skip to Main Content

A floresta amazônica poderá acabar até 2064

Por – EcoWatch –

Incêndios, desmatamento, exploração madeireira e mineração ameaçam a integridade da floresta amazônica. Ria Sopala / Pixabay

O futuro da maior floresta tropical está se tornando sombrio. Um novo relatório para Meio Ambiente: Ciência e Política para o Desenvolvimento Sustentável concluiu que a floresta amazônica entrará em colapso até o ano de 2064. e grande parte da atual floresta, se tornará uma planície arbustiva seca. 

O desenvolvimento, o desmatamento e a crise climática são os culpados.

O autor do estudo é o geólogo da Universidade da Flórida Robert Toovey Walker.

 

Cocaine Production Is Destroying Colombia National Park Old-Growth Rainforest

Desmatamento no município de Tibú. Força-Tarefa Vulcano do Exército Colombiano

Walker revisou uma pesquisa recente, afirmando que o forte desenvolvimento nas nações amazônicas esgotou a floresta e ameaça empurrá-la para o limite da sua destruição.

Por ser uma floresta tropical, ela cria sua própria precipitação.

O meio ambiente local e os habitantes dependem da água doce criada para sobreviver.

O ecossistema pode se recuperar de secas periódicas menores, mas eventos mais longos e severos já estão diminuindo a resiliência da floresta a longo prazo, disse ele.

Recentemente desmatamento no Parque Natural Nacional Catatumbo Barí. Força-Tarefa Vulcano do Exército Colombiano

Estações de seca mais prolongadas, que a floresta já vive e que são agravadas pelo desmatamento e pela crise climática, impedem que as copas das arvores se recuperem dos incêndios.

Gramíneas e arbustos inflamáveis ​​”invadem permanentemente” e tomam conta da paisagem; a floresta tropical seca e se transforma em uma savana tropical, concluiu o estudo.

“Uma floresta não pode sobreviver se seu dossel precisar de mais de 4 anos para se recuperar de um evento anual como uma seca”, escreveu Walker no relatório. “O sul da Amazônia pode atingir um ponto crítico em algum momento antes de 2064 na taxa atual de prolongamentos das estações de seca.”

No início deste ano, um estudo diferente descobriu que o ecossistema amazônico pode entrar em colapso em menos de 50 anos, sendo o desmatamento o principal culpado.

De acordo com a UPI, a última revisão de Walker tirou cinco anos dessa estimativa e deu a data mais específica de morte do ecossistema que já havia sido fornecida anteriormente, citando o mesmo motivo.

Fogo, desmatamento e extração de madeira são as principais causas da perda de árvores.

A pecuária em escala industrial e a produção de soja, em particular, impulsionam esta última. Além disso, a mineração ilegal de ouro está deixando a floresta nua e poluindo os rios.

 

Brazil's Bolsonaro Unveils Bill to Open Indigenous Lands to Mining, Oil and Gas Exploration

Grupo indígena não contatado na Amazônia brasileira. © G. Miranda / FUNAI / Survival / Mongaba

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro , foi criticado por abrir a floresta para exploração e incitar a destruição da floresta. Sob Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia disparou para um máximo de 12 anos, e ativistas alertaram que ele usou a pandemia como uma cortina como cortina de fumaça para minar as proteções da floresta tropical. Walker criticou a administração de Bolsonaro por “parece ter a intenção de eliminar todas as restrições remanescentes à exploração irrestrita dos recursos naturais da Amazônia”.

Walker também estimou que a Amazônia encolheu cerca de 20% desde o início do intenso desenvolvimento e que a estação seca já se alongou no sul em mais 6,5 dias por década.

Os modelos do estudo preveem que uma vez que o desmatamento atinge 30-50% no sul da Amazônia, as chuvas no oeste vão diminuir em até 40%, deteriorando o ambiente de floresta tropical exuberante para savana árida e aberta.

“A melhor maneira de pensar no ecossistema florestal é que ele é uma bomba”, disse Walker. “A floresta recicla a umidade, que suporta as chuvas regionais. Se você continuar destruindo a floresta, a quantidade de chuva cai … e eventualmente, você quebra a bomba.”

À medida que a floresta se transforma em pastagem, todos os benefícios do enorme ecossistema também desaparecerão e ocorrerá uma “catástrofe multidimensional”, escreveu Walker no estudo.

Primeiramente, a segurança da água irá evaporar para mais de 35 milhões de pessoas que vivem na região, continuou o Alerta Científico. 

A dependência de todo o continente da Amazônia para obter água doce “significa que a magnitude da catástrofe será pior do que se imaginava antes”, observou Walker.

Brazilian Amazon Has Lost Millions of Wild Animals to Criminal Networks, Report Finds

Foto Freeland Brasil

Além disso, muitas plantas e animais no ecossistema da biodiversidade serão levados à extinção

Entre eles podem estar novas descobertas de medicamentos e de alimentos, disse ele. Madeira e outros recursos preciosos também irão desaparecer.

Finalmente, e talvez o mais alarmante, de acordo com o Alerta da Ciência, a floresta pode perder sua capacidade de armazenar o excesso de carbono do mundo, que ajuda a regular o clima e a temperatura planetária.

Na verdade, alguns preveem que a maior floresta do mundo passará de um sumidouro a uma fonte de carbono por volta de 2035, disse o relatório.

Walker concluiu que não acredita que a floresta amazônica pudesse permanecer resiliente no futuro, devido a quantidade de ameaças que enfrenta hoje.

 

 

 

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top