skip to Main Content

A energia eólica teve um ‘ano excepcional’ em 2020 nos Estados Unidos

Por Elinor Aspegren – contribuiu Elizabeth Weise e Rick Jervis, USA TODAY – 12 de fevereiro de 2021
O quê isso significa para o plano climático de Joe Biden. O setor de energia eólica nos EUA bateu recordes em 2020. 

Um estudo da American Clean Power Association divulgado este mês relata que 2020 foi um ano recorde de geração de energia, adicionando megawatts suficientes para fornecer energia para milhões de casas e aproximando os EUA da meta de neutralização de carbono do governo Biden para 2035.

Ao todo, 16.913 megawatts de energia eólica foram adicionada nos Estados Unidos no ano passado – um aumento de 85% em relação a 2019.

O professor Jonathan Naughton de engenharia mecânica e diretor do Centro de Pesquisa de Energia Eólica da Universidade de Wyoming, disse ao USA TODAY que “é o equivalente à energia gerada por 11 grandes usinas a carvão, e o suficiente para atender quase 6 milhões de residências”. 

O Texas tem a maior atividade com 13% da produção de energia, seguido por Wyoming (10%), Oklahoma (7%), Kansas (5%) e Novo México (4%).

“2020 foi um ano marcante para a indústria eólica”, disse Heather Zichal, presidente / CEO da American Clean Power, antiga American Wind Energy Association, em um comunicado. “Apesar de todos os desafios que o COVID-19 colocou em nossos negócios, ainda quebramos quase todos os recordes de capacidade e crescimento.”

Veja como os estados se comparam e como a capacidade atual da indústria se enquadra na meta do país de neutralidade de carbono. 

Texas: Energia eólica ‘impulsionando um grande crescimento econômico’

A energia eólica produziu até dois terços da produção de energia do Texas em 2020, de acordo com a Administração de Informação de Energia

No total, o estado da estrela solitária gerou cerca de 29.407 MWs de energia eólica, instalando 2.197 MWs em 2020 – o que significa que se o Texas fosse um país, ele ficaria em quinto lugar no mundo em capacidade de energia eólica, dizem algumas estimativas.

more than electricity

“O Texas é o consumidor número um de energia no país. Nossa economia e crescimento contínuo dependem de energia confiável, e como atendemos a essa demanda massiva tem implicações tremendas”, escreve Powering Texas em seu site.

“A energia renovável está ajudando o Texas a atender a essa demanda crescente por energia, ao mesmo tempo que oferece empregos, fortalece as economias rurais e apoia as comunidades em todo o estado.”

Um veículo passa por turbinas eólicas em uma estrada rural perto de Sweetwater, Texas, nesta foto de arquivo de 29 de julho de 2020.

Por que o Texas é um estado com tanto vento? Ele fica bem no cinturão de vento, uma faixa de terra com um excelente recurso eólico.

O recurso eólico continua direto pelo meio do país até o Canadá e inclui Oklahoma, Kansas, Nebraska e Dakotas.

Também há vento significativo em partes de Minnesota, Iowa, Wyoming e Montana. 

Também possui zoneamento menos restritivo, sistemas de tributação que incentivam a construção e linhas de transmissão robustas que, juntas, permitiram que ela superasse as demais. 

Wyoming é um lugar interessante para energia eólica – é o maior produtor de carvão do país, disse Naughton.

“A energia eólica é sempre vista como uma ameaça à indústria do carvão”, disse ele. 

Mas em 2020, o estado quase dobrou sua capacidade eólica para geração de energia, adicionando quase 900 MWs no ano passado. Isso sinaliza para Naughton que o clima político para a energia eólica está melhorando no Estado Cowboy.

Energia eólica
Riacho atravessa o Projeto de Energia Eólica Ekola Flats da Rocky Mountain Power fora de Medicine Bow, onde turbinas eólicas estão espalhadas pela paisagem. Apesar de desenvolvimentos como aqueles em Carbon County, fatores como políticas fiscais instáveis ​​deixam incerto o futuro do vento no estado.

“As pessoas estão entendendo que a energia eólica provavelmente se desenvolverá aqui e produzirá alguns empregos e alguns impostos, além de fazer algumas coisas boas”, disse ele.

Parte disso se deve a um imposto sobre a energia eólica, que gera cerca de US $ 4,2 milhões por ano, informou o Casper Star-Tribune. 

Mas Naughton e outros especialistas em energia advertiram que as pessoas não deveriam considerar a explosão do desenvolvimento eólico de Wyoming como uma tendência de ano para ano. O Industrial Siting Council, o conselho regulador encarregado de revisar as aplicações de grandes projetos eólicos no estado, não recebeu uma nova proposta para um projeto eólico desde 2019, relatou o Star-Tribune.

Quão próximos estão os EUA da neutralidade de carbono?

Apesar dos ganhos da indústria de energia eólica em 2020, os EUA permanecem longe da neutralidade de carbono até 2035, uma meta principal do plano climático do governo Biden.

“Ainda estamos na casa de um dígito. Mas estamos na casa dos primeiros dígitos”, disse Naughton. Em comparação com 2000, quando os EUA estavam presos nos dígitos menores, ele acrescentou: “Percorremos um caminho incrível”.

Ainda assim, Naughton disse que os Estados Unidos precisariam acelerar seu ritmo de instalação para atingir a meta do presidente Joe Biden, que ele descreveu como viável com um novo compromisso com fazendas de energia eólica offshore e nas áreas afetadas pela perda de antigas saídas de energia.

“Temos um impulso político para fazer isso. E também temos um impulso econômico para fazer isso. Portanto, as peças estão no lugar”, disse ele. “Só precisamos ter certeza de que realmente aconteça.”

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top