skip to Main Content

A Caatinga perdeu um estado de Santa Catarina em 17 anos

O mapa mostra a área da Caatinga em 2016. Os trechos em verde escuro são de vegetação mais densa. O verde claro são áreas com cobertura mais rala (Foto: MapBiomas)O mapa mostra a área da Caatinga em 2016. Os trechos em verde-escuro são de vegetação mais densa. O verde-claro são áreas com cobertura mais rala (Foto: MapBiomas)

A vegetação da Caatinga perdeu cerca de 11 milhões de hectares entre 2000 e 2016. Em comparação, a área de pastagens foi de 15 milhões para 20 milhões de hectares

A vegetação da Caatinga perdeu cerca de 11 milhões de hectares entre 2000 e 2016. É uma área um pouco maior do que a do estado de Santa Catarina. Os dados são do MapBiomas, sistema de monitoramento dos biomas do Brasil.

No gráfico abaixo, é possível ver a variação da área. A cobertura florestal da Caatinga (representada pela linha verde-clara no gráfico) foi de 41 milhões para 32 milhões de hectares no período. A área de florestas mais densas da Caatinga (em verde-escuro no gráfico) caiu de 8,7 milhões para 6,6 milhões de hectares. Em comparação, a área de pastagens (na linha bege do gráfico) foi de 15 milhões para 20 milhões de hectares.

O gráfico mostra a evolução do uso do solo na Caatinga. Em verde claro, as florestas menos densas. Em verde escuro, florestas mais densas. Em bege, pastagens (Foto: MapBiomas)O gráfico mostra a evolução do uso do solo na Caatinga. Em verde-claro, as florestas menos densas. Em verde-escuro, as florestas mais densas. Em bege, as pastagens (Foto: MapBiomas)

Floresta não é um termo que o imaginário popular associa à Caatinga. Mas o bioma tem formações florestais. São árvores mais baixas e retorcidas do que as da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica ou do Cerradão, mas importantes para o ecossistema da Caatinga.

O MapBiomas faz parte do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg), uma iniciativa de pesquisadores brasileiros para monitorar mudanças climáticas.

Fonte – Alexandre Mansur, Blog do Planeta de 04 de maio de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top