skip to Main Content

Funcionário alertou Volks sobre fraude em testes, diz jornal alemão

Um engenheiro da Volkswagen alertou a companhia sobre a fraude nos testes de emissões poluentes em 2011, afirma o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.

Segundo a publicação, o aviso veio à tona durante a atual investigação da empresa sobre o escândalo.

Além disso, o jornal Bild am Sonntag, citando fontes não identificadas, afirmou que um inquérito interno descobriu que a fornecedora de peças Bosch alertou a Volks, em 2007, para que não usasse seu software de maneira ilegal – o dispositivo deveria servir apenas para testes, e não para aplicação no produto final entregue aos consumidores.

A gigante automotiva disse à BBC que não comentaria “especulações de jornais”.

Na semana passada, a Volks pediu desculpas publicamente por fraudar os testes de emissões nos Estados Unidos. Cerca de 11 milhões de carros a diesel fabricados desde 2008 foram afetados em todo o mundo, segundo a empresa.

Os veículos tinham dispositivos que podiam detectar quando o motor estava sendo testado e, com isso, mudar seu desempenho para melhorar os resultados.

O presidente executivo da Volks, Martin Winterkorn, se demitiu após a eclosão do escândalo e foi substituído por Matthias Mueller, ex-chefe da Porsche.

Investidores

Além de surpreender usuários de veículos da companhia, o problema causou espanto em investidores do mercado automotivo.

A BBC foi informada de que papéis da dívida emitidos pela Volkswagen estão sob revisão pelo Banco Central Europeu (ECB).

A instituição que tem comprado papéis da dívida de grandes companhias, incluindo a montadora, como parte de seu plano de impulsionar a economia da zona do euro.

Mas, como consequência da confissão da fraude pela empresa, o ECB decidiu revisar as compras de seus papéis. Esse exame inclui, particularmente, dívidas garantidas pelos empréstimos a compradores de carros da Volks.

Esses papéis, conhecidos como ABS (asset-backed securities), são investimentos muito populares, pois oferecem um percentual relativamente alto de retorno em tempos de taxas de juros baixas.

Tais papéis são muito importantes para os fabricantes de carros e permitem a concessão de empréstimos a consumidores.

Consequências

Na sexta, a Suíça proibiu temporariamente a venda de modelos a diesel da Volks que poderiam ter o dispositivo capaz de trapacear nos testes de emissões.

Segundo o país, essa medida atinge 180 mil carros ainda não vendidos ou registrados. As autoridades suíças também criaram uma força-tarefa para investigar o caso.

Um porta-voz do departamento britânico de transporte afirmou que não há planos de uma proibição similar no Reino Unido.

Nos EUA, o Departamento de Justiça afirmou à BBC que se juntaria à EPA (agência de proteção ambiental do país) nas investigações

As descobertas da agência incluem 482 mil veículos só nos Estados Unidos, incluindo modelos como o Audi A3, fabricado pela Volks, e marcas como Jetta, Fusca, Golf e Passat.

A companhia admitiu que cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo contêm o dispositivo responsável pela fraude – 2,8 milhões deles na Alemanha – e que mais recalls e reparos são possíveis.

Metade das vendas da companhia na Europa – maior mercado da montadora – é de carros a diesel.

As ações da Volks despencaram cerca de 30% nos dias que sucederam a eclosão do escândalo.

Fonte – BBC Brasil / IHY de 29 de setembro de 2015

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top