skip to Main Content

Fiat Chrysler acusada de falsificar emissões

Fiat Punto EVO MyLifeFiat Punto EVO MyLife

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) acusou a Fiat Chrysler de utilizar um software oculto em dois modelos a diesel, com intenção de manipular os testes de emissões de gases poluentes.

A EPA, a agência que “descobriu” o escândalo das emissões do grupo Volkswagen, revelou, esta quinta-feira, que o software foi detetado nos modelos Dodge Ram e Jeep Grand Cherookee, dois veículos vendidos nos EUA e equipados com motores 3.0 a diesel, fabricados entre 2014 e 2016. A Agência estima que 104 mil veículos foram afetados.

Não informar [as autoridades] sobre um software que afeta as emissões dos motores dos veículos é uma violação séria da lei, que pode resultar em poluição nociva”, afirmou Cynthia Giles, fonte oficial da EPA.

Segundo a agência Reuters, trata-se de um dispositivo auxiliar de controlo de emissões, que permite que os veículos emitam poluentes para a atmosfera acima do legalmente permitido, nomeadamente óxido de nitrogénio (NOx),

A multa pela utilização de software de controlo de emissões sem o conhecimento das autoridades pode chegar aos 4,6 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros).

O diretor executivo (CEO) da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, já reagiu à polémica e garantiu que a marca não cometeu qualquer ilegalidade. A empresa, aliás, já iniciou conversações com a EPA e disponibilizou documentos que considerou relevantes.

Não fizemos nada de ilegal. Nunca houve intenção de enganar os testes de emissões. Tudo isto é um absurdo”, disse Sergio Marchionne.

A Fiat Chrysler garante que vai provar que o software de controlo de emissões tem um propósito e não foi desenhado para enganar os testes. Por sua vez, a EPA já informou que vai prosseguir as investigações contra a Fiat Chrysler.

Fonte – Élvio Carvalho, Tvi24 de 12 de janeiro de 2017

Somos inocentes, somos inocentes, somos inocentes… parecem políticos brasileiros ao serem apanhados em alguma operação da PF.

Deixe uma resposta

Back To Top