skip to Main Content

A energia gerada a partir do sol aumenta nas redes da Europa

Por Bloomberg – 16 de junho de 2022 – Geração de painéis bateu recorde na Alemanha na quarta-feira 15 de junho de 2022

 

As maiores economias da Europa estão vendo quantidades quase recordes de energia solar à medida que uma onda de calor se espalha pelo sudoeste do continente, aumentando a demanda por eletricidade para manter ligados os aparelhos de ar condicionado.

A energia solar atendeu quase um quarto de toda a demanda de energia em cinco dos maiores mercados de energia da Europa na quarta-feira 15 de junho de 2022.

O aumento no fornecimento de eletricidade não ajudou muito para aliviar os preços em alta que estão sendo impulsionados pelo aumento dos custos do gás, já que a Rússia corta alguns fluxos para a Europa. 

Os europeus estão aumentando o uso do ar condicionado para lidar com as altas temperaturas que chegaram a 39 graus Celsius em Madri.

O aumento na geração elétrica a partir da emissão de baixo carbono é o resultado de anos de políticas governamentais para aumentar a capacidade de energia verde e o aumento é visto como uma maneira fundamental para reduzir a dependência do gás russo na próxima década.

Os recordes de energia renovável normalmente serão quebrados nos próximos anos, à medida que mais usinas forem construídas para atender às metas da Europa de reduzir as emissões.

Em meados da próxima década, haverá momentos do dia em que toda a demanda de eletricidade poderá ser atendida com energias renováveis, de acordo com operadoras de rede no Reino Unido e na Alemanha.

As maiores economias da Europa adicionarão muita energia solar nesta década

Prevê-se que as temperaturas voltem a níveis normais até 20 de junho, mas o sudeste da Europa permanecerá mais quente que o normal até o final do mês, segundo a Maxar Technologies LLC.

A produção solar deve ser “bem alta” para a maior parte da região na próxima semana, de acordo com a The Weather Company.

Na Alemanha, a energia solar atingiu um recorde de 36.848 megawatts às 13h de quarta-feira, segundo dados da European Energy Exchange AG. 

Abastecendo mais de 60% da demanda em um período da tarde, segundo dados do Fraunhofer ISE.

A Alemanha adicionou cerca de 5,3 gigawatts de capacidade de energia solar em 2021, 10% a mais do que no ano anterior, mas ainda muito menos do que durante seus anos de crescimento por volta de 2010, de acordo com a associação da indústria solar. 

Cerca de 10% do consumo anual de eletricidade da Alemanha é atendido pela geração solar e a meta do governo é expandir a capacidade para 200 gigawatts até 2030, dos atuais 59 gigawatts.

Na Espanha, o país europeu com maior potencial de geração solar, a energia do sol forneceu cerca de 23% da demanda de eletricidade logo após as 14h de quarta-feira, segundo dados da operadora da rede. 

O país planeja aumentar rapidamente sua capacidade nos próximos anos para reduzir sua dependência de gás e carvão.

A capacidade solar espanhola deve crescer 27% este ano e mais que triplicar esse valor até o final da década, segundo a BloombergNEF.

No pico das 14h, a França estava recebendo 9 gigawatts do sol ou 19% na quarta-feira, pouco abaixo do recorde de 10,8 gigawatts em abril. 

No Reino Unido, a geração solar estava fornecendo energia suficiente para atender cerca de 23% da demanda, enquanto na Itália era 27%, de acordo com dados do operador da rede. 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top