skip to Main Content

Extração de gás na Argentina causa problema ambiental, denunciam indígenas

Por Jéssica Maes – Estado de São Paulo – ‘Fracking’, técnica usada na região do território mapuche, é controversa e leva a contaminação de solo, água e ar.

Em pouco mais de uma década, Emilce Beeguier, 33, viu mudar a comunidade de Fvta Xayen, onde nasceu, nas proximidades da cidade argentina de Añelo (1.014 km de Buenos Aires).

O município é considerado o coração de Vaca Muerta, uma massiva formação geológica que abriga a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e também é a casa ancestral do povo mapuche.

“Antes era tranquilo. Não se ouvia nem um carro passando. Agora, com o movimento na estrada, não se pode atravessar um lado a outro como eu fazia quando era criança, por exemplo”, conta a kona (“jovem militante”, em mapuche).

O vaivém de caminhões na região se deve à exploração de combustíveis feita por “fracking”, ou fraturamento hidráulico, iniciada em 2013.

A técnica usa milhões de litros de água misturados a areia e a reagentes químicos para quebrar a rocha de xisto no subsolo e extrair petróleo e gás.

Formação de Vaca Muerta

Vaca Muerta colocou a Argentina entre os maiores produtores do mundo de gás e petróleo não convencionais (aqueles extraídos por meio do “fracking”) e sucessivos governos vêm investindo na exploração na região.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top