skip to Main Content

Alagoas inaugura a primeira usina de energia elétrica a partir de gás metano gerado pelo lixo

Por – 18 de março de 2022 – CPG – Foto: Assessoria – Estrutura instalada na cidade do Pilar – A empresa Alagoas Ambiental desenvolvou a primeira usina de energia elétrica que funciona a partir do gás metano gerado pelo lixo.

A primeira usina de energia elétrica através do gás metano gerado pelo lixo, da empresa Alagoas Ambiental, foi inaugurada nesta quinta-feira (17) na região metropolitana de Maceió, mais precisamente no município de Pilar.

Em sua fase inicial, a unidade será capaz de produzir 1 MWh, para o abastecimento de até 4.000 casas. O metano é utilizado principalmente como fonte de energia.

O gás produzido (biogás) em aterros sanitários ou lixões é drenado por um tubo e então enviado para uma usina que o converte em energia.

Em São Paulo, 700 mil pessoas são beneficiadas pela energia que advém do biogás extraído do lixo urbano.

Usina de energia elétrica a gás metano do lixo poderá se expandir para 4 megas  

De acordo com o administrador da Alagoas Ambiental, Tarcísio Neto, a empresa tem prazer em inaugurar a usina que terá capacidade de gerar eletricidade por meio do gás metano a partir do lixo, que é extremamente explosivo e perigoso.

A usina transformará o gás em energia elétrica, utilizando uma tecnologia da Itália.

Neto afirma que a empresa está feliz em ser uma das pioneiras desse empreendimento em Alagoas, sendo uma ótima forma de contribuir com o meio ambiente.

De acordo com o administrador, a usina de energia elétrica será equipada com quatro motores em seu projeto final, gerando uma capacidade para produção de 4 megas de energia por hora e afirma que o projeto será essencial para Alagoas.

A empresa já é pioneira no tratamento de chorume de osmose, procedimento utilizado para transformar o chorume em água.

Além disso, também possui uma usina de construção civil responsável pela produção de matéria prima para construção de estradas.

Além de usina de energia elétrica através do lixo, Alagoas também receberá usina solar  

De acordo com Tarcísio, a partir de agora o gás metano será canalizado e levado para uma máquina que o converterá a energia.

O administrador ressaltou que há outras cidades da região nordeste que também utilizam a mesma tecnologia, como Petrolina e Caruaru, situadas em Pernambuco.

Renato Filho, prefeito do município, recebeu a tecnologia que transforma gás metano do lixo em energia e falou sobre a importância da cidade para o desenvolvimento de Alagoas.

Filho afirma que a inauguração da usina de energia elétrica é um passo essencial, tendo em vista que será utilizada a energia renovável.

Durante a inauguração da unidade, o prefeito citou que planeja inaugurar uma usina de energia solar no município e também o primeiro teleférico de Alagoas.

O prefeito estima que Pilar será responsável por 10% da produção de gás metano de todo o Brasil até o fim de 2022.

O município tem ficado à frente no avanço de Alagoas e Filho afirma que é necessário ter a cidade 100% com gás canalizado produzido localmente, pois Alagoas deve otimizar todas as suas riquezas, e o município é parceiro nesses investimentos.

Novos empregos serão gerados após inauguração da usina de energia elétrica em AL

Marcelo Vieira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho, ressaltou os empregos que foram gerados pela iniciativa, e disse que este é um dos motivos pelo qual Alagoas apoia esse e qualquer outro empreendimento que surgir envolvendo o tratamento de resíduos sólidos.

Já de acordo com o desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas, é o momento ideal para celebrar uma nova conquista, pois será possível extrair da natureza apenas aquilo que precisamos, com capacidade transformadora, e ainda gerar novos empregos.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top