skip to Main Content

Documentário sobre natureza está disponível no Youtube

Fernando Fernandez é autor do livro “O Poema Imperfeito” que inspirou o documentário. Foto: Divulgação.

O documentário “O Poema Imperfeito”, da diretora Zulmira Coimbra, está disponível na íntegra na internet, através do Youtube. O filme é baseado no livro de mesmo nome, do professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Rede de Especialistas em Conservação Natureza, Fernando Fernandez, e demonstra que a destruição da natureza não é algo recente.

Lançado esse ano em Curitiba e no Rio de Janeiro, o filme, ao longo dos seus oito capítulos, aponta que o processo de devastação da natureza vem acontecendo a milhares de anos. “Eu acho que existe uma percepção geral na maioria das pessoas de que os estragos que a gente causa na natureza são muito recentes na história. As pessoas identificam de um modo geral a crise ambiental como sendo alguma coisa das últimas décadas do século XX, ou no máximo, uma coisa que vem desde a revolução industrial. Essa percepção de que a natureza era intacta até bastante pouco tempo é o que eu chamei da percepção do poema perfeito, a percepção dominante na nossa sociedade. Hoje, por causa da Paleontologia, a gente sabe que isso não foi assim. Então, se você, hoje, vê a biodiversidade do planeta e acha que a biodiversidade é rica e maravilhosa, você precisava ter visto isso aqui há 50 mil anos”, explica Fernando Fernandez, no início do filme.

O livro “O Poema Imperfeito” foi lançado em 2000. Para o autor, o filme pode ajudar a dialogar com outros públicos que não tiveram acesso a obra. “O livro não é encontrado em livrarias e, neste ano, foi relançado, chegando em sua quarta edição, o que mostra que o Brasil tem uma demanda por assuntos desse tipo. Acredito que colocar o material disponível em uma nova plataforma pode reforçar a procura pelo tema”, diz o professor.

“O Poema Imperfeito é a natureza já desfalcada que conhecemos. No fim do século XIX, o escritor americano Henry Thoreau já se referia à natureza como um poema inteiro e ressentia do fato de ter herdado dos antepassados uma versão sem algumas de suas páginas mais importantes”, explica Fernandez.

Produzido pelo Instituto Pró-Carnívoros e patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o documentário explica como as extinções de várias espécies começaram a partir da saída dos humanos do continente africano e continuam com a fragmentação dos habitats naturais. O filme ainda reforça a importância da criação de áreas protegidas, da refaunação (reconstrução de faunas) e de mudarmos nosso comportamento desperdiçador de recursos.

Fonte – Sabrina Rodrigues, O Eco de 05 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top