skip to Main Content

Como a Índia se tornou o país mais importante na luta climática

Por Sarker Protick – TIME –  Justin Worland / Jharkhand – Índia Fotos Sarker ProtickJazida de carvão de Jharia em Dhanbad, no estado de Jharkhand. A remoção do topo da montanha é uma forma de mineração de superfície em que os topos das montanhas são dinamitados e removidos para acessar os veios de carvão.

A viagem de carro de Ranchi a Hazaribagh, no estado de Jharkhand, no leste da Índia, é de apenas 100 km, mas leva quase três horas.

Desviamos para evitar que crianças em idade escolar conversem com amigos e perambulem pela estrada, buzinamos para as vacas saírem do caminho e aceleramos passando por picapes reconfiguradas como veículos de transporte improvisados ​​transbordando de trabalhadores.

Homens de sandálias empurram bicicletas sobrecarregadas com sacos de carvão pela estrada, enquanto nas estradas vicinais perto de Hazaribagh, mulheres carregam baldes na cabeça.

Foi o carvão que me trouxe a Jharkhand, um dos estados mais pobres e poluídos da Índia.

Os mineiros e garimpeiros ilegais que tentam sobreviver, são apenas o começo.

Ao longo de todo o caminho até o nosso destino, a Topa Open Coal Mine, uma caravana de caminhões grandes e coloridos cheios até a borda com carvão vindo em nossa direção na pista oposta.

Quando finalmente chegamos à mina, vejo a origem de tudo: uma explosão em uma parede de rocha, abrindo acesso a novas jazidas de carvão para suprir as crescentes necessidades industriais e energéticas do país. diz JK John, supervisor sênior de mineração no local, empregado por uma subsidiária da estatal Coal India Ltd.:

“Aqui, há demanda por carvão”.

Peguei dois vôos e andei mais de 1400 km para chegar ao estado de Rajasthan, no noroeste, que é um mundo à parte.

Ao longo de uma rodovia muito bem pavimentada do aeroporto de Jaisalmer, as turbinas eólicas pontilham a paisagem até onde a vista alcança.

Mais longe do centro da cidade, nos aproximamos de um campo de painéis solares, composto por uma usina de 300 MW inaugurada em 2021 pela empresa indiana ReNew Power, fornecendo eletricidade para a crescente população do estado de Maharashtra, onde fica Mumbai. 

Mesmo que a região expanda sua indústria de energia renovável, a atmosfera permanece limpa e agradável o suficiente para sustentar um comércio turístico próspero.

Jharkhand e Rajasthan, tão diferentes na aparência, estão sendo moldados pela mesma força fundamental: a Índia está crescendo tão rapidamente que sua demanda por energia é insaciável.

Mas os dois estados apresentam respostas completamente diferentes para essa demanda. 

Historicamente, os combustíveis fósseis de lugares como Jharkhand impulsionaram a industrialização. 

Mas hoje, com o aumento das preocupações com o clima, muitos especialistas estão pedindo que a Índia abandone o carvão o mais rápido possível e adote o modelo de energia verde tão predominante em Rajasthan.

Depende muito da abordagem que irá dominar o futuro energético da Índia. 

Nas três décadas desde que a redução de emissões se tornou um ponto de discussão no cenário global, os analistas retrataram os EUA, a China e a Europa como os alvos mais críticos para reduzir a poluição.

Mas cada dia fica mais claro que a Índia logo será o país mais importante no esforço de mudança climática.

Operador de elevador manual dentro da sala de controle em uma das últimas minas subterrâneas remanescentes. Foto: Sarker Protick para TIME

Em dezembro, passei 10 dias na Índia, visitando comunidades carboníferas, locais de energia renovável e conversando com líderes dos centros políticos e financeiros do país para entender a abordagem da Índia para a transição energética.

A imagem que surgiu é a de um governo seguindo uma abordagem inédita para um país de sua escala: buscar tecnologias verdes em meio à industrialização, deixando o destino do carvão para o mercado.

A Índia, como cidadão global responsável, está disposta a apostar que pode satisfazer a aspiração por padrões de vida mais elevados, ao mesmo tempo em que busca uma estratégia energética bem diferente de qualquer outro grande país anterior”, diz Suman Bery, que lidera o NITI Aayog, o Agência de formulação de políticas econômicas do governo indiano.

A Índia, diz Bery, buscará energia limpa enquanto busca um “equilíbrio entre acesso à energia e acessibilidade, o local onde esse equilíbrio é atingido pode fazer pender a balança climática em todo o mundo.

A Índia contribui com 7% das emissões que causam o aquecimento global hoje, uma porcentagem que crescerá junto com sua economia.

Esse crescimento ajudará a determinar se e até que ponto o mundo ultrapassará a meta de impedir que as temperaturas globais subam mais do que a meta do Acordo de Paris de 1,5°C.  Igualmente importante, a abordagem da Índia está sendo observada em outros lugares.

Se puder usar o desenvolvimento de baixo carbono para trazer prosperidade para seus 1,4 bilhão de habitantes, outros o seguirão.

O fracasso pode levar a uma redução nos combustíveis fósseis em todo o Sul Global.

O que o Norte Global faz também importa.

A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que a Índia precise de US$ 1,4 trilhão em investimentos adicionais nas próximas décadas para alinhar seu sistema de energia com as metas climáticas globais; isso exigirá reformas em credores internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial para facilitar o fluxo de dinheiro.

O melhor resultado, dizem os observadores, é aquele em que a Índia obtém a ajuda de que precisa para fazer a melhor escolha para todos.

A Índia tem que fazer isso por si mesma”, diz Rachel Kyte, reitora da Fletcher School of International Affairs da Tufts University.

E a Índia precisa fazer isso pelo mundo.”

A detonação ocorre na jazida de carvão Jharia em Dhanbad, no estado de Jharkhand, uma técnica comum que usa explosivos para romper o solo.
Sarker Protick para TIME
Em Jharia, estima-se que 37 milhões de toneladas de carvão tenham sido consumidas por um incêndio em leito de carvão que queima há mais de um século.
Sarker Protick para TIME

Em uma amarga ironia , Jharkhand, rico em carvão, não pode fornecer eletricidade confiável nem mesmo para hospitais, escolas e outros provedores de serviços essenciais.

O segundo estado mais pobre da Índia pode ser um exemplo extremo, mas tais problemas permeiam todos os cantos do país e são o cerne de seu desafio climático e energético.

É, fundamentalmente, uma nação em desenvolvimento, e seus líderes não querem descartar nenhuma fonte de combustível enquanto a demanda por energia continua em ascensão meteórica.

À medida que a população do país chega a 1,8 bilhão projetado nos próximos 40 anos, e sua economia cresce a um ritmo ainda mais rápido, o país precisará adicionar um sistema de energia equivalente em tamanho ao de toda a União Europeia, de acordo com ao IEA.

Historicamente, o desenvolvimento nessa escala aconteceu de uma maneira: os combustíveis fósseis construíram a base industrial de um país e, em seguida, os líderes se voltaram para um modelo orientado a serviços de baixo carbono.

A China, um dos exemplos mais bem-sucedidos de modernização rápida da história, construiu sua capacidade industrial adicionando incansavelmente usinas de energia movidas a carvão e agora possui a segunda maior economia do mundo, movida principalmente a carvão.

Com essa base estabelecida, o país iniciou recentemente sua expansão plena de energia renovável.

Para ganhar a vida, muitos residentes locais coletam e vendem carvão da jazida Jharia em Dhanbad. Sarker Protick para TIME.

A Índia, com seus abundantes recursos de carvão, poderia simplesmente fazer o mesmo.

Embora a pesquisa mostre que uma rápida expansão da energia renovável poderia fornecer ao país eletricidade confiável com investimento adequado, nenhum outro país tentou isso na escala da Índia.

Tentar uma revolução renovável traz alguns riscos inevitáveis, como desafios técnicos e vulnerabilidade a cadeias de suprimentos estrangeiras.

Enquanto isso, o carvão é experimentado e testado.

Acima de tudo, os líderes na Índia insistem que têm o direito de usar carvão.

No jargão do mundo do clima, cada país tem sua própria “parcela” de emissões baseada na população que pode produzir antes que o mundo atinja níveis inseguros de aquecimento global.

Nessa formulação, os Estados Unidos e os países europeus já ultrapassaram em muito seus limites;

A Índia, por outro lado, contribuiu com apenas 4% das emissões globais desde 1850, apesar de abrigar 18% da população mundial, de acordo com um relatório da ONU de 2019.

Seja qual for o raciocínio, ninguém com quem conversei na Índia, de acadêmicos a executivos de energia renovável, endossaria uma rápida transição para longe do carvão.

“A Índia não é casada com o carvão”, diz Rahul Tongia, membro sênior do Centro para Progresso Social e Econômico em Nova Delhi.

“É só isso que a Índia tem.” Em vez disso, os funcionários do governo estão trabalhando para promover a energia renovável sem trabalhar ativamente para acabar com o carvão.

Esses tratores de grande escala são comumente usados ​​nas áreas de mineração para cavar através dos veios de carvão. Sarker Protick para TIME

No centro dessa abordagem está o primeiro-ministro Narendra Modi. Modi, cujo apoio à energia solar remonta ao seu tempo como principal funcionário do estado de Gujarat na década de 2010, estabeleceu metas ousadas de energia renovável, dizendo na COP26 em 2021 que o país instalaria 500 gigawatts de capacidade de energia renovável até 2030.Isso é equivalente a 15 vezes a atual capacidade renovável da Califórnia.

Para chegar lá, o governo Modi combinou seus objetivos de energia renovável e tecnologia limpa com sua política de liberalizar a economia e impulsionar o setor privado.

Bery, do NITI Aayog, descreve a abordagem do governo como baseada no mercado: criar um contexto para tecnologias limpas para “superar o carvão no mercado” em vez de depender de mandatos do governo.

A Índia, ele me disse em seu escritório em Nova Délhi, deveria “apoiar todas essas outras tecnologias, de modo que seja uma escolha comercial pura, em vez de uma escolha regulatória para eliminar gradualmente o carvão”.

Painéis solares instalados pela Koku Solar Pvt. Ltd revestem os telhados de edifícios residenciais em Mumbai, permitindo que funcionem com energia verde. Sarker Protick para TIME

Especialistas do setor dizem que essa abordagem está funcionando.

A Solar Energy Corp. da Índia, apoiada pelo governo, por exemplo, quase eliminou o risco de que os estados reneguem seus acordos – uma preocupação significativa para os bancos que financiam tais projetos – servindo como intermediário entre os desenvolvedores do setor privado e os estados.

Se os estados não pagarem, a agência pode basicamente forçá-los a fazê-lo – uma inovação que desempenhou um papel “fundamental” ao permitir o crescimento do setor, diz Sumant Sinha, que lidera a ReNew Power desde 2011.

Usar a política para impulsionar o investimento do setor privado é a norma em lugares como os Estados Unidos, mas é novo para a Índia.

Durante décadas, a produção e distribuição de eletricidade na Índia foi controlada por empresas estatais, desde minas de carvão estatais a usinas elétricas estatais e redes estatais. Com a nova abordagem, o setor privado implanta tecnologias de energia limpa e o governo facilita.

Esta é uma mudança ideológica fundamental na governança indiana. O preâmbulo da constituição da Índia o declara um estado “socialista”.

Mas o investimento em energia renovável que dobrou a capacidade desde que Modi assumiu veio quase inteiramente de empresas privadas – e não está diminuindo.

A coisa mais natural para a Índia atender a essa crescente necessidade de eletricidade é satisfazê-la por meio de energia renovável, porque é a coisa mais barata e mais viável comercialmente a se fazer”, diz Sinha.

A IEA projeta que a energia solar representará cerca de 30% da geração de eletricidade da Índia até 2040, igualando a participação do carvão.

Essa vitalidade do setor privado estava em plena exibição em Rajasthan, onde vi enormes parques eólicos e solares pertencentes aos maiores players privados do país, incluindo as megacorporações Tata e Adani.

Em agosto de 2022, o aeroporto de Mumbai mudou para fontes 100% verdes para uso de energia. Sarker Protick para TIME

Mas o foco nos mercados também reflete uma política rígida. Dirigindo por Jharkhand, um estado de 33 milhões de pessoas, é impossível não perceber o quão arraigada a indústria do carvão se tornou.

Os meios de subsistência dependem disso, desde supervisores instruídos que comandam o show até moradores indigentes que buscam pedaços de carvão.

Nos arredores da mina de Topa, vi uma aldeia inteira abandonada para dar lugar aos mineiros para abrir um novo jazigo de carvão.

Deslocar tal colosso, dizem os formuladores de políticas, não pode ser feito com uma regulamentação aqui e ali.

“No minuto em que você disser ‘sem carvão’, haverá implicações políticas.

Haverá tumultos”, diz Amitabh Kant, que lidera a conferência indiana do G-20 este ano.

“Mas se o carvão se tornar inviável comercialmente, isso será aceitável porque o mercado o fará.”

Instalação de painéis solares no telhado de um armazém em Bhiwandi, uma cidade comercial e importante centro comercial que conecta Mumbai e o resto da Índia através da rodovia Mumbai-Agra.  Sarker Protick para TIME
Dentro de um dos armazéns comerciais movidos a energia solar em Bhiwandi.

É uma aposta ousada.

Mesmo com uma verdadeira transição do carvão provavelmente daqui a décadas, muitas autoridades locais e ativistas em toda a Índia começaram a pedir programas dedicados para garantir uma “transição justa” que proteja os afetados por um afastamento do carvão.

Uma transição suave é importante não apenas para a Índia, mas também para o resto do mundo – é um teste de como implementar uma mudança energética nos países em desenvolvimento, ao mesmo tempo em que apoia seu crescimento econômico.

Os líderes da Índia estão cientes das apostas globais.

Onde quer que eu viaje, vi placas comemorando a Índia como anfitriã do G-20 deste ano, o fórum anual das maiores economias do mundo, no qual o anfitrião faz questão de tornar o clima um tema central.

A Índia divulgará seus esforços para estimular mudanças comportamentais entre os consumidores e seu uso incipiente de hidrogênio como meio de armazenamento de energia.

As reuniões, diz Kant, podem levar os países a chegar a um acordo sobre como reformar instituições como o FMI e o Banco Mundial para que possam ajudar os países em desenvolvimento a se descarbonizar.

A transição energética global custará incontáveis ​​trilhões de dólares, e a maioria dos países agora concorda que essas instituições financeiras internacionais precisam criar instrumentos para tornar o investimento em lugares como a Índia menos arriscado para financiadores privados.

Pássaros sobrevoam a poluição em Delhi em uma manhã de dezembro com a qualidade do ar na categoria “muito insalubre”. Sarker Protick para TIME

Para realmente cumprir tal agenda, porém, a Índia deve primeiro convencer o resto do mundo de que seu modelo de desenvolvimento de baixo carbono pode funcionar.

Modi e outros já iniciaram uma campanha para mostrar ao resto do mundo como isso é sério – e apontar a hipocrisia ocidental.

Na COP27, a conferência climática anual da ONU realizada em novembro no Egito, a Índia fez lobby para que os países concordassem em eliminar gradualmente “todos os combustíveis fósseis” em vez de apenas o carvão, um desafio implícito para os EUA e outros países ocidentais ricos em petróleo.

“Por que apenas o carvão deve ser eliminado gradualmente?” Kant me pergunta retoricamente.

E a campanha LiFE de Modi, que se concentra no papel que a mudança comportamental pode desempenhar na redução das emissões, decorre do reconhecimento de que as emissões per capita da Índia são apenas 40% da média global.

O futuro energético da Índia continua sendo uma “escolha” da Índia.

Mas, apesar de toda a insistência do país na soberania, ao casar sua política energética com sua liberalização econômica, ele escolheu um caminho de interdependência.

Ao deixar a velocidade de sua transição verde para os caprichos do mercado, a Índia aceitou uma dependência de sinais de preços, opções de investimento e tendências econômicas muito além do controle de Nova Delhi ou Mumbai.

“Os sinais políticos, a evolução da política ou mesmo os compromissos internacionais também dependem da rapidez com que os participantes do mercado são capazes de responder”, diz Arunabha Ghosh, CEO do Conselho de Energia, Meio Ambiente e Água, uma ONG ambiental da Índia.

O que significa que nosso futuro no planeta, mais uma vez, depende de uma escolha coletiva.

Os líderes políticos do Norte e do Sul globais podem reformar as instituições que governam a economia global, garantindo que o mercado favoreça decisivamente a energia limpa em detrimento dos combustíveis fósseis.

Ou podemos todos nos despedir das metas climáticas globais e nos preparar para os perigos muito mais caros que virão a seguir.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top