skip to Main Content

Aumento do nível do mar pode fazer países inteiros desaparecerem para sempre

Por Redação – Jovem Pan – 15 de fevereiro de 2023 – Aumento do nível do mar deixa China, Índia e Holanda em risco e pode fazer países inteiros desaparecerem para sempre – Imagem WikiImages/Pixabay

Secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, chama atenção para êxodo maciço de populações; cidades como Londres, Los Angeles, Nova York, Buenos Aires também estão ameaçadas.

Quase 900 milhões de pessoas que vivem em áreas litorâneas baixas estão em risco

O aumento do nível do mar, que tem sido registrado nos últimos anos, pode fazer com que países inteiros desapareçam e provoquem um êxodo maciço de populações, advertiu o secretário-geral da ONUAntónio Guterres, na terça-feira, 14/02/2023.

“O perigo é grave para quase 900 milhões de pessoas que vivem em áreas litorâneas baixas, uma em cada 10 pessoas na Terra”, ressaltou Guterres diante do Conselho de Segurança.

“As comunidades que vivem em áreas mais baixas e países inteiros poderiam desaparecer para sempre.

Estaríamos presenciando um êxodo maciço de populações inteiras, de proporções bíblicas”, acrescentou.

Ele não especificou quais países desparceiraram, porém, alertou que o impacto do aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras, a expansão dos oceanos por temperaturas mais altas e, agora, principalmente pelo derretimento das calotas polares, vai muito além.

“Seja qual for o cenário, países como BangladeshChinaÍndia e Holanda estão todos em risco” e “megacidades em todos os continentes sofrerão impactos severos, como Cairo, Lagos, Maputo, Bangcoc, Jacarta, Mumbai, Xangai, Copenhague, Londres, Los Angeles, Nova York, Buenos Aires e Santiago”, detalhou.

Segundo os especialistas do painel sobre mudanças climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês), o nível do mar aumentou entre 15 e 25 cm entre 1900 e 2018.

E um aumento de 43 cm é esperado para 2100, caso o planeta experimente uma elevação de 2°C de temperatura em comparação com a era pré-industrial.

Além disso, a elevação poderia chegar a 84 cm se o planeta aquecer 3 ou 4°C até o fim do século.

O aumento do nível dos mares, além de submergir determinadas áreas, vem acompanhado de um aumento de tempestades e inundações nas regiões costeiras.

Nesse contexto de populações que se verão obrigadas a buscar exílio, Guterres pediu que “os vazios sejam preenchidos nos marcos legais existentes” ao nível global.

“Isto deve incluir a lei de refugiados”, insistiu.

E também deverão ser apresentadas soluções para o futuro dos Estados que perderão totalmente o seu território terrestre.

O secretário-geral também considerou que o Conselho de Segurança da ONU tem “um papel essencial a desempenhar” para “abordar os desafios devastadores de segurança que o aumento do nível das águas apresenta”.

Este é um tema polêmico dentro do órgão.

Por exemplo, em 2021, a Rússia vetou uma resolução que estabelecia um vínculo genérico entre o aquecimento global e a segurança no mundo, um texto apoiado pela maioria dos membros do Conselho.

*Com informações da AFP

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top