skip to Main Content

Desastre nuclear de Fukushima ainda preocupa após dez anos

Por Sergio Arnosti Jr – Ambientalmente

Desastre nuclear de Fukushima ainda preocupa após dez anos.

Este foi o assunto do artigo publicado pela University of Helsinki sobre o aniversário de 10 anos do acidente nuclear de Fukushima Daiichi ocorre em março. Ademais, o trabalho acaba de ser publicado na revista Science of the Total Environment

Além disso, documenta novas, grandes (> 300 micrômetros), partículas altamente radioativas que foram liberadas de um dos reatores de Fukushima danificados.

Nova descoberta

Partículas contendo césio radioativo foram liberadas dos reatores danificados na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi durante o desastre nuclear de 2011.

Assim, pequenas partículas foram amplamente distribuídas, chegando até Tóquio. Ademais, essas partículas têm sido objeto de muitos estudos nos últimos anos.

No entanto, recentemente tornou-se evidente que partículas maiores (>300 micrômetros) contendo Césio, com níveis muito mais elevados de atividade, também foram liberadas do reator que sofreu uma explosão de hidrogênio.

Portanto, essas partículas depositaram-se dentro de uma zona estreita que se estende ~8 km ao norte-noroeste do local do reator.

Assim, até o momento, pouco se sabe sobre a composição dessas partículas maiores e seus potenciais impactos ambientais e à saúde humana.

Assim sendo, o trabalho publicado na revista Science of the Total Environment caracteriza essas partículas maiores na escala atômica e relata altos níveis de atividade.

Project team members survey soils in the Fukushima Daiichi Nuclear Exclusion Zone for Cs particles. Background shows an aquaculture site near the FDNPP that was destroyed by the 2011 Tsunami.

As partículas, relatadas no estudo, foram encontradas durante um levantamento de solos superficiais a 3,9 km a norte-noroeste do reator que explodiu.

Mapa mostrando a localização da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi *FDNPP) e o local de amostragem contra a dose de Radiação a um metro acima do solo a partir de novembro de 2017. A estrela vermelha representa a localização da amostra do solo contento as partículas altamente radioativas.

Esforços técnicos conjuntos

O estudo envolveu cientistas do Japão, Finlândia, França, Reino Unido e EUA, e foi liderado pelo Dr. Satoshi Utsunomiya e pelo estudante de pós-graduação Kazuya Morooka (Departamento de Química da Kyushu University). Portanto, a equipe usou uma combinação de técnicas analíticas avançadas para caracterizar totalmente as partículas.

A partícula em questão trata-se um agregado de nanopartículas menores, que tinham uma estrutura parecida com vidro. Esta partícula provavelmente veio de materiais de construção do reator, provenientes dos danos durante a explosão de hidrogênio. Portanto, quando a partícula se formou, provavelmente adsorveu o Césio que passou por um processo de volatilização a partir do combustível do reator. Além disso, esta partícula tinha um núcleo de carbono vidrado e uma superfície que estava embutida com outras micropartículas, que incluía uma liga Pb-Sn, Al-silicato fibroso, Ca-carbonato / hidróxido, e quartzo.

Imagem de elétrons dispersos de costas (BSE) da seção transversal da partícula mais radioativa acompanhada por mapas elementares de seus principais constituintes.

Composição das partículas

Imagem de elétrons dispersos de costas (BSE) da seção transversal da partícula mais radioativa acompanhada por mapas elementares de seus principais constituintes.

A composição da superfície incorporada às micropartículas provavelmente refletem a composição de partículas transportadas pelo ar dentro da estrutura do reator no momento da explosão do hidrogênio, fornecendo assim uma janela forense para os eventos de 11 de março de 2011.

Diagrama em formato de pizza apresentando a principal composição média das micropartículas aéreas embutidas na superfície do núcleo de carbono.

“As novas partículas de regiões próximas ao reator danificado fornecem pistas forenses valiosas. Eles dão fotos instantâneas das condições atmosféricas no edifício do reator no momento da explosão do hidrogênio, e dos fenômenos fisio-químicos que ocorreram durante o colapso do reator.” Utsunomiya acrescentou.

“Embora quase dez anos se passaram desde o acidente, a importância dos insights científicos nunca foi tão crítica. Além disso, a limpeza e repatriação dos moradores continua e uma compreensão completa das formas de contaminação e sua distribuição é importante para a avaliação de riscos e a confiança pública. Complementou.

“Os esforços de limpeza e descomissionamento no local enfrentam desafios difíceis, particularmente a remoção e o gerenciamento seguro de detritos de acidentes que tem níveis muito altos de radioatividade. Assim, o conhecimento prévio da composição dos detritos pode ajudar a informar abordagens seguras de gestão”. Acrescentou o professor Gareth Law (coautor da University of Helsinki).

Impactos na saúde

Contudo, dada a alta radioatividade associada às novas partículas, a equipe do projeto também se interessou em entender seus potenciais impactos na saúde em relação a dose.

Devido ao seu grande tamanho, os efeitos na saúde das novas partículas são provavelmente limitam-se a riscos de radiação externa durante o contato estático com a pele. Como tal, apesar do alto nível de atividade, esperamos que as partículas tenham impactos insignificantes para a saúde dos seres humanos, pois não adeririam facilmente à pele.

No entanto, precisamos considerar possíveis efeitos sobre as outras criaturas vivas em habitats ao redor de Fukushima Daiichi. Mesmo que dez anos quase se passaram, a meia-vida de 137Cs é ~30 anos. Assim, a atividade nas partículas altamente radioativas recém-encontradas ainda não se decompôs significativamente.

Como tal, elas permanecerão no ambiente por muitas décadas”. Declarou o Dr. Utsunomiya.

“Este artigo faz parte de uma série de publicações que fornecem uma imagem detalhada do material emitido durante os colapsos do reator de Fukushima Daiichi. Ademais, esse é exatamente o tipo de trabalho necessário para a remediação e a compreensão dos efeitos de longo prazo para a saúde”. Afirmou o professor Rod Ewing (coautor da Stanford University).

“O presente trabalho, utilizando ferramentas analíticas de ponta, dá apenas uma visão muito pequena da grande diversidade de partículas provenientes do acidente nuclear, assim como muito mais trabalho é necessário para obter uma imagem realista do impacto ambiental e sanitário altamente heterogêneo”. Acrescentou o professor Bernd Grambow (coautor do IMT Atlantique)

Citação do artigo

New Highly Radioactive Particles Derived from Fukushima Daiichi Reactor Unit 1: Properties and Environmental Impacts. Kazuya Morooka, Eitaro Kurihara, Masato Takehara, Ryu Takami, Kazuki Fueda, Kenji Horie, Mami Takehara, Shinya Yamasaki, Toshihiko Ohnuki, Bernd Grambow, Gareth T. W. Law, Joyce W. L. Ang, William R. Bower, Julia Parker, Rodney C. Ewing, and Satoshi Utsunomiya, Science of The Total Environment. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.145639

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top