skip to Main Content

99,9999% é a certeza que cientistas têm que humanos causaram a mudança climática

Muita gente já se resignou e aceita que a mudança climática realmente está acontecendo. Mas muitas outras pessoas ainda gostam de se enganar e dizer que talvez ela fosse acontecer com ou sem seres humanos, e que a Terra passa por ciclos naturais de resfriamento e aquecimento. Mas uma análise de dados de satélite coletados por 40 anos mostra que os humanos são sim a causa da mudança climática.

Para ser mais exata, a chance de os seres humanos não terem nada a ver com as mudanças é de apenas um em um milhão.

A pesquisa foi feita por cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia (EUA), e concluiu que a dados sobre o clima atingiram um gold standard como evidência científica.

gold standard indica muita certeza nos resultados, e é muito raro. Um gold standard como este foi atingido em 2012 para confirmar a descoberta da partícula subatômica Bóson de Higgs.

“A narrativa por aí que os cientistas não sabem a causa da mudança climática é incorreta. Nós sabemos”, diz o pesquisador principal Benjamin Santer à Reuters.

A nova análise examinou os três maiores conjuntos de dados de satélites usados por cientistas climáticos. Em 2005, dois desses conjuntos alcançaram a certeza de que a humanidade causa a mudança climática, enquanto o terceiro fez o mesmo em 2016.

Este nível de certeza, muito incomum em pesquisas científicas, torna o impacto da humanidade no planeta muito claro. “A humanidade não pode se permitir ignorar sinais tão claros”, diz a análise.

Isso aumenta a pressão para reduzir a emissão de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura. Os últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados desde o século XIX.

Fontes – Futurism / Juliana Blume Hypescience de 26 de fevereiro de 2019

Leia mais

Mudança climática: os ursos polares estão realmente morrendo de fome

Lago infernal no Alasca mostra a realidade da mudança climática

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top