skip to Main Content

Carne de animal sem matar

Por Damian Carrington Editor de Meio Ambiente – The Guardian – 1 de dezembro de 2020

Foto Hampton Creek / Eat Just – Carne cultivada em laboratório agora está à venda pela primeira vez.

A aprovação em Cingapura de células de frango cultivadas em biorreatores é vista como um marco na indústria de alimentos.

As ‘mordidas de frango’ do Eat Just estarão inicialmente disponíveis em um dos restaurantes em Cingapura.

A carne cultivada, produzida em biorreatores sem o abate de animal, foi aprovada para a venda por autoridades reguladora pela primeira vez. O desenvolvimento foi considerado como um momento marcante em toda a indústria da carne.

As “mordidas de frango”, produzidas pela empresa norte-americana Eat Just, passaram por uma avaliação de segurança da Agência de Alimentos de Cingapura e a aprovação pode abrir a porta para um futuro em que toda a carne seja produzida sem a matança de animais, disse a empresa.

Dezenas de empresas estão desenvolvendo frangos, bovinos e suínos cultivados, com o objetivo de reduzir o impacto da produção pecuária industrial nas crises climáticas e naturais, além de fornecer carne mais limpa, sem drogas e sem crueldade animal.

Foto Daniel Beltra / Greenpeace

Atualmente, cerca de 130 milhões de frangos são abatidos todos os dias para carne e 4 milhões de porcos. Em peso, 60% dos mamíferos da Terra são animais, 36% são humanos e apenas 4% são selvagens.

Foto REUTERS/Stefano Rellandini

 

As células do produto Eat Just são cultivadas em um biorreator de 1.200 litros e depois combinadas com ingredientes vegetais.

A disponibilidade inicial seria limitada, disse a empresa, e os petiscos seriam vendidos em um dos restaurante em Cingapura. O produto seria bem mais caro do que o frango convencional até que a produção aumentasse, mas a Eat Just disse que, eventualmente, passaria a ser mais barato.

O meio de crescimento para a linha de produção de Cingapura inclui soro fetal bovino, que é extraído do sangue fetal, mas é amplamente removido antes do consumo. Um soro vegetal seria usado na próxima linha de produção, disse a empresa, mas não estava disponível quando o processo de aprovação em Cingapura começou, dois anos atrás.

Foto Molly Katzen/Eat Forum

Uma série de estudos científicos mostrou que as pessoas nas nações ricas comem mais carne do que é saudável para elas ou para o planeta .

Foto Marilyn Barbone/Alamy

Pesquisas mostram que reduzir o consumo de carne é vital para enfrentar a crise climática e alguns cientistas dizem que essa é a melhor ação ambiental que uma pessoa pode tomar.

Foto Getty Images

 

As empresas que desenvolvem carne cultivada em laboratório acreditam que este é o produto com maior probabilidade de afastar os consumidores de carne das fontes tradicionais.

Farmed pigs

As dietas veganas são vistas como desagradáveis ​​por alguns, e os substitutos de carne à base de vegetais nem sempre são considerados como replicando a textura e o sabor da carne convencional. A carne cultivada em biorreatores também evita os problemas de contaminação bacteriana de dejetos animais e o uso excessivo de antibióticos e hormônios em animais.

Foto Antonio Scorza/AFP/Getty Images

 

A pequena escala da produção atual de carne cultivada requer um uso relativamente alto de energia e, portanto, emissões de carbono. Mas, uma vez ampliado, seus fabricantes afirmam que ele produzirá emissões muito mais baixas e usará muito menos água e terra do que a carne convencional.

Josh Tetrick, do Eat Just, disse: “Acho que a aprovação é um dos marcos mais significativos na indústria de alimentos das últimas décadas. É uma porta aberta e cabe a nós e a outras empresas aproveitar essa oportunidade. Minha esperança é que isso leve a um mundo nos próximos anos em que a maioria da carne não exija a morte de um único animal ou o abate de uma única árvore”.

Mas ele disse que os principais desafios permanecem, com a reação dos consumidores à carne cultivada talvez sendo o mais significativo: “É diferente? Com certeza. Nossa esperança é através da comunicação transparente com o consumidor, o que é e como se compara à carne convencional, podemos vencer. Mas não é uma garantia. Ele disse que “o frango em cultura e nutricionalmente igual à carne convencional”.

Outros desafios incluíram obter aprovação regulatória em outras nações e aumentar a produção. “Se quisermos servir todo o país de Cingapura e, eventualmente, trazê-lo para outras partes do mundo, precisamos mudar para biorreatores de 10.000 litros ou mais de 50.000 litros”, disse Tetrick.

Foto Just

A Eat Just já tem experiência na venda de produtos não animais, como seus ovos de origem vegetal e maionese vegana , aos consumidores. Outra empresa, a Supermeat.com em Israel, acaba de iniciar degustações públicas gratuitas envolvendo um “frango crocante de cultura”.

 

Foto Supermeat

 

Especialistas do setor disseram que outras empresas, incluindo Memphis MeatsMosa Meat e Aleph Farms, podem ter um bom desempenho no futuro, já que trabalharam em produtos texturizados como bifes e foram capazes de produzir quantidades significativas de carne cultivada em laboratório desde o início. Tyson e Cargill, duas das maiores empresas de carnes convencionais do mundo, agora têm uma participação na Memphis Meats.

Gerhardt disse esperar que a carne cultivada substitua os cortes da carne tradicional, mas que os produtos vegetais, que são mais baratos, têm maior probabilidade de substituir hambúrgueres e salsichas.

“A [aprovação Eat Just] é um grande negócio para o futuro da produção de carne em todo o mundo”, disse Bruce Friedrich, do Good Food Institute, sem fins lucrativos dos Estados Unidos. “Uma nova corrida pelo futuro dos alimentos está em andamento.” Ele disse que é improvável que a carne cultivada se torne popular por alguns anos, até que corresponda ao custo da carne convencional.

Hsin Huang, o secretário-geral do Secretariado Internacional da Carne , que representa a indústria global de carne e gado, concorda que a aprovação da carne de cultura foi um marco significativo.

“É bem provável que produtos semelhantes de outras empresas virão em seguida”, disse ele. “Tem havido tanto entusiasmo sobre a carne cultivada em células que os primeiros passos para as vendas em massa é um marco significativo.”

“Acreditamos que o potencial de mercado para carne cultivada é vasto, pois os consumidores em geral continuam a mostrar grande entusiasmo pelo sabor e pelos benefícios nutricionais dos produtos de origem animal. Claro, nossa visão é que produtos de origem animal atenderão melhor a essas necessidades, mas uma competição saudável é bem-vinda”.

Ele acrescentou que a pecuária é atualmente essencial para a subsistência de cerca de um bilhão de pessoas pobres em todo o mundo. Ele disse que o IMS acredita fortemente na escolha do consumidor, com rotulagem e regulamentação adequadas.

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top