skip to Main Content

Estações de recarga para produtos de uso diário, ajudam a diminuir o lixo plástico

Por Renato Cunha – 

Escolha o produto, não a embalagem. As embalagens plásticas descartáveis ​​são uma grande preocupação pois seu alto consumo resulta em milhares de toneladas de lixo plástico. Uma das formas para reduzir o consumo de embalagens descartáveis ​​é a venda de produtos em embalagens reutilizáveis, ou seja, criar um ecossistema circular baseado em recarga e um canal de vendas de produtos, ajudamos as pessoas e as empresas a proteger a Terra e as gerações futuras do excesso e do desperdício de plástico.
Todo dia jogamos fora embalagens vazias de produtos químicos domésticos ou cosméticos que frequentemente vão parar nos aterros e no oceano com toneladas de outros resíduos misturados. Infelizmente, as chances são muito altas, especialmente quando olhamos para os números atuais de reciclagem. Para resolver esse problema, a startup Swapp! oferece a possibilidade de comprar um frasco reutilizável e o reabastecer em suas estações de recarga em supermercados.

A marca polonesa YOPE, que cria produtos cosméticos, é uma das parcerias da Swapp. Os clientes da marca podem levar o frasco vazio até a estação de recarga e o encher com shampoo ou sabonete líquido natural, aproveitando o mesmo frasco inúmeras vezes e diminuindo o descarte desnecessário. Civilizado né?

Há um ano, a Uniliver se comprometeu a reduzir pela metade o uso de plástico virgem e remover 100.000 toneladas de embalagens de plástico de seu portfólio até 2025. A empresa deu passos significativos desde então. Várias de suas marcas mudaram para embalagens que usam menos plástico, plástico reciclado e, em alguns casos, nenhum plástico.

A Unilever lança seu maior teste de recarga de todos os tempos na nova loja Asda em Leeds, Reino Unido, uma loja pioneira em sustentabilidade, oferecendo sete marcas domésticas da Unilever disponíveis em embalagens reutilizáveis ​​por meio de três modelos de refil. As três máquinas de recarga sem toque foram desenvolvidas pela empresa Beauty Kitchen através de seu programa “Return, Refill, Repeat”.

As estações de recarga fornecem sete marcas da Unilever com detergente para roupas, gel de banho, itens de limpeza doméstica, líquido lava-mãos, shampoo, condicionador entre outros. Este é o maior projeto desse tipo da Unilever na Europa, diz a empresa, fornecendo um “teste e aprenda” do mundo real para entender o que funciona melhor para os consumidores em um ambiente de varejo. De acordo com a Unilever, juntas essas três estações de recarga poderiam economizar o equivalente a 30.000 garrafas de plástico em apenas uma loja em um ano, com base no tamanho de garrafa de 500 mL de detergente para roupas.

Imagine a seguinte cena: você compra uma garrafa de sabonete líquido e, quando acaba o produto, em vez de jogar a garrafa no lixo, alguém vai até sua casa para reabastecê-la. Pode parecer surreal mas já é uma realidade no bairro Las Condes de Santiago, capital do Chile. O projeto da startup chilena Algramo busca contribuir para a economia circular. Por enquanto, a escala é pequena, pois apenas duas marcas (sabonete e detergente) fazem parte da iniciativa: Omo e Quix. Mas os planos são crescer e aumentar seus serviços.

Confira abaixo um pequeno vídeo que traduzimos em 2017, mostrando como funciona o sistema da Algramo nas periferias de Santiago, no Chile.

O consumidor simplesmente leva sua garrafa plástica para recarregar em um dos postos de recarga, disponíveis em supermercados, ou pode receber o produto em casa. A entrega é gratuita e é feita em triciclo elétrico.

O cliente deve comprar a embalagem uma única vez pela própria Algramo. Ao contrário das embalagens comuns, possui uma tecnologia semelhante ao RFID, ou seja, capaz de identificar, rastrear e gerenciar produtos.

A Algramo iniciou sua trajetória com um novo modelo de distribuição de alimentos a granel (arroz, feijão, açúcar, etc.) para a população de baixa renda da periferia de Santiago, reduzindo significativamente tanto o preço dos produtos quanto a geração de resíduos plásticos. A compra é feita através de máquinas de vendas: basta colocar a embalagem no local indicado, selecionar o produto desejado, inserir as moedas e pressionar um botão.

Os clientes compram as embalagens reutilizáveis, mas quando estas chegam ao fim de seu ciclo de vida, podem ser trocadas por descontos ou por novas embalagens, sendo as velhas encaminhadas para reciclagem. Do lado do consumidor, compra-se a quantidade desejada sem perdas de escala no preço por grama.

Mike Smith é o fundador da Zero Co, uma startup australiana que tem com a missão eliminar o plástico descartável de todas as cozinhas, lavanderias e banheiros do país. Uma família média de quatro pessoas usa cerca de 200 garrafas de plástico descartáveis ​​todos os anos na cozinha, lavanderia e banheiro, cerca de um bilhão em todas as residências da Austrália.

Mas apenas 12% do lixo plástico doméstico é reciclado.

A Zero Co espera resolver o problema operando por meio de um sistema de entrega circular onde você faz o pedido, eles entregam, você devolve e eles recarregam. Eles limpam os refis de plástico assim que os clientes as devolvem com um envelope de resposta paga, reabastecem e enviam de volta.

A empresa está lutando contra o plástico em ambas as extremidades da cadeia de abastecimento, com suas embalagens feitas de resíduos plásticos removidos dos oceanos e embalagens de refil feitas de plástico reciclado desviado do aterro.

Cada embalagem vem com um código de rastreamento para que os consumidores possam ver qual parte do oceano eles ajudaram a limpar.

A empresa tem trabalhado com os principais especialistas em produtos do país para desenvolver uma gama de fórmulas à base de plantas que são projetadas para serem os produtos mais eficazes e ecológicos do mercado.

A Zero Co está convocando os australianos a se unirem à sua missão, comprando uma caixa de produtos para ajudar a empresa a crescer. “Não podemos construir isso por conta própria”, disse Smith. “Precisamos da ajuda da Austrália para fechar a torneira de plástico para sempre.

A gama de produtos inclui detergente para a roupa, tira-nódoas, detergente para a louça, pastilhas para máquina de lavar louça, anti-séptico para as mãos, sabonete líquido, limpador de banheiro, spray multiuso, limpador de banheiro e ambientador, com planos de expandir a linha no próximo ano.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top