skip to Main Content

Como as árvores podem ajudar a resfriar as ilhas de calor urbano

Por Power Over Energy – The New York Times – 1 de agosto de 2021.

O ano de 2020 é considerado o ano mais quente já registrado, com temperaturas muito baixas e muito altas em todo o mundo.

A recente onda de calor no noroeste do Pacífico não tem precedentes

O calor mata mais pessoas do que eventos climáticos extremos, como furacões ou tornados nos Estados Unidos, com mais de 12.000 mortes por ano.

Em nenhum lugar esse calor é mais sentido do que nas cidades. 

O calor é amplificado em “ilhas de calor urbanas”, onde estradas, pavimentos e edifícios absorvem e retêm o calor, e o liberam de volta para o ar, durante a noite.

Alguns bairros urbanos podem ter temperaturas no meio da tarde que são 15° F a 20° F mais altas do que as comunidades arborizadas próximas ou áreas rurais.

Fonte: Hot Zones, Urban Heat Islands, Climate Central

Este efeito aumenta os custos de energia para o manter o ar condicionado que sobrecarrega a rede elétrica, aumenta os níveis de poluição do ar e aumenta a possibilidade de contrair doenças e levar a mortes relacionadas ao calor.

As ilhas de calor urbanas agravam o impacto das ondas de calor, principalmente para as populações vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. 

Muitas cidades não estão preparadas para o risco de queda de energia durante uma onda de calor

A power failure in New Orleans last month. Blackouts have increased more than 60 percent in the United States since 2015.

Um estudo recente estimou que um blecaute combinado com uma onda de calor poderia colocar dois terços da população residente nestas cidades à exaustão ou ficarem isolados.

A summer worker with Trees Forever, an Iowa nonprofit, with a new transplant in June. Abundant water is critical for at least two years after the shock of transplanting.

Árvores podem salvar vidas

Plantar árvores é uma das estratégias mais eficazes para proteger as pessoas do calor nas cidades, especialmente em bairros de baixa renda que têm menos árvores e temperaturas mais altas do que os bairros mais ricos com ruas amplamente arborizadas.

As árvores podem reduzir a temperatura do ar nos bairros da cidade em 10 graus

Quanto menos o pavimento estiver exposto ao sol, menos absorverá sua energia.

As árvores não apenas fornecem sombra, mas suas folhas liberam umidade para resfriar o ambiente.

Isso reduz a demanda por ar condicionado, ajudando a evitar faltas de energia elétrica por falhas no sistema de transmissão durante as ondas de calor.

O resfriamento não é o único benefício que as árvores trazem para os ambientes urbanos. 

Eles também reduzem a poluição do ar, absorvem águas pluviais, armazenam carbono, atraem pássaros e melhoram nossa saúde física e mental.

Muitas cidades nos Estados Unidos e em todo o mundo estão lançando iniciativas para aproveitar o poder das árvores para resfriar suas cidades. 

A campanha Root Nashville de Nashville é plantar 500.000 árvores até 2050, com foco em bairros mais quentes com altas concentrações de populações vulneráveis. 

Pittsburgh anunciou recentemente planos de plantar 100.000 árvores nos próximos 10 anos, com foco em comunidades de baixa renda e minorias.

La Petite Ceinture. Foto: Adrian Benepe

Na última década, Paris liderou o caminho para a ecologização urbana por meio de várias ações, incluindo o plantio de pequenas florestas, redução da quantidade de área ocupada por carros, criação de espaços verdes, e incentivando a agricultura urbana e transformação de pátios escolares que eram de asfalto em áreas comunitárias verdes.

Ciclistas e carrinhos de bebê substituem carros nas margens do rio Sena, Foto: Adrian Benepe

Existem ações na Europa, Índia e outros países para plantar “pequenas florestas” nos bairros das cidades. Essas florestas, às vezes do tamanho de uma quadra de basquete, crescem rapidamente e fornecem sombra, liberam umidade, atraem plantas e animais e armazenam carbono.

As árvores urbanas oferecem amplos benefícios econômicos com uma estimativa de US $ 18,3 bilhões em remoção de poluição do ar, sequestro de carbono, menor uso de energia em edifícios e emissões reduzidas de usinas de energia.

Foto: GoodFreePhotos

Além de plantar árvores, há muitas coisas que as cidades podem fazer com o projeto urbano para reduzir o impacto do calor extremo:

  • Adicione vegetação e água aos espaços urbanos
  • Plantar telhados verdes
  • Cause cal de qualquer grande área de asfalto preto, como telhados, estradas e estacionamentos
  • Fornece mais acesso a espaços públicos com ar condicionado,
  • Varie a altura de novos edifícios para aumentar o fluxo de ar e criar desfiladeiros de sombra,
  • Adapte o projeto do edifício para usar mais ventilação natural nos edifícios.

Original

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top