skip to Main Content

Energia elétrica gerada por água bombeada a partir de energias renováveis

O tesoureiro estadual e ministro de energia Matt Kean diz que em 28 locais diferentes foram indicados para projetos hidrelétricos com potencial de bombeados, em resposta à oferta do governo de um pequeno subsídio de US$ 50 milhões em seu Programa de Subsídios Recuperáveis ​​para Hidrelétricas a partir de águas Bombeadas.

Os 11 GW de propostas de projetos são mais de cinco vezes os 2 GW estimados de que o governo precisa para apoiar mais de 10 GW de projetos eólicos e solares que estão sendo buscados até 2030 em suas zonas de energia renovável planejadas.

O sucesso do ROI hidrelétrico bombeado segue respostas igualmente avassaladoras que viram 34 GW de energia eólica, solar e de armazenamento propostas para a zona de energia renovável de 8 GW da Nova Inglaterra e 27 GW para a zona de energia renovável 3GW Centro-Oeste Orana.

wind turbines sunset australia farm renewables - optimised

“Repetidamente, vemos investidores em energia migrando para NSW para promover uma revolução nas energias renováveis”, disse Kean em um comunicado.

“Sabemos que a forma mais barata e confiável de energia no momento é a solar e eólica, sustentada por energia despachável, como hidrelétricas e baterias.”

NSW está planejando o desligamento de pelo menos três de seus cinco geradores de carvão restantes já próxima década, e não descartou o fechamento do quinto.

Liddell será o primeiro a fechar, seguido por Vales Point e Eraring.

Ela promete ser a mudança de uma rede elétrica baseada em carvão para uma rede baseada em energia eólica e solar.

Até mesmo o governo federal ajustou suas premissas de emissões de uma mudança em NSW de uma parcela de 70 por cento do carvão nos últimos 12 meses para uma com 84 por cento de energias renováveis ​​até 2030.

“A hidroeletricidade é um aspecto fundamental de nosso Roteiro de Infraestrutura de Eletricidade e ajudará a fornecer às famílias e empresas de NSW acesso a uma das eletricidade mais barata em qualquer lugar do planeta”, disse Kean.

Fonte: Projeções de emissões da Austrália para 2021, Departamento de Indústria, Ciência, Energia e Recursos.

“A hidráulica bombeada atua como uma bateria gigante, armazenando o excesso de energia eólica e solar que pode ser rapidamente alimentada na rede quando precisamos. 

Este tipo de armazenamento de energia criará estabilidade e confiabilidade no sistema elétrico.”

De acordo com o governo, a capacidade média das aplicações hidrelétricas bombeadas é de quase 400 MW e uma duração média de 12,6 horas.

Ele diz que “garantirá nossas luzes acesas quando ainda estiver escuro”.

NSW atualmente tem dois projetos hidrelétricos de bombeamento em operação – em Shoalhaven e em Tumut, e a construção começou no projeto hidrelétrico 2GW Snowy 2.0 pelo governo federal de propriedade da Snowy Hydro.

Outros projetos apresentados são Oven Mountain (Alinta), Bells Mountain (AGL), Lake Lyell (EnergyAustralia) e no Centro-Oeste,

Nova Inglaterra e no Lago Dungowan.

O governo de NSW avaliará os pedidos de concessão de US$ 50 milhões em doações recuperáveis ​​nos próximos meses.

Projetos hidrelétricos também serão convidados a concorrer nos próximos leilões planejados no Roteiro de Infraestrutura de Eletricidade. 

O primeiro será na Zona Centro-Oeste.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top