Por Anne Silva – Revista Amazônia – 26 de junho de 2026 - Os “rios voadores”…

Ilha de Data Center está afetando moradores da Europa durante onda de calor
Por FUNVERDE – 1 de julho de 2026 – Onda de calor na Europa e os grandes complexos de Data Centers estão afetando a vida da população na Inglaterra.
Em meio a uma onda de calor mortal na Europa, moradores de Slough, no Reino Unido, enfrentam um agravante inesperado: um enorme complexo de data centers está literalmente aquecendo ainda mais a região.
O artigo da Futurism, assinado por Victor Tangermann, alerta para o “efeito ilha de calor de dados” causado por esses gigantes da computação.
Os data centers, essenciais para o funcionamento de serviços de nuvem, inteligência artificial e big techs como Google, Amazon e Microsoft, liberam enormes quantidades de calor residual para manter os servidores funcionando.
Durante a recente onda de calor, temperaturas próximas ao maior hub europeu de data centers chegaram a ser vários graus mais altas que nas áreas vizinhas, chegando perto de 38°C, com relatos de desconforto extremo: “parece que algo está queimando a pele”.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge apontam que data centers podem elevar a temperatura local em até 9°C em casos extremos, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo.
Esse “data heat island effect” soma-se aos desafios já impostos pelas mudanças climáticas, aumentando riscos à saúde, consumo energético e pressão sobre comunidades.
Aqui na FUNVERDE, que atua há anos pela preservação ambiental e por um futuro mais sustentável, acreditamos que o progresso tecnológico não pode vir às custas do bem-estar das pessoas e do planeta.
Enquanto celebramos inovações, é urgente cobrar das autoridades uma maior eficiência energética e sistemas de refrigeração mais sustentáveis, a reutilização do calor gerado (por exemplo, para aquecimento de residências no inverno), o planejamento urbano que considere impactos locais antes da instalação de megaprojetos e por fim, transparência e participação comunitária nas decisões dos locais de implantação destes complexos.
O caso de Slough serve de alerta global: a expansão acelerada da IA e dos data centers precisa ser acompanhada de responsabilidade ambiental.
Fontes:
- Futurism (Tangermann, 2026)
- The Guardian
- Estudo preliminar da Universidade de Cambridge
Comments (0)