skip to Main Content

Debate sobre Fracking ­ Método de Extração não convencional do gás xisto é realizado em Entre Rios do Oeste

Cerca de 270 pessoas participaram para ter mais entendimento sobre esse assunto tão polêmico na região

Centenas de pessoas participaram no dia de ontem (15), na Câmara de Vereadores de um debate relacionado ao tema “Fracking – Método de Extração não convencional do gás xisto”.

Foram realizados dois encontros, sendo que o primeiro encontro teve a participação de lideranças de vários municípios da região, como: Mercedes, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, assessores dos deputados estaduais Elio Rusch, José Carlos Schiavinato e Ademir Bier, além de secretários e das vereadoras Alessandra Caetano Lupges e Lisa Hansen.

O encontro da tarde foi direcionado para as lideranças foi com o intuito de realizar discussões da exploração do xisto nos municípios de Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.

E a noite, cerca de 270 pessoas estiveram na Câmara de Vereadores, para ter mais entendimento sobre esse assunto tão polêmico na região.

Na ocasião, a diretora da 350.org Brasil, Nicole Oliveira e Juliano Bueno da Coesus informaram a população sobre essa técnica tão perigosa e prejudicial ao meio ambiente e a comunidade local.

Segundo Juliano Bueno, “Para qualquer pessoa de bom senso, a decisão do governo federal é equivocada, perigosa e compromete o futuro do país. O Brasil não precisa do fracking. Temos recursos naturais que nos garantem a geração de energia limpa e renovável, a vanguarda das economias de baixo carbono”, comenta.

Para prefeito Jones Neuri Heiden, “O que ouvimos hoje é muito preocupante e precisamos fazer o que for necessário para que isso não aconteça em nosso município. A indústria do fracking irá contaminar a nossa água, acelerando a degradação da cidade, prejudicando a nossa agricultura, expulsando as pessoas das suas terras e as fazendo adoecer. Não queremos isso em nosso município, e em lugar nenhum do mundo,” Ressaltou.

Proibição

Conforme a vereadora Alessandra Lupges, após um pedido da Câmara ao executivo, foi sancionada a Lei municipal n° 2.077 que dispõe sobre a proibição da concessão de alvará para utilização do solo com a finalidade de exploração do gás de xisto não convencional, pelo método de fratura hidráulica, o fracking.

Método Francking

O xisto betuminoso (também conhecido como folhelho ou xisto argiloso) é uma fonte de combustível. Quando submetido a altas temperaturas, produz um óleo de composição semelhante ao do petróleo. Dele se extrai nafta, óleo combustível, gás liquefeito, óleo diesel e gasolina.

Estados Unidos, Brasil, China e Argentina são os países com as maiores reservas mundiais de xisto.

Aquífero Guarani

Um dos blocos mais disputados para exploração fica na bacia do Rio Paraná, onde está localizado o aquífero Guarani, maior reservatório de água subterrânea do mundo, responsável por abastecer as regiões sul e sudeste. No entanto, o Ministério Público do Paraná suspendeu os efeitos da 12ª rodada de licitações promovidas pela ANP, até que sejam mais bem avaliados os riscos ambientais e à saúde.

Fonte – Aqui Agora de 16 de março de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top