skip to Main Content

Baleias são filmadas se alimentando na Antártida, despertando esperança de sua recuperação!

Por Agence France Presse – 8 de julho de 2022.

Cientistas dizem que o número de um dos maiores animais do planeta melhorou lentamente desde a sua proibição da caça na década de 1970, mas avistamentos em áreas de alimentação da Antártida.

 

Enorme grupo de baleias capturadas em frenesi de alimentação na Antártida – vídeo

Os gigantes oceânicos perdem apenas para as baleias azuis em comprimento, com corpos esbeltos que os ajudam a deslizar pela água em alta velocidade.

Eles não conseguiram escapar da caça industrial, no entanto, e foram massacradas e levadas à beira da extinção durante o século 19 e 20, quando os caçadores destruíram sistematicamente as populações de baleias em todo o planeta.

“Eles foram reduzidos para 1 ou 2% da população que existia originalmente”, disse Helena Herr, da Universidade de Hamburgo, principal autora da pesquisa, publicada na revista Scientific Reports.

“Estamos falando de alguns milhares de animais deixados em toda a área do hemisfério sul.”

Embora os cientistas digam que o número de baleias está se recuperando lentamente desde a proibição da caça às baleias em 1976, houveram poucos avistamentos desses animais misteriosos em grandes grupos em suas áreas de alimentação históricas.

Mas em cenas que Herr descreveu como “um dos maiores eventos da natureza”, pesquisadores e cineastas conseguiram capturar imagens de até 150 baleias na Antártida.

Imagens de drones, filmadas por cineastas da vida selvagem da BBC, mostram as baleias mergulhando e se lançando pela água, explodindo grandes rajadas de ar à medida que emergem, enquanto os pássaros voam no céu acima delas.

“A água ao nosso redor estava fervendo, porque os animais estavam subindo o tempo todo”, disse Herr na quinta-feira. “Foi emocionante, apenas ficar lá e assistir.”

Baleias-comuns no espetáculo 'emocionante' da Antártida

Baleias no ’emocionante’ espetáculo antártico. Fotografia: Helena Herr/Universidade de Hamburgo/AFP/Getty Images

Em duas expedições em 2018 e 2019, os pesquisadores registraram 100 grupos de baleias, variando de pequenas reuniões de alguns indivíduos a oito grandes congregações de até 150 animais.

Anteriormente, os grupos de alimentação registrados tinham no máximo cerca de uma dúzia de baleias.

Usando dados de suas pesquisas, os autores estimam que pode haver quase 8.000 baleias na área da Antártida.

As baleias podem viver cerca de 70 ou 80 anos naturalmente e ter apenas um filhote de cada vez, então Herr disse que a recuperação das populações foi um processo lento.

Ela disse que o número crescente de baleias é um bom sinal de que as medidas de conservação podem funcionar, embora ela tenha notado outras ameaças, incluindo acidentes com barcos.

A União Internacional para a Conservação da Natureza agora lista as baleias como “vulneráveis” e estima a população global em 100.000 indivíduos e na sua maioria, no hemisfério norte.

Mais baleias também podem ser um bom sinal para a saúde do oceano em geral – e até mesmo esforços para combater as mudanças climáticas.

As baleias se alimentam de krill rico em ferro, mas também defecam nas águas superficiais – devolvendo nutrientes ao oceano que ajudam a estimular o crescimento do minúsculo fitoplâncton, a base da cadeia alimentar marinha.

Como as plantas terrestres, o fitoplâncton faz fotossíntese usando os raios do sol para transformar o dióxido de carbono em energia e oxigênio.

Elas são “engenheiros do ecossistema”, disse Herr, que avistou pela primeira vez, acidentalmente,  um grupo de baleias em 2013, durante uma missão de pesquisa sobre as baleias minke da Antártida.

Ela agora planeja mais missões para investigar o mistério duradouro desses gigantes oceânicos – onde eles se reproduzem.

“Não sabemos para onde vão”, disse Herr, acrescentando que se sabia muito mais sobre as baleias do hemisfério norte.

Mhairi Killin examina nossa relação com o mar e suas criaturas.

Mhairi Killin: ‘Barulho de barco, dissuasão de focas, sonar – o mar está se tornando uma paisagem sonora industrializada’

Os animais podem crescer até cerca de 27 m, embora Herr tenha dito que agora as baleias tendem a ter uma média de 22 m, principalmente após a grande caça às baleias que preferiam as maiores criaturas.

Ao todo, cerca de 700.000 baleias foram mortas durante o século 20 por causa do óleo em sua gordura corporal.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top