skip to Main Content

Iniciativa permite ao consumidor rastrear o peixe do mar ao prato

Divulgação CI-BrasilFoto: Divulgação CI-Brasil

Restaurantes parceiros do projeto Pesca + Sustentável oferecem QR Code pelo qual consumidores podem saber a origem dos pescados

Não assuste se, neste verão, ao pedir aquele peixe suculento no restaurante de frente para o mar, o garçom trouxer junto um QR Code. O programa Pesca + Sustentável busca incentivar práticas de manejo adequadas que conservem as espécies e o ecossistema, além de promover a rastreabilidade. Lendo o QR Code que chega à sua mesa, o consumidor acessa informações sobre a origem, a comunidade que realizou a pesca, em que época foi feita e as características da espécie – atestando que todo o percurso, da pesca à mesa, seguiu de maneira adequada.

Em um país como o Brasil, com 11,5 mil quilômetros de litoral, a atividade pesqueira tem grande importância. Estima-se que 500 mil pessoas vivam da pesca. Mas a ação humana tem degradado os ambientes costeiros e marinhos. Poluição e a destruição de manguezais têm afetado os ecossistemas que servem de local de reprodução de espécies marinhas.

E não é apenas a degradação do ambiente que afeta as espécies. São mais de 536 mil toneladas de pescado marinho capturado por ano, em sua maioria, de forma inadequada. Com o aumento da demanda, a pesca predatória tem causado a diminuição no volume de pescados, sobrepondo a capacidade de recuperação dos mares.

A iniciativa – um projeto da Conservação Internacional (CI-Brasil) para desenvolver o primeiro pescado marinho reconhecidamente sustentável do Brasil – tem atuado há três anos junto a produtores, fornecedores e restaurantes para trazer um pescado produzido de forma mais sustentável ao consumidor. Já são mais de 60 mil famílias de pescadores tradicionais beneficiadas.

“Nos últimos três anos, identificamos e trabalhamos jom comunidades tradicionais que pescam de forma sustentável, e vários restaurantes interessados em obter seus produtos. As cadeias produtivas incluídas no Pesca+Sustentável estão servindo como modelo para outras cadeias que desejam seguir o mesmo caminho. Na próxima fase do programa, identificaremos parceiros de mercado capazes de assumir a logística dos pescados e buscar sua sustentabilidade financeira”, explica Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI-Brasil.

Para comemorar os três anos do projeto, restaurantes parceiros vão oferecer pratos com os pescados provenientes das cinco pescarias participantes do projeto em regiões dos estados do Rio de Janeiro, da Bahia e do Pará. Hoje, se você pedir um ceviche de tainha no restaurante Charleston Bubble Lounge no Rio de Janeiro, por exemplo, pode descobrir pelo QR Code que o peixe do seu prato veio do Lago de Araruama, em São Pedro da Aldeia, com as melhores práticas de pesca e manejo.

Confira a lista dos restaurantes participantes até o momento:

Rio de Janeiro

Charleston Bubble Lounge
R. Rodolfo Dantas, 26 A – Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

Bolsoni Le Monde
R. Barão do Rio Branco, 513, CaboFrio, RJ

Pousada/restaurante/quiosque Xodó da Praia
Estrada do Boqueirão 4321 – Praia do Sudoeste, São Pedro da Aldeia, RJ

Bahia

Todas as cabanas estão na Avenida Beira Mar, Praia da Costa, Canavieiras, BA. São elas:

Cabana Olho do Sol, Cabana Nativa, Cabana do Rubens, Cabana e Restaurante Alegria de Viver, Cabana O Tijolinho, Restaurante Rosa Morena, Sonho Dourado, Cabana de Rocha, Cabana Salina Mar, Cabana Keite

Fonte – Página 22 de 22 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top