skip to Main Content

Biden aprova polêmico projeto de extração de petróleo no Alasca

Por Redação Jovem Pan – 13 de março de 2023 – Alvo de críticas por grupos ambientalistas, Projeto Willow será um dos maiores em solo americano e deverá fornecer até 576 milhões de barris de petróleo em até 30 anos – Foto:  Drew Angerer / Getty Images North America via AFP

Projeto foi aprovado pelo governo Biden nesta segunda-feira, 13 de março de 2023.

Na tentativa de acalmar os ânimos, o governo americano diz estrar trabalhando em proteções adicionais em uma grande área de reserva nacional.

Também anunciou que pretende proibir, permanentemente, a perfuração em uma grande área do Oceano Ártico, próximo da reserva.

“Sabemos que o presidente Biden compreende a ameaça existencial do clima, mas está aprovando um projeto que inviabiliza seus próprios objetivos climáticos”, afirmou Dillen.

O presidente americano reconheceu o risco ao meio ambiente, mas prometeu reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 50% e 52% até 2030, meta estipulada no âmbito do Acordo de Paris.

Patrocinadores e legisladores do projeto preveem que a medida irá gerar milhões de empregos e será importante na independência energética dos Estados Unidos.

A expectativa é que a produção máximo de barris de petróleo por dia seja 180 mil.

“O Projeto Willow é de vital importância para a economia do Alasca, trabalhos bem remunerados para nossas famílias e a futura prosperidade do nosso estado.

Esta decisão também é crucial para nossa segurança nacional e do meio ambiente”, disse o senador republicano pelo Alasca Dan Sullivan.

No entanto, as associações ambientalistas tratam o projeto como uma “catástrofe”.

“Willow vai ser uma das maiores operações de petróleo e gás em terras públicas federais do país. A contaminação de carbono que vai liberar no ar terá efeitos devastadores na nossa gente, na vida silvestre e no clima. Vamos sofrer as consequências nas próximas décadas”, alertou a organização ambientalista Sierra Club.

O projeto havia sido aprovado pelo ex-presidente Donald Trump, mas um juiz o devolveu para uma revisão adicional por parte do governo.

O Gabinete de Administração de Terras divulgou uma análise ambiental do material no início de fevereiro.

O órgão detalhou um alternativa que visa eduzi-lo a três locais de perfuração no lugar de cinco, com aproximadamente 219 poços.

O resultado da análise aponta a produção de 576 milhões de barris de petróleo em aproximadamente 30 anos e a emissão de 9,2 milhões de toneladas de CO2 ao ano.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top