skip to Main Content

Como o ar condicionado está esquentando o mundo

Por – The Guardian – 25 de julho de 2021 – À medida que as temperaturas sobem, um novo livro investiga o impacto ambiental da maneira favorita da América de se refrescar – Foto: Condicionadores de ar fora de um prédio em Seul. Os produtos químicos nocivos que tornam nossas vidas confortáveis ​​contribuem para a crise climática. Fotografia: Yonhap / EPA

Ampla dependência do ar condicionado nos Estados Unidos é explorada no livro de Eric Dean Wilson, After Cooling: on Freon, Global Warming, and the Terrible Cost of Comfort.

O livro explora como o ar-condicionado se tornou uma das maneiras mais eficazes de se refrescar – e explica como os produtos químicos prejudiciais que tornam nossas vidas mais confortáveis ​​também contribuem para a crise climática.

O refrigerante moderno – gás em geladeiras, freezers e condicionadores de ar – foi introduzido pela primeira vez na década de 1930 na forma de um produto químico denominado clorofluorcarbonos (CFCs), mais conhecido como Freon.

Este produto químico escapou para o ar com o tempo, abrindo um buraco na camada de ozônio. Em 1987, um acordo global foi alcançado para proibir a produção de CFCs – embora a cada ano um buraco na camada de ozônio reapareça sobre a Antártica em outubro.

HFCs, os produtos químicos que substituíram o refrigerante proibido, embora não destruam a camada de ozônio, seu potencial de aquecimento global pode ser centenas a milhares de vezes maior do que o dióxido de carbono.

Hoje, o refrigerante mais comumente usado em condicionadores de ar e carros é o HCFC, que tem um potencial de destruição da camada de ozônio muito menor.

O livro de Wilson não é um apelo para abandonar os aparelhos de ar condicionado. Ele reconhece que, em uma onda de calor, os refrigerantes salvam vidas.

As temperaturas elevadas prolongadas podem diminuir a capacidade mental e física das pessoas, e o ar condicionado é uma ferramenta eficaz de gestão do calor nas salas de aula.

Mas antes do uso generalizado do ar condicionado comercial, nosso mundo era mais frio – e na busca de conforto aquecemos nosso planeta.

Em uma entrevista, Wilson reflete sobre o custo do conforto americano.

 

Então, quando estou sentado a um metro de distância de uma unidade de CA da janela, estou lançando produtos químicos nocivos em minha casa ou na atmosfera?

Os condicionadores de ar não consomem ou emitem refrigerantes diretamente.

Mas o que a indústria química que produzia condicionadores de ar afirmava que não enviavam Freon para a atmosfera. De acordo com a indústria, era totalmente seguro porque nunca vazaria. Bem, não é isso que acontece.

O que acontece, especialmente com os condicionadores de ar de automóveis, é que quando um refrigerante é carregado em um sistema, em um ar condicionado, ele lentamente, ao longo de cerca de 15 anos, vaza.

E mesmo que não aconteça, ao se desfazer de um ar condicionado, a grande maioria das pessoas simplesmente passa na rua, ou joga no lixo, ou algo assim, o que é tecnicamente ilegal. Mas não há como regular isso.

Descendo a rua hoje, vi duas unidades de janela de ar destruídas na rua. É caro ter alguém que cuide bem deles. E essas unidades provavelmente têm HFCs.

Qual era a alternativa aos CFCs, uma vez que foram proibidos?

Existem substitutos como HFOs (hidrofluoroolefinas) que não esgotam a camada de ozônio.

Todas as evidências apontam para que eles estejam bem, mas com cada geração subsequente de CFCs refrigerantes, pensamos que eles estavam bem e não estavam.

Não sou um químico e não sou um cientista atmosférico, mas vejo um padrão em relação ao qual sou bastante cético.

 

Você pode falar sobre a dependência de AC durante uma onda de calor?

Em uma onda de calor, você tem pessoas suscetíveis a doenças relacionadas ao calor.

São pessoas que costumam morar em bairros com menos acesso à sombra natural, menos árvores, menos acesso a parques, mais asfalto que absorve calor e pode tornar áreas da cidade 10F mais quentes em alguns lugares.

Os residentes de baixa renda também são mais vulneráveis.

Mesmo se eles puderem pagar pelo aparelho, eles podem relutar em ligá-lo porque podem estar atrasados ​​em suas contas de energia.

Além disso, o que acontece na onda de calor é que todos na cidade ligam o ar condicionado e isso sobrecarrega a rede, e há potencial para apagões.

Uma das coisas sobre as quais escrevo brevemente no livro é apontar para a necessidade de coisas como energia solar comunitária, ou energia controlada pela comunidade, em vez de ter uma empresa monopolista que a controla.

Porque quando o lucro é o motivo principal, os monopólios não estão interessados ​​em salvar vidas.

 

E se não quisermos, ou não pudermos pagar, AC?

A solução mais lo-tech é plantar mais árvores. Iniciativas para garantir que haja vegetação exuberante em todas as ruas de Nova York, especialmente nos bairros de classe trabalhadora, onde tende a haver menos árvores, acho que isso é crucial.

Outra solução é o design sustentável que incorpora resfriamento passivo.

Existem arquitetos inovadores que estão olhando para a natureza, coisas como cupinzeiros, colmeias, coisas que existem na natureza e regulam a temperatura.

Entender como sombrear, como iluminar, mas sem a luz direta do sol que aquece um ambiente.

Coisas como incorporar vento natural em uma sala e usar materiais de construção melhores que não absorvem calor.

E essas estratégias de resfriamento não precisam ser extremamente caras, então tenho muita fé em um bom design.

 

O que você espera que as pessoas tirem do seu livro?

A grande maioria do resfriamento nos Estados Unidos não é para situações de emergência.

E não é nem mesmo para situações que, eu diria, tornam nossas vidas melhores.

Portanto, o que estou pedindo é que realmente consideremos como nosso nível de conforto e o que definimos como conforto foi construído.

E se nosso nível de conforto realmente nos levou a um planeta inabitável. Não estou pedindo que todos soframos, na verdade estou pedindo que soframos novamente, para redefinir o que significa estar confortável.

 

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top