skip to Main Content

Como fazer uma fossa séptica com pneus reciclados

Por EcoInventos – 8 de maio de 2022

Essa fossa séptica foi feita na cidade de Uberlândia, Brasil, uma alternativa interessante para o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, ao mesmo tempo em que resolve parte do problema de saneamento, comum em diversas cidades do mundo.

O responsável por este projeto tem sido o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE), órgão responsável pela criação do sistema e sua fabricação.

Mas, para não limitar o conhecimento, eles criaram um manual com o qual, passo a passo, você poderá replicar a ideia em qualquer lugar.

A base para a fabricação dessa fossa séptica são pneus de caminhão, muitas vezes obtidos sem custo. 

Segundo o DMAE, esse projeto tem atraído muitos agricultores e moradores de fazendas e sítios em áreas periféricas, pouco servidas por redes coletoras de esgoto.

Cada box utiliza oito pneus, divididos em dois módulos. 

A conexão é feita diretamente no banheiro. 

No primeiro módulo, a decomposição dos resíduos ocorre por meio de bactérias. 

A matéria orgânica é depositada na base deste primeiro módulo, enquanto o líquido gerado chega ao segundo módulo, onde as bactérias continuam atuando, eliminando até 95% dos contaminantes orgânicos. 

O líquido resultante, através de um dreno, pode ser utilizado para irrigação.

Esta fossa séptica deverá ser limpa por uma empresa especializada a cada 2-3 anos, logicamente dependendo do seu uso, o que eliminará os resíduos corretamente.

Clique aqui para acessar o manual de como fazer uma fossa séptica Embora o manual esteja em português, você pode segui-lo sem problemas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top