico pois, segundo a Fran Adorno, rende mais de 16 litros a um custo de 5 reais, em média. Para fazer essa receita, os ingredientes são: 100 gramas de soda de boa qualidade e 200 ml de água, 500 ml de óleo de cozinha, 1,5 litro de água, 250 ml de álcool etanol, 500 gramas de sabão em pó, detergente, 100 ml de amaciante concentrado e 2 tabletes de anil.

Para iniciar, é necessário dissolver a soda, acrescentar o álcool e mexer até formar uma espécie de papa. Depois é necessário acrescentar a água fervente, sabão em pó e misturar. Em seguida é a vez do detergente, dos 12 litros de água em temperatura ambiente, do anil e amaciante. Pronto!

5. Sabão Líquido para Roupas Delicadas

Uma sugestão para lavar roupas delicadas é fazer essa receita, que leva 2 sabonetes de 90 gramas, 2 colheres de bicarbonato de sódio, álcool, 6 colheres de sabão em pó, 100 ml de vinagre de álcool. A primeira coisa a fazer é ralar os sabonetes e misturá-lo em meio litro de água fervente. Depois, acrescente o bicarbonato e o sabão em pó. Após mexer, acrescente o vinagre de álcool, o álcool e mais água. Deixe em repouso e misture mais água, posteriormente. Confira a receita completa no vídeo da Vivi Gonçalves:

6. Sabão Líquido de Coco

1 barra de sabão de coco pode render 2,5 litros de sabão líquido de coco, como bem mostra a receita abaixo da Lívia Cristina. Basta ralar 1 barra de sabão de coco, levar ao fogo e adicionar 1 litro de água. Mexa até derreter, adicione mais 1 litro e meio de água. Deixe o sabão repousar e pronto.

7. Sabão Multiuso Feito com Água Fria

Essa receita é multiuso e pode servir para lavar não somente as roupas, mas também limpar a casa, lavar louça, entre outros usos. Para fazê-la, utilize três litros de óleo usado e peneirado, 500 gramas de soda cáustica, 2 litros de álcool 92%, 1 litro de água para dissolver a soda e 14 litros em temperatura ambiente. O primeiro passo é dissolver a soda, depois separadamente misturar o óleo e o álcool e incluir a soda dissolvida. Depois é preciso deixar a receita repousar de um dia para o outro e acrescentar mais água. Essa mistura serve de base para fazer detergentes, sabão em pó e limpador multiuso. Confira a receita do Canal Sandra Tudo Junto e Misturado.

8.Sabão Tira-Manchas e Clareador

Para quem quer um sabão tira-manchas essa dica do Madame Charme é ótima. Basta usar uma barra de sabonete, metade de um sabão azul em barra, metade da barra de 1 sabão tira-manchas, cortar ou ralar esses sabões e dissolver em água fervente. Uma dica é fazer esse processo de derreter o sabão aos poucos. O passo seguinte é acrescentar 200 ml de sabão em pó, 50 gramas de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool. Depois dessa mistura repousar por 6 horas, acrescente mais água e uniformize a receita usando uma batedeira. Rende 4 litros!

Bom, agora que você tem tantas opções de receitas, não resta outra coisa que colocar as mãos à massa para economizar com a despesa do supermercado.

Fonte – Green Me

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top