skip to Main Content

Assinatura do termo de cooperação da CVMR – central de valorização de materiais recicláveis

Prefeitura e Sindibebidas assinam termo de cooperação para a instalação da CVMR – Central de Valorização de Materiais Recicláveis

A Prefeitura de Maringá assina nesta sexta-feira (14) juntamente com o Sindibebidas, Instituto Lixo e Cidadania e Cooperativa CataParaná, o termo de cooperação para a instalação da Central de Valorização de Materiais Recicláveis no Parque Industrial de Maringá.

O evento também irá empossar os membros do Conselho Gestor Pró-Catador, que visa a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

Administrada pela Rede CataParaná a central irá receber, reciclar e comercializar embalagens de resíduos sólidos como garrafas PET, papel, papelão, latas, vidros etc., gerando trabalho e renda para os catadores.

A iniciativa atende à lei da logística reversa que compartilha a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e poder público.

Dividida em dois barracões com mais de 700 metros quadrados, a central é resultado da iniciativa público-privada que reúne a administração municipal, o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Instituto Lixo e Cidadania, e cooperativa CataParaná.

Para a construção e operacionalização da central, o Sindibebidas e demais parceiros irão investir R$ 2,5 milhões e em contrapartida o município investirá cerca de R$ 650 mil.

Entre as autoridades convidadas, estarão presentes Luiz Eduardo Cheida – Secretário do Meio Ambiente do Paraná, Margaret Matos de Carvalho – Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Paraná, Carlos Alencastro Cavalcanti – Presidente da Ong CataParaná, Marilza de Lima e Roselaine Ferreira – Representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Waldomiro Ferreira da Luz – Presidente o Instituto Lixo e Cidadania, prefeitos e secretários municipais de Maringá e região bem como representantes de empresas de Maringá e região.

A CVMR tem abrangência nos municípios localizados num raio de 100 km.

Data – sexta-feira, 14 de janeiro de 2014
Horário – 14 horas
Local – Paço Municipal – sala de reuniões do Gabinete

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top