skip to Main Content

A Sacola plástica e o meio ambiente

A FUNVERDE recebeu mais uma nota explicativa e afirmando que estamos apoiando uma tecnologia que realmente faz diferença para os humanos.

Todos estão cansados de saber dos malefícios causados pelo descarte irregular do plástico no meio ambiente.

Já vimos vários animais sendo estrangulados ou sufocados por ele.

Dar um tempo de vida ao plástico é muito importante, e é extremamente importante no caso do plástico que fugiu da sua destinação correta.

Desde o início deste século, nós da FUNVERDE estamos tentando acabar com o uso indiscriminado do plástico.

Nosso mantra sempre foi: se você puder recusar uma sacola plástica, faça! É tão importante quanto o plantio de uma árvore.

Foto: FUNVERDE – Luerti e seu filho Bruno plantando uma árvore no Bosque Sensorial Ana Domingues dia 1 de abril de 2023

As pequenas ações, quando são repetidas diariamente, podem fazer a diferença.

Temos muitas situações em que o cidadão limpa e separa seu lixo reciclável e os coloca para recolhimento e o poder público junta tudo novamente para levar para um aterro ou lixão.

Este cidadão está fazendo sua parte, e pedimos para que não desanime.

Nossas pequenas ações que irão determinar qual será o futuro das próximas gerações.

Voltando ao uso indiscriminado do plástico, a sacola plástica de uso único, aquela que está no comércio e nos supermercados, tem um papel importante na preservação ou não do ambiente.

Como disse antes, o tempo de vida destas sacolas não pode ser muito maior do que o produto que ela carrega.

Por isso, a tecnologia do d2w™ da Symphony é tão importante.

A Res Brasil, que representa esta tecnologia no Brasil nos apresentou laudos técnicos que realmente comprovam a sua eficiência.

Agora, no dia 12 de abril de 2023, recebemos mais uma evidencia do pesquisador Telmo Ojeda.

Fica aqui o agradecimento por parte da FUNVERDE por nos manter atualizados quanto aos laudos e novidades sobre a tecnologia.


Nota explicativa sobre produtos biodegradáveis marca d2w™

 

d2w™ da empresa inglesa Symphony Environmental foi certificado em conformidade com a norma PE-308.01 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acreditada pelo INMETRO.

Assim como está em conformidade com todas as normas e leis internacionais relacionados a produtos, artigos e embalagens recicláveis e biodegradáveis em ambiente aberto, por exemplo a norma ASTM D6954, onde a biodegradação de mais de 90% em 180 dias foi comprovada (Relatórios Intertek) e também comprovadamente mais rapidamente biodegradável no mar, e sem elementos nocivos para seres marinhos conforme concluído pelo Projeto Oxomar da Agência de Pesquisa do governo da França (ANR) e Universidade Queen Mary (QMU).

Como acontece a biodegradação dos produtos fabricados com o uso do d2w™?

As normas relacionadas aos produtos biodegradáveis d2w™ (ASTM D6954) que foram cumpridas preveem o cumprimento de 3 etapas de ensaios, que ocorrem após a vida útil do produto plástico, descritas a seguir:

Etapa 1: Degradação seguida de fragmentação, que resulta em moléculas de baixo peso molecular e moléculas orgânicas solúveis em água.

Esta etapa ocorre sem a necessidade da presença de microrganismos (etapa abiótica), e é acelerada na presença de elementos presentes na natureza em ambiente aberto, como a luz do sol, calor, vento, movimento das águas.

Ao final desta etapa, o material não é mais considerado um plástico, e, portanto, não gera microplásticos persistentes. Importante salientar que a biodegradação de uma folha de árvore e de alimentos requer antes a sua fragmentação, assim como acontece com os produtos fabricados com d2w™.

Etapa 2: O material resultante da etapa 1 vai biodegradar na presença de microrganismos, da mesma forma que acontece com fragmentos de matéria orgânica – como é o caso dos fragmentos de uma folha de árvore – e o resultado final sempre serão elementos naturais, como água, dióxido de carbono e biomassa.

Etapa 3: O resultado final de todo o processo não pode ser ecotóxico.

Produtos fabricados com d2w™ não geram microplásticos pois não são mais plásticos a partir da Etapa 1.

Enquanto a Etapa 1 não acontece, estes produtos são recicláveis juntamente com os plásticos comuns, para dar origem a novos produtos.

Os microrganismos mais comumente envolvidos na biodegradação de produtos biodegradáveis d2w™ são fungos e bactérias, embora outros possam participar também.

Produtos d2w™ participam da economia circular por serem recicláveis, contribuem para a redução da geração de microplásticos os quais são gerados pelos plásticos comuns, são aceitos e permitidos em países onde por lei só são aceitos produtos biodegradáveis, e onde os plásticos comuns não biodegradáveis e que geram microplásticos são proibidos.

Prof. Telmo Ojeda
Ciências Ambientais – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Campus Porto Alegre – RS – Brasil

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top