skip to Main Content

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

No Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, comemorado nesta quinta (16), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) aposta na gestão participativa para encontrar soluções que mitiguem os efeitos dessas mudanças em São Paulo. “Vamos buscar o protagonismo da SVMA na implementação da Política Municipal de Mudanças do Clima e apoiando iniciativas de todos os tipos”, afirma o secretário Gilberto Natalini, que preside o Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia do Município.

O Comitê, que se reúne na próxima semana, retoma as discussões sobre questões relacionadas às mudanças climáticas que afetam a cidade. A SVMA adotará a mudança do clima como uma das principais linhas para o estabelecimento de suas metas em 2017.

A determinação da Lei da Política Municipal da Mudança do Clima (PMMC), de adotar para a frota municipal de ônibus, fontes energéticas não fósseis, limpas e renováveis até 2018, mostrou-se inviável em função da magnitude dos investimentos necessários.

O Projeto de Lei (PL) 216/2003, proposto por Gilberto Natalini, anterior à PMMC, está sendo retomado como uma forma de se redefinir esse prazo em moldes mais realísticos. O Programa Ecofrota, que em 2012 atingia cerca de 10% dos 15 mil ônibus do sistema público foi descontinuado e faz-se necessário voltar a avançar na introdução dessas tecnologias mais limpas, que estão listadas nesse PL.

O edital para a concessão dos serviços de ônibus, cuja licitação está sustada pelo Tribunal de Contas do Município, encontra-se em reformulação para incluir a substituição dos combustíveis durante o período de vigência dos contratos que vierem a ser assinados com as concessionárias.

Cerca de dois terços das emissões de GEEs (gases de efeito estufa) do Município são oriundas do setor de transporte, seguido dos resíduos sólidos, segundo o inventário de emissões e remoções antrópicas de GEE do Município.

A SVMA apoia todos os agentes públicos e privados para a minimização das emissões dos GEEs, bem como fomenta que as políticas setoriais considerem, nos seus conteúdos e ações, os impactos que a mudança do clima acarreta e as medidas de enfrentamento necessárias. Por exemplo, no campo da gestão dos resíduos sólidos urbanos, fomentando-se a coleta seletiva, a diminuição da geração de lixo e a educação ambiental. Por outro lado, a ampliação das áreas verdes e florestadas poderá ajudar a incorporar (sequestrar) o gás carbônico na vegetação através da fotossíntese. Este é um dos serviços ambientais prestados pelas árvores e que corresponde a uma das principais competências da SVMA.

Fonte – Assessoria de Imprensa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de 16 de março de 2017

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top