skip to Main Content

Crescimento da energia renovável impressiona e dá esperança dos 1,5°C

Por – The Guardian – 26 de setembro de 2023 – Fatih Birol, da AIE, afirma que a adoção da energia solar e dos veículos elétricos está alinhado com o objetivo da redução de emissões, mas os países ricos devem acelerar ainda mais os seus planos.

As perspectivas do planeta permanecer dentro do limite de 1,5ºC no aquecimento global está melhor devido ao impressionante crescimento das energias renováveis ​​e do investimento verde nos últimos dois anos, disse o chefe do órgão de vigilância energética mundial.

Fatih Birol, diretor executivo da Agência Internacional de Energia e o mais importante economista energético do mundo, disse que é necessário fazer muito mais, mas que a rápida adoção da energia solar e dos veículos elétricos é encorajadora.

“Apesar da escala dos desafios, sinto-me mais optimista do que há dois anos”, disse ele numa entrevista.

“As instalações solares fotovoltaicas e as vendas de veículos elétricos estão perfeitamente alinhadas com o que dissemos antes a fim de alcançar o nossos objetivos até o ano de 2050 e, assim, permanecer dentro da meta de 1,5ºC. Os investimentos em energia limpa nos últimos dois anos registaram um aumento impressionante de 40%.”

Mas Birol também observou que as emissões de gases de efeito estufa provenientes do setor da energia eram elevadas e que as condições meteorológicas extremas observadas em todo o planeta este ano mostraram que o clima já estava mudando a uma velocidade assustadora.

A AIE, num relatório intitulado Net Zero Roadmap, publicado na manhã desta terça-feira, também apelou aos países desenvolvidos com metas de zero emissões líquidas para 2050, incluindo o Reino Unido, a antecipá-las em vários anos.

O relatório concluiu que “quase todos os países devem avançar nas datas previstas o zero emissões líquidas”, que para a maioria dos países desenvolvidos é 2050 – embora alguns tenham datas mais próximas, como a Alemanha com 2045 e a Áustria e a Islândia com 2040 – e para muitos países em desenvolvimento são muito mais próximas. O mais tarde, em 2060, no caso da China, e em 2070, no caso da Índia.

A Cop28, se realizará no Dubai em Novembro e Dezembro, oferece uma oportunidade para os países estabelecerem planos mais rigorosos de redução de emissões, disse Birol.

Ele quer que a Cop28 chegue a um acordo sobre a triplicação das energias renováveis ​​até 2030 e um corte de 75% no metano do sector energético até a mesma data.

Esta última poderia ser conseguida a baixo custo, porque os elevados preços do gás significam que tapar fugas em poços de petróleo e gás pode ser rentável.

Mas Birol alertou que a situação geopolítica, com muitas nações em desacordo sobre a guerra na Ucrânia, e as relações ainda frias entre os EUA e a China, tornariam ainda a situacao mais complicada.

Ele disse: “O desafio mais importante para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais é a falta de cooperação internacional. A Cop28 é um momento importante e deverá enviar um forte sinal aos mercados energéticos de que os governos estão levando o clima a sério. Eles deveriam agir para reduzir o consumo de combustíveis fósseis.”

Ele também pediu que a Cop28 concordasse com a duplicação da eficiência energética.

“Para reduzir as emissões de combustíveis fósseis, precisamos de reduzir a procura de combustíveis fósseis. Esta é uma condição importante, se quisermos alcançar os nossos objetivos climáticos”, disse ele.

Birol não chegou a endossar o apelo que alguns países fizeram para que a eliminação total dos combustíveis fósseis até 2050 fosse acordada na Cop28, mas disse que todos os países devem trabalhar para reduzir a sua utilização de combustíveis fósseis.

Contorno industrial de poços de petróleo e gás, perfilado em nuvens de tempestade ao pôr do sol – Fotografia por cta88

Rishi Sunak, o primeiro-ministro do Reino Unido, reafirmou na semana passada o seu compromisso de zero emissões líquidas até 2050, mas reverteu e atrasou algumas políticas importantes que ajudariam a atingir a meta. 

Sunak também está planejando uma nova grande ronda de licenças de petróleo e gás no Mar do Norte, apesar do conselho claro da AIE de que nenhum novo projeto de petróleo ou gás a montante deve ser construído no caminho para o carbono zero.

Birol também se recusou a destacar qualquer país, mas deixou claro que os países mais ricos deveriam avançar muito mais rapidamente nas energias renováveis, na eficiência energética, na redução da utilização de combustíveis fósseis e na antecipação das suas metas líquidas zero.

Birol disse: “As economias avançadas têm responsabilidades especiais no combate às alterações climáticas. O que eu esperaria que as economias avançadas fizessem é aumentar ainda mais a sua ambição, em vez de a reduzir. A energia limpa criaria muitos novos postos de trabalho e criaria uma indústria moderna e necessária para ter uma posição competitiva com outros países. A indústria sabe que o próximo capítulo da economia global se baseia em tecnologias baseadas em energia limpa.”

Tessa Khan, diretora executiva da Uplift, uma organização de campanha, disse:

“Este relatório da AIE é mais uma confirmação dos especialistas mundiais em energia de que não podemos ter novos projetos de petróleo e gás se quisermos permanecer dentro de um ambiente seguro, e que a expansão massiva das energias renováveis ​​é fundamental para alcançar esse objetivo.

“No entanto, o Reino Unido faz parte de um pequeno clube de países ricos que, embora professem ser líderes em matéria de clima, estão expandindo muito a produção de petróleo e gás. Apenas cinco nações – os EUA, o Canadá, a Austrália, a Noruega e o Reino Unido – são responsáveis ​​por mais de metade de todos os desenvolvimentos de novos campos de petróleo e gás até 2050.”

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top