skip to Main Content

Consumidores não entendem a mensagem ‘compostável’ nas embalagens

– PackagingDive – 11 de julho de 2023

  • Os consumidores tentam identificar e descartar adequadamente os materiais compostáveis, de acordo com o relatório recém-divulgado do Consórcio de Compostagem BPI e Closed Loop Partners. Os parceiros realizaram uma pesquisa digital com 2.700 participantes para determinar como as diferentes técnicas de rotulagem e design influenciam nas percepções dos consumidores sobre embalagens compostáveis ​​e não compostáveis ​​em 10 categorias.
  • A pesquisa constatou que cerca de 49% dos entrevistados tiveram dificuldade em distinguir entre os termos “biodegradável” e “compostável”; até 50% dos entrevistados pensaram que poderiam compostar embalagens rotuladas como “feitas de plantas”; e quase um terço dos entrevistados disseram que colocariam incorretamente embalagens compostáveis ​​em uma lixeira.
  • O relatório recomenda soluções para resolver alguma confusão, incluindo padronizar os termos impressos na embalagem, implementar melhores campanhas educativas sobre o que deve ser colocado na reciclagem versus lixeiras de compostagem comerciais e incentivar as marcas a exibir com destaque na embalagem de um produto os detalhes de compostagem doméstica ou industrial.

O estudo faz parte do trabalho maior do Composting Consortium para alcançar resultados circulares para embalagens compostáveis, especialmente à medida que mais desses itens entram diariamente no mercado.

“O volume de materiais compostáveis ​​está aumentando constantemente, mas a confusão sobre como identificar e desviar as embalagens compostáveis ​​para os fluxos de reciclagem corretas continua sendo um desafio”, Paula Luu, diretora sênior de projetos do Center for the Circular Economy da Closed Loop Partners, por e-mail.

A rotulagem e o design afetam a forma como os consumidores descartam as embalagens, concluiu o relatório. 

O descarte inadequado no final da vida útil da embalagem pode resultar em produtos compostáveis ​​que acabam em esteiras de reciclagem ou aterros sanitários, em invés de serem processados ​​como orgânicos.

Também pode resultar em contaminação de orgânicos, um problema que pode resultar em processadores comerciais contaminados rejeitando cargas inteiras de material orgânico.

A contaminação é um problema crescente à medida que os programas orgânicos se espalham por todos os paises.

Mesmo fibras ou outros materiais aparentemente compostáveis ​​podem atuar como contaminação se não se decomporem totalmente em condições de processamento comercial. 

A questão levou alguns compostadores, como a A1 Organics no Colorado, a limitar ainda mais suas listas de materiais aceitos e eliminar todas as embalagens – mesmo que sejam rotuladas como “compostáveis”.

Os consumidores frequentemente não entendem as diferenças nos materiais que podem ser compostados em programas comerciais em oposição aos sistemas domésticos.

Além disso, produtos “compostáveis” são “biodegradáveis”, mas o inverso nem sempre é verdadeiro; biodegradável é um termo mais amplo que significa que os materiais se decompõem, mas não necessariamente na velocidade necessária para uma compostagem bem-sucedida.

O relatório observa que produtos parecidos – geralmente plásticos – são um problema porque se assemelham a produtos compostáveis, mas não são realmente compostáveis. 

Produtos não compostáveis ​​exibindo frases como “feito de plantas” ou “feito de cana de açucar” aumentam o problema e levam os consumidores a acreditar que os itens são compostáveis ​​quando muitas vezes não são, de acordo com o relatório.

O relatório também destaca a importância da certificação de compostabilidade por meio de organizações como o BPI e exibindo isso de forma proeminente nos rótulos das embalagens para melhorar a colocação e recuperação correta do material.

“É o rótulo ‘compostável certificado’ que garante que a embalagem atendeu aos padrões e é considerada adequada para se decompor em uma instalação de compostagem”, disse Luu.

As palavras, ou a falta delas, não são o único elemento que contribui para a confusão de plásticos parecidos.

O relatório mostra como o design e a cor do produto influenciam as percepções dos consumidores sobre compostabilidade e reciclabilidade. 

Por exemplo, utensílios de serviço tingidos de verde podem provocar diferentes percepções de compostabilidade do que o preto. 

Da mesma forma, os recipientes de concha branca podem levar a diferentes percepções do consumidor em relação aos recipientes de cor natural.

O design influencia as percepções do consumidor sobre a compostabilidade, de acordo com o relatório “Unpacking Labeling and Design: US Consumer Perception of Compostable Packaging”. Imagem: Permissão concedida por Closed Loop Partners e Biodegradable Products Institute

Luu disse que o consórcio espera que marcas, fabricantes e formuladores de políticas façam referência a esse estudo para promover a consistência da rotulagem, defender políticas de padronização de rótulos nos paises e reduzir a contaminação tanto para fluxos de reciclagem de orgânicos quanto de plástico.

“Uma maior clareza na rotulagem pode ajudar a resolver a confusão em sua compreensão”, disse Luu. “ Essas descobertas iniciais cruciais destacam a necessidade de estudos adicionais e complementares.”

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top