skip to Main Content

Armazenamento de hidrogênio

Engenheiros estão construindo enormes cavernas de sal para armazenar quantidades de hidrogênio – Se o boom do hidrogênio acontecer, precisamos de um lugar para manter as reservas.

Por – Popular Mechanics – 30 de novembro de 2020

Os cientistas estão voltando às minas de sal, literalmente, para encontrar uma nova maneira revolucionária de armazenar grandes quantidades de hidrogênio para energia. Os proponentes dizem que isso pode ser um passo em direção ao desbloqueio do hidrogênio para energias renováveis ​​- algo que poderia mudar o cenário energético se fosse resolvido.

“O projeto inicialmente teria energia suficiente para abastecer 150.000 residências por um ano e está programado para estar operacional em 2025”, relata a Fuel Cell Works. “Ele está sendo gerenciado pela Mitsubishi Hitachi Power Systems (MHPS), fabricante de turbinas a gás, e pela Magnum Development, que possui cavernas de sal para armazenamento de combustível líquido.”

Isso funciona basicamente reaproveitando cavernas enormes existentes para armazenar reservas de hidrogênio, bem como de outros combustíveis. Da mesma forma que a água doce se aglutina em aqüíferos abaixo da superfície da Terra, essas enormes cavernas oferecem aos cientistas uma instalação de armazenamento feita pela natureza.

O hidrogênio pode ser produzido com energia renovável a partir de fontes como painéis solares e então armazenado sob o solo em cavernas de sal para uso futuro.

O hidrogênio pode ser produzido com energia renovável a partir de fontes como painéis solares e então armazenado sob o solo em cavernas de sal para uso futuro. Cortesia da Geostock / Vinci Construction

“Cavernas podem ser criadas em cúpulas de sal, perfurando-se a cúpula de sal e injetando água na rocha, que dissolve o sal. A salmoura resultante é extraída, deixando uma grande cavidade. A próxima etapa é armazenar hidrogênio na caverna. Eletrolisadores de hidrogênio podem converter água em hidrogênio usando energia renovável de fontes solares e outras. O hidrogênio pode então ser armazenado e reconvertido em eletricidade quando necessário. ”

A Fuel Cell Works relata que, embora essas cavernas estejam nos EUA, o maior impulso para o armazenamento em cavernas de sal está na Europa. O aumento da energia do hidrogênio é uma grande parte da estratégia energética do futuro próximo da União Européia, mas, no momento, o hidrogênio está prejudicado por alguns problemas logísticos. Primeiro, o aproveitamento dos recursos de hidrogênio hoje envolve principalmente o uso de hidrocarbonetos de combustíveis fósseis, tornando a “limpeza” do hidrogênio mais uma pergunta do que uma resposta.

E, em segundo lugar, o hidrogênio é um gás inflamável e de alto volume, portanto, muitas cadeias de abastecimento envolvem afundá-lo em outros materiais ou super-resfriá-lo em um líquido – tecnologicamente fino, mas caro, de alta energia e, novamente, ao contrário do objetivo de limpeza e energia menos onerosa para o meio ambiente.

O modelo sugerido para armazenamento de hidrogênio em cavernas de sal fecha o ciclo, oferecendo um ótimo meio para armazenar a energia do hidrogênio e em um local que seja fácil de transportar para os municípios próximos.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top