skip to Main Content

Estudo mostra que a acidificação dos oceanos está causando grande impacto na vida marinha

Área de estudo (Shikine-Jima, Japão) mostrando estações intertidal e subtidal, e a variabilidade espacial em p CO 2 . A distribuição espacial de p CO 2 foi calculada usando o algoritmo do vizinho mais próximo no software ArcGIS 10.2 ( http://www.esri.com/software/arcgis/).

Em uma nova pesquisa, cientistas afirmam que cortes nas emissões globais de CO2 são essenciais para limitar mais danos aos recifes de coral e às florestas de algas.

As emissões de dióxido de carbono (CO2) estão matando os recifes de coral e as florestas de algas, já que as ondas de calor e a acidificação dos oceanos prejudicam os ecossistemas marinhos, alertaram cientistas.

Oos pesquisadores dizem que três séculos de desenvolvimento industrial já tiveram um efeito marcante sobre nossos mares.

Mas se os níveis de CO 2 continuarem a subir como previsto, as próximas décadas e os níveis de pH da água do mar terão um impacto ainda maior e potencialmente catastrófico.

As correntes oceânicas na área significam que há níveis naturalmente baixos de CO2 de água superficial , semelhantes aos que teriam estado presentes antes da Revolução Industrial global. No entanto, os vazamentos vulcânicos indicam como o aumento dos níveis de COafetará a ecologia futura, tanto no noroeste do Oceano Pacífico quanto em todo o mundo.

O autor principal, Dr. Sylvain Agostini, Professor Associado da Universidade de Tsukuba Shimoda Centro de Pesquisa Marinha, disse: “Estes CO2 . Escoa fornecer uma janela vital para o futuro Houve mortalidade em massa de corais do sul de Japão no ano passado, mas muitas pessoas Apegam-se à esperança de que os corais consigam se espalhar para o norte, por isso é extremamente preocupante descobrir que os corais tropicais são tão vulneráveis ​​à acidificação dos oceanos, pois isso os impedirá de se espalharem para o norte e escaparem dos danos causados ​​pela água. é muito quente para eles “.

A pesquisa foi liderada por cientistas da Universidade de Tsukuba, no Japão, da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, e da Universidade de Palermo, na Itália.

Envolveu equipes de mergulhadores de mergulho que realizaram investigações ao longo degradientes submarinos de CO 2 criados por vazamentos vulcânicos, registrando como a fauna e a flora respondem à acidificação da água do mar.

Eles descobriram que, embora algumas espécies de plantas se beneficiassem das condições cambiantes, elas tendiam a ser ervas daninhas e algas menores que cobrem o fundo do mar, sufocando os corais e diminuindo a diversidade marinha em geral.

Essas espécies, e alguns animais marinhos menores, estão prosperando porque são mais tolerantes ao estresse causado pelo aumento dos níveis de CO2 .

Jason Hall-Spencer, professor de biologia marinha na Universidade de Plymouth, disse: “Nosso local de pesquisa é como uma máquina do tempo. Em áreas com níveis pré-industriais de CO2, a costa tem uma quantidade impressionante de organismos calcificados, como corais e Mas em áreas com níveis médios atuais de CO2 na superfície da água do mar , encontramos muito menos corais e outras formas de vida calcificadas e, portanto, menos biodiversidade, mostrando os grandes danos causados ​​pelo homem devido às emissões de CO2 nos últimos 300 anos e, a menos que consigamos reduzir as emissões de CO2, veremos, sem dúvida, uma grande degradação dos sistemas costeiros em todo o mundo. ”

Professor Kazuo Inaba, ex-diretor do Centro de Pesquisa Shimoda Marinha, acrescentou: “Os pescadores locais estão ansiosos para saber como a acidificação dos oceanos vai afetar sua subsistência correntes fluindo passado Japão trazer águas que têm naturalmente baixos níveis de CO2 e beneficiar de peixe a partir da matriz habitats calcificados em torno de nossas ilhas. Se formos capazes de cumprir as metas do Acordo de Paris para limitar as emissões, devemos ser capazes de limitar ainda mais os danos às florestas de algas, recifes de corais e todos os ecossistemas marinhos. ”

Referência

Ocean acidification drives community shifts towards simplified non-calcified habitats in a subtropical temperate transition zone
Sylvain Agostini, Ben P. Harvey, Shigeki Wada, Koetsu Kon, Marco Milazzo, Kazuo Inaba & Jason M. Hall-Spencer Scientific Reports volume 8, Article number: 11354 (2018). https://doi.org/10.1038/s41598-018-29251-7
https://www.nature.com/articles/s41598-018-29251-7

Fontes – University of Plymouth / tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate de 30 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top