skip to Main Content

Cientistas converteram dióxido de carbono em ar puro

Por Astronomy New Reporter -26 de outubro de 2022 – Um professor de química descobriu uma maneira de desencadear o processo de fotossíntese em um material sintético, transformando gases de efeito estufa em ar limpo e produzindo energia ao mesmo tempo.

O processo tem grande potencial para criar uma tecnologia que pode reduzir significativamente os gases de efeito estufa ligados às mudanças climáticas, além de criar uma forma limpa de produzir energia. 

Os resultados de sua pesquisa são publicados no Journal of Materials Chemistry A.

Este trabalho é um avanço”, disse o professor assistente da UCF Fernando Uribe-Romo.

“Adaptar materiais que absorvam uma cor específica de luz é muito difícil do ponto de vista científico, mas do ponto de vista social estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma tecnologia que pode ajudar a reduzir os gases de efeito estufa.”

Uribe-Romo e sua equipe de estudantes criaram uma maneira de desencadear uma reação química em um material sintético chamado estruturas metal-orgânicas (MOF) que decompõe o dióxido de carbono em materiais orgânicos inofensivos.

Funcionou e a reação química transformou o CO2 em duas formas reduzidas de carbono, formato e formamidas (dois tipos de combustível solar) e no processo de limpeza do ar. 

“O objetivo é continuar aprimorando a abordagem para que possamos criar maiores quantidades de carbono reduzido para que seja mais eficiente”, disse Uribe-Romo.

Ele quer ver se os outros comprimentos de onda da luz visível também podem desencadear a reação com ajustes no material sintético.

Se funcionar, o processo pode ser uma maneira significativa de ajudar a reduzir os gases de efeito estufa.

“A ideia seria montar estações que capturem grandes quantidades de CO2, como ao lado de uma usina.

O gás seria sugado para a estação, passaria pelo processo e reciclaria os gases de efeito estufa enquanto produzia energia que seria devolvida à usina.”

Talvez algum dia os proprietários pudessem comprar telhas feitas do material, que limpariam o ar em sua vizinhança enquanto produziam energia que poderia ser usada para abastecer suas casas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top