skip to Main Content

Indústria poderá usar garrafa PET reciclada

*Riskin*

Folha de S.Paulo de 19 de março de 2008

Em reunião ontem, a diretoria colegiada da Anvisa decidiu autorizar a utilização de garrafas PET recicladas para armazenar alimentos. A resolução, que deve ser publicada nos próximos dias, tem o objetivo de estimular a reciclagem do produto.

Segundo estimativa da agência, 184 mil toneladas –ou 50% do total– não foram recicladas em 2007. O tempo de decomposição do material no ambiente, de acordo com a Anvisa, é de cerca de cem anos.

Não creio que 50% de PET sejam recicladas, é só olhar os fundos de vale e ver que estão cheios destas pestes descartáveis.

Para poder usar garrafa PET reciclada, a indústria terá que colocar no rótulo a expressão “PET-PCR”.

Segundo a agência, quatro empresas procuraram o órgão pedindo autorização para usar o material.

Na opinião de Hermes Contezini, da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), a iniciativa, no começo, pode sair mais cara, mas pode compensar pelo “apelo ambiental”.

De acordo com ele, o uso de garrafas recicladas em alimentos já é permitido em países como México, Estados Unidos e Austrália, mas os europeus são mais reticentes, por questões técnicas –a resina reciclada tem que ficar em estado muito semelhante à original para ser utilizada– e sanitárias.

Contezini também diz que poderá não haver garrafas PET recicláveis em quantidade suficiente para suprir toda a demanda.

Vamos parar com esta história de PET, o óbvio é voltar ao passado porque este caminho não deu certo, vamos voltar a utilizar vidro retornável para bebidas.

Os porcos jogam estas embalagens miseráveis em qualquer boca de lobo, não adianta, tem que usar embalagem retornável de vidro.

Já faz alguns anos que nós estamos falando que vamos banir as PET depois das sacolas de plástico convencional de uso único.

Pois é, a hora está chegando …

Este Post tem 4 Comentários

  1. Está mais do que na hora das pessoas se tocarem que os nossos netos não poderão comer dinheiro. Tem que reciclar, se não reciclar tem multar, porque infelizmente o povo tem a sua conciência no bolso.

  2. As embalagens de vidro retornáveis são a solução mais simples para quem não conhece a logística reversa, elas normalmente são lavadas com domissanitários potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, e por serem mais pesadas gastam mais combustível, o que aumenta o efeito estufa. É preciso uma visão global dos processos, para problemas complexos não existem soluções simples.

  3. A logistica reversa é muito impartante para as geraçôes futuras porque por mais que o meio ambiente já esteja tão afetado com a industrialização, atravéz deste novo conceito de logistica acredito que o nosso futuro e de nossos filhos e netos ainda possa ter alguma esperança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top