skip to Main Content

A crise climática é a maior ameaça à saúde

O aquecimento global está afetando a saúde das pessoas – e os líderes mundiais precisam enfrentar a crise climática agora, pois não podem esperar até que a pandemia COVID-19 acabe, os editores de mais de 230 revistas médicas advertiram no domingo à noite.

Satellite image shows Henri making landfall in Rhode Island.

Imagem de satélite mostra Henri aterrissando em Rhode Island. Foto: CIRA / RAMMB

Por que é importante

esta é a primeira vez que tantas publicações se reúnem para emitir uma declaração conjunta aos líderes mundiais, ressaltando a gravidade da situação – com o Lancet e o British Medical Journal entre os responsáveis ​​pelo alerta.

  • Antes da assembleia geral da ONU em novembro e da cúpula do clima Cop26 em Glasgow, Escócia, os jornais advertiram: “A maior ameaça à saúde pública global é o fracasso contínuo dos líderes mundiais em manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5C e restaurar a natureza. ”

Nível de ameaça

A saúde já está sendo prejudicada pelo aumento da temperatura global e pela destruição do mundo natural”, afirma o editorial, também publicado no New England Journal of Medicine, no International Nursing Review, no Chinese Science Bulletin e na Revista de Saude Publica.

  • “Apesar da preocupação necessária do mundo com COVID-19, não podemos esperar que a pandemia passe para reduzir rapidamente as emissões.”

Digno de nota

O chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em um comunicado antes da publicação do editorial que os “riscos impostos pelas mudanças climáticas podem superar os de qualquer doença”.

  • “Vamos acabar com a pandemia COVID-19, mas não há vacina para a crise climática”, acrescentou Tedros.
  • O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU disse no mês passado que o aquecimento global pode chegar a 1,5°C  (2,7° F) em comparação com os níveis pré-industriais em 2030.

Situação

O editorial relata que a mortalidade relacionada ao calor entre pessoas com mais de 65 anos aumentou mais de 50% nos últimos 20 anos.

  • O aquecimento global também afetou a produção agrícola, “dificultando os esforços para reduzir a desnutrição”, escrevem os editores-chefes do jornal.

“As temperaturas mais altas aumentaram a desidratação e a perda da função renal, doenças dermatológicas, infecções tropicais, resultados adversos para a saúde mental, complicações na gravidez, alergias e morbidade e mortalidade cardiovascular e pulmonar.”

Conclusão

“A ciência é inequívoca: um aumento global de 1,5°C acima da média pré-industrial e a perda contínua da biodiversidade trazem riscos catastróficos à saúde que serão impossíveis de reverter”, adverte o editorial.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top