skip to Main Content

Comissão Federal do Comércio (FTC) reprime alegações ambientais enganosas e não comprovadas

Necessitando da versão original em inglês entre em contato solicitando. Grifos e destaques nossos no anexo emitido pela FTC.

É importante frisar que há pelo menos dois anos o Instituto IDEAIS vem alertando sobre aditivos divulgados como “enzimáticos”, “orgânicos”, “biodegradáveis”, “naturais”, entre outros apelos ambientais e que seriam capazes de promover biodegradação de plásticos em qualquer ambiente, inclusive aterros, sendo que alguns citavam a conformidade com padrão ASTM 5511, entre outras.

Também temos insistido sobre aditivos e plásticos oxibiodegradáveis falsos, inclusive os compostáveis, ou que não entregam para o consumidor o que prometem.

As ações tomadas pela FTC contra estas empresas, e em alguns casos contra os fabricantes e quem distribui estas embalagens ratifica as informações que temos enviado para a indústria e comércio.

É nosso dever manter a sociedade informada sobre tais fatos que tem potencial de iludir empresas e consumidores. Portanto o IDEAIS vai encaminhar para os órgãos de defesa do consumidor e também para as autoridades brasileiras amostras de embalagens plásticas com apelos que não encontram respaldo científico, nem comprovação, para que tenham conhecimento e tomem as providências cabíveis.

Plásticos biodegradáveis, tanto os oxibiodegradáveis, quanto os hidrobiodegradáveis existem e devem ter seu uso incentivado, desde que autênticos e cumpram normas e que provem seus atributos e características.

Exija sempre certificações independentes e acreditadas e não corra o risco de ser responsabilizado por informação e rotulagem enganosa para o consumidor.

Em nosso site existe o Clube dos Autênticos. São embalagens testadas e aprovadas. Confira. http://www.i-ideais.org.br/

Pela primeira vez ações desafiam alegações ambientais sobre plásticos biodegradáveis

A Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos anunciou hoje seis ações de fiscalização, uma que impõe multa de USD 450,000 e cinco que, pela primeira vez, tratam das afirmações sobre
plásticos biodegradáveis, como parte de uma ofensiva do órgão relativa a alegações ambientais falsas e enganosas.

O caso dos plásticos inclui uma denúncia contra uma empresa que comercializa um aditivo que afirma torna produtos plásticos biodegradáveis, e quatro denúncias e penalidades impostas contra
empresas que comercializavam vários plásticos que supostamente seriam biodegradáveis, mas cujas alegações eram falsas e não corroboradas. (…)

Boletim do Instituto IDEAIS de 11 de novembro de 2013

Instituto Ideais
Visite o site  www.i-ideais.org.br
Siga no Twitter twitter.com/InfoIdeais
Siga no Facebook www.facebook.com/pages/Instituto-Ideais
Entre em contato por Email info@i-ideais.org.br
Ou por telefone + 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top