skip to Main Content

A baixa no nível do lençol freático coloca em risco a agricultura da Ásia

Por Asia Insurance Review  –  Janeiro de 2021

Em todo o mundo, 1,2 bilhão de pessoas vivem em áreas onde a agricultura é gravemente afetada pela escassez de água, e quase metade delas vive no Sul da Ásia, disse relatório recente da ONU.
No Sul da Ásia, cerca de 520 milhões de pessoas vivem em áreas de grande escassez de água; no leste e sudeste da Ásia, o número é de cerca de 460 milhões. Na Ásia Central, Norte da África e Oeste da Ásia, cerca de 20% da população vive em áreas agrícolas com grande escassez de água.
O Estado da Alimentação e Agricultura (SOFA) é uma das principais publicações produzidas pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.
Este ano, o relatório se concentrou em como a escassez da água estão afetando a agricultura e a produção de alimentos, destacando que “secas persistentes e severas, ampliadas pelas mudanças climáticas, estão causando uma escassez cada vez maior de água na agricultura”.
O relatório diferenciou a escassez de água (o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de recursos de água doce) e a falta de água (refletida nos padrões inadequados de freqüência de chuvas).
No planeta, a água doce disponível por pessoa diminuiu em mais de 20% nos últimos 20 anos.
Ásia Central está em maior risco
O relatório também destacou a Ásia Central como uma área problemática. A região enfrenta secas agrícolas recorrentes em mais da metade de suas terras de cultivo de sequeiro de baixo consumo e quase todas as suas áreas irrigadas estão sob estresse hídrico alto ou muito alto.
A Ásia Central tem os níveis mais altos de retirada de água per capita do subsolo, atingindo quase 2.000 metros cúbicos por pessoa em 2017.
Para se ter uma ideia, foi menos de 130 metros cúbicos na África Subsaariana.
A agricultura precisa se adaptar
O relatório também apontou que as práticas agrícolas devem se adaptar às desigualdades existentes que foram ampliadas pelas mudanças climáticas.
À medida que a população aumenta e as dietas mudam, a demanda por água da agricultura também aumenta.
“Na Ásia”, disse o relatório, “o declínio da irrigação de superfície financiada pelo estado em grande escala fez com que os agricultores explorassem diretamente as águas subterrâneas, colocando pressão excessiva sobre o recurso”.
Os países do Sul da Ásia irrigam e usam métodos modernos em cerca de metade das terras agrícolas da região. A maioria das áreas irrigadas sofrem de grande estresse hídrico.
O relatório enfatizou que os pequenos agricultores e as populações rurais sem acesso a métodos modernos de irrigação irão correr o maior risco de escassez nos próximos anos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top