A ação segue o mesmo modelo adotado na estação Vila Olímpia, reinaugurada em junho de 2021.

As melhorias incluem a instalação de placas solares, jardins verticais e sistema de água de reuso, além de trazer infraestruturas que beneficiam passageiros.

“Essa é a segunda estação sustentável, que está dentro do programa de revitalização das estações, dos novos trens, das portas automáticas, dos investimentos que estamos realizando no transporte público aqui em SP. Essa estação está totalmente revitalizada e temos aqui o conforto, comodidade, acessibilidade e inclusive estímulo à utilização de bicicletas”, destacou João Doria, governador de São Paulo.

Além do governador, estiveram presentes nesta reinauguração o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o presidente da CCR Mobilidade Marcio Hannas, o presidente da ViaMobilidade, Linhas 8 e 9 Francisco Pierrini, e o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, Eduardo Jorge da Cunha Caldas Pereira.

Iniciativas sustentáveis

Confira abaixo as ações implementadas na estação Cidade Jardim, segundo informações do governo do estado:

  • Instalação de 240 placas solares de 400W sobre os telhados das plataformas, que conta com uma potência de pico de 96 kW;

A geração anual de energia foi calculada em 99 kWh/ ano. O governo estima que a redução de gasto com energia da estação será de 51% do consumo operacional, o que equivale ao abastecimento de energia para 33 residências comuns e 9.900 banhos em chuveiro elétrico (considerando banho de 10 min em chuveiro de 5000 W).

Estação Cidade Jardim
Foto: Governo do Estado de São Paulo
  • Instalação de canaletas laterais nas escadas fixas para facilitar o transporte das bicicletas;
  • Novas lixeiras de coleta seletiva com maior capacidade de armazenamento foram espalhadas;
  • Adoção do método wetlands: uso de plantas para o tratamento biológico de esgotos;

A água na estação será captada e tratada por um moderno sistema de filtragem sem produtos químicos e disponibilizada como água de reuso para os jardins verticais.

“Levando em consideração que o volume de água tratada esperado é de 200 mil litros por mês, o resultado será 6 m³ de tratamento diário”, afirma o governo em nota.

 

Estação Cidade Jardim
Foto: Governo do Estado de São Paulo
  • Implantação de jardins verticais, que ajudam a amenizar a temperatura e a reduzir a poluição;

As áreas verdes foram distribuídas em um espaço de 1.611m² de vegetação natural, com diferentes espécies de plantas, incluindo costela de Adão, jibóia, barba de serpente, íris azul, dinheiro em penca e Agaphantus.

As plataformas também foram reformadas e ganharam aplicação de paisagismo em jardins verticais.

Estação Cidade Jardim
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Estação Cidade Jardim

Situada entre dois bairros nobres, Cidade Jardim e Jardim Europa, a estação de trem Cidade Jardim transporta mais de 170 mil passageiros por dia.

A estação integra a linha 9-Esmeralda antes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e, desde 27 de janeiro, é gerida pelo consórcio ViaMobilidade – composto pela empresa CCR e pela holding RuasInvest Participações. A concessão valerá por trinta anos.