skip to Main Content

Como está o Dióxido de carbono medido pela NASA

Por NASA – Junho de 2022 – O dióxido de carbono na atmosfera aquece o planeta, causando mudanças climáticas. As atividades humanas aumentaram o teor de dióxido de carbono da atmosfera em 50% em menos de 200 anos.

O dióxido de carbono (CO2) é um importante gás de retenção de calor, ou gás de efeito estufa, que vem da extração e queima de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás natural), de incêndios florestais e de processos naturais como erupções vulcânicas.

 

O gráfico acima, mostra os níveis atmosféricos de CO2 medidos no Observatório Mauna Loa, no Havaí, nos últimos anos, com as mudanças sazonais naturais removidas.

O segundo gráfico mostra os níveis de CO2 durante os últimos três ciclos glaciais da Terra, capturados por bolhas de ar presas em mantos de gelo e geleiras.

Desde o início dos tempos industriais (no século 18), as atividades humanas aumentaram o CO 2 atmosférico em 50% – o que significa que a quantidade de CO2 é agora 150% do seu valor em 1750.

Isso é maior do que o que naturalmente aconteceu no final da última era glacial, 20.000 anos atrás.

No mapa abaixo, mostra como o dióxido de carbono global mudou ao longo do tempo.

Observe como o mapa muda de cor à medida que a quantidade de CO2 aumenta de 365 partes por milhão (ppm) em 2002 para mais de 400 ppm atualmente.

(“Partes por milhão” refere-se ao número de moléculas de dióxido de carbono por milhão de moléculas de ar seco.)

Essas medidas são da troposfera média, a camada da atmosfera da Terra que está de 8 a 12 quilômetros acima o chão.

Em 2002

Em 2012

Em 2022

Voce pode conhecer mais aqui

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top