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Combustível de aviação à base de vegetal pode reduzir as emissões de carbono em até 70%

POR Amit Malewar – Inceptive Mind – 19 de outubro de 2021 – Foto Pixabay

Atualmente, a indústria da aviação global produz cerca de 2-3% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO2) induzidas pelo homem e é responsável por 3,5% do aquecimento global.

A fim de reduzir a pegada de carbono do setor de aviação, pesquisadores em todo o mundo estão cada vez mais procurando alternativas sustentáveis ​​ao combustível tradicional de aviação.

Uma das alternativas mais recentes vem de pesquisadores da Universidade da Geórgia.

A equipe desenvolveu o combustível de aviação sustentável (SAF) a partir de um tipo de planta de mostarda que pode substituir o combustível de aviação à base de petróleo e reduzir as emissões de carbono em até 68%.

A equipe, liderada pelo cientista da Universidade da Geórgia, Puneet Dwivedi, estimou o preço do equilíbrio das emissões de carbono do ciclo de vida do combustível de aviação sustentável (SAF) derivado do óleo obtido da Brassica Carinata, uma oleaginosa não comestível.

O mais recente número dos estudos SAF visa fornecer uma alternativa menos exigente para o combustível de aviação.

Rolls-Royce tests 100% Sustainable Aviation Fuel in the Pearl 700 engine.

A Rolls-Royce testa 100% de combustível de aviação sustentável no motor Pearl 700. Crédito: Rolls Royce

Por exemplo, a Rolls Royce conduziu seus primeiros testes de combustível de aviação 100% sustentável em um motor a jato executivo no início deste ano.

Em seguida, existem outras alternativas, como hidrogênio líquido e combustível de amônia os pesquisadores também desenvolveram tecnologia para converter resíduos plásticos em ingredientes de combustível de aviação.

Um campo florescendo de carinata.

Plantação florescendo de Carinata. Crédito: Bill Anderson

O estudo do combustível de aviação vem depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, propôs um crédito tributário para combustível sustentável como parte do Sustainable Aviation Fuel Grand Challenge, que reúne agências federais para aumentar a produção de SAF em todo o país.

Com sua nova proposta, Biden estabeleceu a meta de uma queda de 20% nas emissões da aviação até 2030 e alcançar o zero carbono na aviação até 2050.

O crédito fiscal proposto requer uma redução de 50% nas emissões de carbono do ciclo de vida, que a Universidade da Geórgia excede.

Além disso, o preço para a produção de SAF baseado em Carinata varia de $ 0,12 por litro no limite inferior a $ 1,28 por litro, que é menor do que o combustível de aviação baseado em petróleo de $ 0,50 por litro quando os incentivos econômicos atuais são incluídos na análise.

O Carinata também pode ser cultivado fora da estação, o que significa que não causa problemas na alimentação humana.

Além disso, de acordo com Puneet Dwivedi, o cultivo de Carinata fornece todos os benefícios da cultura de cobertura relacionados à qualidade da água, saúde do solo, biodiversidade e polinização.

Sua pesquisa atual se concentra na modelagem da viabilidade econômica e ambiental de produzir e consumir SAF com base em Carinata na Geórgia, Alabama e Flórida, considerando uma perspectiva da cadeia de suprimentos.

A jet refuels.

Foto Getty Images

“Nossos resultados são relevantes para o estado da Geórgia, que é o sexto maior consumidor de combustível de aviação convencional do país, que hospeda o aeroporto mais movimentado do mundo e é o lar da Delta Airlines, uma companhia aérea líder global,”disse Dwivedi.

“Estou ansioso para prosseguir com mais pesquisas para fornecer uma alternativa sustentável ao nosso modelo atual de viagens aéreas. Carinata tem o potencial de ser uma situação vantajosa para as nossas áreas rurais, a indústria da aviação e, o mais importante, as mudanças climáticas.”

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