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Brasileiros avaliam Geração Z como a mais atuante em questões ambientais, mostra pesquisa
Por André Lúcio Eloi – Assessor de Imprensa – Conv News, núcleo de notícias ligado à agência Conversion – 12 de novembro de 2024 – 55% dos entrevistados se informam sobre o tema em redes sociais – Foto: EsalqShow.
Ter responsabilidade ambiental é, cada vez mais, uma tarefa de todos. Mas, para que o compromisso com o meio ambiente seja uma realidade, é preciso que a educação ambiental esteja presente no cotidiano da população.
Neste cenário, em que o acesso à informação se dá por diferentes meios, nota-se que algumas gerações se mostram mais interessadas nos assuntos relacionados ao meio ambiente.
Levar um estilo de vida mais equilibrado e consumir de marcas que estejam antenadas e comprometidas com a sustentabilidade: essas são algumas das características da Geração Z, faixa etária que, para 30% dos brasileiros, é a mais atuante quando o assunto é comprometimento ambiental.
Atrás da Geração Z, aparecem os millennials, com 24% das respostas e a Geração X, com 14%.
Os dados são de um estudo realizado pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia limpa.
A relação da Geração Z com as pautas ambientais tem como um de seus principais impulsionadores a proximidade com a internet.
A primeira geração a nascer e a crescer com a presença já estabelecida no espaço virtual apresenta os efeitos de ter a exposição constante, desde sempre, às tecnologias e informações.
Isso porque, para 65% dos participantes do estudo, os sites de notícias da internet são a principal fonte de conhecimento sobre questões ambientais atualmente.
Em segunda colocação, aparecem as redes sociais, com 55% das respostas.
Fica claro que a internet vem desbancando os meios de comunicação tradicionais, mas a forma como a informação está sendo consumida não é, necessariamente, a melhor.
Prova disso é o fato de as redes sociais, espaços em que tudo é publicado sem critérios de checagem e veracidade dos dados, terem se tornado uma das principais fontes de informação.
Das mídias tradicionais, as notícias de rádio e TV aparecem em terceira posição como fonte de informação sobre questões ambientais, com 53% das respostas.
Com números também significativos, filmes e documentários são meios de conhecimento no assunto para 35% dos entrevistados.
Neste contexto, de forma geral, o brasileiro avalia o seu nível de conhecimento acerca das pautas ambientais como intermediário, conforme 59% das respostas do estudo.
Uma faixa considerável de 25% dos respondentes entende que possui pouco conhecimento na área, e apenas 16% avalia que possui muito conhecimento em temas do meio ambiente.
Mesmo que boa parte dos respondentes considere que têm certo domínio de assuntos sobre meio ambiente e sustentabilidade, algumas dúvidas ainda perduram.
Entre elas, as principais incertezas estão relacionadas ao aquecimento global (33%); mudanças climáticas (32%); consumo sustentável (31%), e gestão de resíduos e reciclagem (31%).
Diante desse cenário, cabe a cada geração refletir sobre como tem contribuído para um futuro mais sustentável e como suas escolhas de consumo e informação impactam o meio ambiente.
Buscar fontes de notícias confiáveis e sanar algumas das principais dúvidas é um um dos caminhos essenciais para que se construa um futuro mais consciente de forma coletiva.
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: entre os dias 26 e 30 de setembro de 2024.
Os dados foram providos pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia limpa.
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