skip to Main Content

Elefantes encontrados mortos com estômagos cheios de plástico em um aterro sanitário de Sri Lanka

Por Mack de Geurin – Gizmodo – 14 de janeiro de 2022 – Pelo menos dois membros de uma manada de elefantes asiáticos ameaçados de extinção morreram em um aterro sanitário do Sri Lanka no fim de semana depois de comer lixo. – Foto: Achala Pussala (AP) – Elefantes selvagens procuram comida em aterro a céu aberto em Pallakkadu, Sri Lanka em 6 de janeiro de 2022.

Os elefantes selvagens são criaturas inteligentes e conhecidas por exibir empatia inigualável no mundo animal.

Mas a humanidade colocou elefantes em alguns pontos difíceis, e pode não haver nada mais difícil do que um aterro sanitário no Sri Lanka.

Uma manada de elefantes asiáticos ameaçados de extinção procura comida há anos e pelo menos 20 morreram depois de comerem plástico.

Mais dois gigantes ameaçados de extinção supostamente morreram ao ingerir restos de lixo humano descartado no último fim de semana.

Como relata a Associated Press, o aterro está localizado perto da vila de Pallakkadu, na parte leste do país.

 

 

Um veterinário entrevistado pela AP disse que os dois elefantes mortos engoliram grandes quantidades de polietileno, embalagens de alimentos e outros plásticos.

 

Para piorar a situação, não havia sinais de comida que os elefantes normalmente comem em seus corpos.

De acordo com a AP, a degradação do habitat natural dos elefantes os forçou a migrar para mais perto dos humanos e seus aterros.

Desesperados por comida, os elefantes entraram em aterros sanitários para tentar a sorte.

Mas fazer isso coloca os elefantes asiáticos em risco de comer coisas não destinadas ao consumo, incluindo plásticos ou outros objetos pontiagudos.

Embora o governo do Sri Lanka tenha planos há pelo menos quatro anos para reciclar plásticos em aterros abertos e instalar cercas elétricas em torno de seu perímetro para evitar que essa bagunça aconteça em primeiro lugar, esses esforços não se concretizaram totalmente.

A vila de Pallakkadu – que coleta resíduos de nove vilarejos – já teve uma cerca elétrica ao redor do aterro.

Mas foi atingido por um raio e não foi consertado ou substituído desde 2014.

Esse local também não está reciclando adequadamente seus resíduos.

Foto: Achala Pussala (AP)

Em outros aterros sanitários do Sri Lanka, o governo recorreu à escavação de fossos gigantes ao redor dos aterros para manter os elefantes afastados, de acordo com o Daily Sabah.

A publicação também observou que, como o habitat dos elefantes está diminuindo, isso também aumenta o risco de conflito entre humanos e os elefantes.

Os grandes animais foram encontrados passeando pelas cidades ou pelos campos.

Embora este aterro do Sri Lanka tenha uma história particularmente notória com mortes de elefantes, está longe de ser o único lugar onde o lixo se tornou uma iguaria mortal para os animais.

Pelo menos oito elefantes morreram em 2016 depois de comer lixo plástico tóxico de um aterro a céu aberto em Victoria Falls, Zimbábue.

Outro elefante de 3,5 toneladas com cerca de 20 anos morreu em 2020 após ingerir plástico na Tailândia.

O problema do plástico também se estende a outros animais selvagens.

As tartarugas marinhas são notoriamente atraídas por comer plástico, em parte porque cheira a comida.

O conflito entre humanos e animais selvagens devido à perda de habitat também é um problema encontrado em todo o mundo.

Uma cidade siberiana, por exemplo, foi invadida várias vezes por ursos polares em busca de comida por causa da diminuição do gelo marinho.

As histórias angustiantes são um lembrete não apenas da necessidade de conservar a natureza, mas também de acabar com a poluição.

Os esforços de limpeza só podem ir até certo ponto; a melhor maneira de garantir que elefantes ou qualquer outra criatura não sejam encontrados mortos com o estômago cheio de plástico é parar com o uso desenfreado do plástico de uso único.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top