skip to Main Content

Bombeamento solar com painel fotovoltaico: como funciona

Por PerfurArte – Poço artesiano movido a energia solar: saiba mais sobre essa alternativa econômica
Em poços artesianos movidos a energia solar, o conjunto de bombeamento fica conectado a um painel solar e funciona de maneira autônoma, sem necessidade de postes e cabeamento.
Além da autossuficiência, essa alternativa também pode gerar economia na sua conta.

Em muitos casos, o melhor local para se construir um poço artesiano fica longe da rede elétrica.

O que fazer, então?

Uma alternativa que tem se tornado cada vez mais popular é o poço artesiano movido a energia solar.

Isso significa que o conjunto de bombeamento do poço fica conectado a um painel solar e funciona de maneira autônoma, sem necessidade de vários postes e cabeamento entre o poço e o quadro de força.

Ao todo, o poço e o conjunto solar tomam um espaço de apenas cerca de 15 metros quadrados, funcionando com autossuficiência e economia na conta de energia.

Não é incrível?

As vantagens da energia solar

O Brasil é um país em grande parte ensolarado. Logo, nada mais adequado do que aproveitar esse potencial solar.

Existem três grandes vantagens de poços artesianos com energia solar:

· Autonomia: você nunca fica sem energia, pois tem sol o ano inteiro;

· Distância: você pode usar a água a longas distâncias do poço, sem necessidade de postes e cabeamentos caros;

· Economia: apesar do investimento inicial ser um pouco alto, a manutenção é mínima e a autossuficiência compensa muito.

No geral, sistemas de captação de água movidos a energia solar geram economia na sua conta, especialmente para quem usa bastante água a longas distâncias.

Irrigação e gado

Na agropecuária, é comum precisar levar água para irrigação ou bebedouros a grandes distâncias do poço.

Nestes casos, bombas movidas a energia elétrica podem gerar um custo muito alto. A energia solar é uma alternativa que permite o consumo de mais água com mais eficiência a um custo menor.

Como funciona?

Poços movidos a energia solar possuem um conjunto solar composto por painéis de energia solar fotovoltaicos e um kit de bombeamento.

O kit de bombeamento é alimentado diretamente pelos painéis solares, o que faz com que possa ser utilizado em áreas de difícil acesso, sem necessidade de cabo para alimentar o sistema.

A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. Esse processo ocorre em células fotovoltaicas, um dispositivo fabricado com material semicondutor.

O uso de energia solar fotovoltaica tem crescido muito no Brasil, de forma que essa tecnologia tem se tornado cada vez melhor e mais barata. Hoje em dia, a energia solar é tão eficiente quanto a elétrica, a um custo médio competitivo.

Primeiro poço artesiano com energia solar do Brasil

O primeiro poço artesiano movido a energia solar do Brasil foi instalado no Nordeste, na cidade de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, em 2013.

O poço, com 60 metros de profundidade e vazão de 1.000 litros por hora, foi planejado para minimizar os efeitos da longa estiagem e levar água a 32 famílias que antes tinham que buscar água de má qualidade nas proximidades ou aguardar carros-pipa.

Esse poço fez parte de um programa de combate à seca do Exército Brasileiro.

A meta do Comando Militar do Nordeste era instalar 200 poços artesianos na região nordestina: 40 no Rio Grande do Norte, 40 no Ceará, 40 no Piauí, 40 na Paraíba e 40 na Bahia.

O mesmo sol que tanto castigou a região passou a servir como fonte de energia para movimentar a bomba hidráulica, fornecendo água de boa qualidade com baixo custo de operação e manutenção.

Ano passado, a prefeitura da cidade de Santa Rita, na Paraíba, também investiu em painéis solares com o objetivo de fornecer água às comunidades mais carentes do município.

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, afirmou que “a cidade é privilegiada por ter o sol como aliado para movimentar a bomba hidráulica do poço artesiano, o que permitirá o fornecimento hídrico praticamente durante todo o ano”, segundo o Portal Solar.

Este Post tem 6 Comentários

  1. MINHA LOJA DE VENDAS ONLINE
    Solicito sugestão técnica e econômica para bombeamento de agua para uma área de 400m2 em um condomínio em Feira de Santana/Bahia interior da Bahia a 120 km de Salvador/Capital. Preciso de fornecedores confiáveis, equipamentos eficientes (de vida longa) baixa manutenção são meus anseios iniciais. Solicito ajuda nesta empreitada dentro das possibilidades disponíveis.

    Atenciosamente,

    Evandro Bastos
    WHATSAPP (71) 9 97008082

  2. Bom dia, estou precisando de uma bomba submersa solar que tenha capacidade de ficar a 150 MT de profundidade no posso e mande água a 300 MT depois da boca do posso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top