skip to Main Content

Lixo espacial: uma tonelada reentra na atmosfera da Terra a cada semana

Por Layse Ventura  Olhar Digital – 22 de outubro de 2022 – Estima-se que uma tonelada de lixo espacial reentre na atmosfera da Terra a cada semana.

Porém, essa é uma média e, na verdade, o que presenciamos são meses de inatividade seguidos por um curto período de muita atividade, segundo Marlon Sorge, diretor-executivo do Centro de Estudos de Detritos Orbitais e de Reentrada da Aerospace Corporation.

Apesar disso, só porque um objeto entra na atmosfera não significa que ele chegará até a superfície da Terra.

Afinal, devido ao pequeno tamanho, até 60% dos detritos espaciais se desintegram durante a reentrada, segundo Sorge.

Dos objetos que atravessam a atmosfera, a maioria cai no oceano longe de áreas povoadas.

Ainda assim, a cada ano que passa há mais lixo espacial na atmosfera.

Em 2021, por exemplo, foram mais de 1,9 mil elementos registrados pela primeira vez no índice de objetos espaciais das Nações Unidas.

Enquanto a maioria desses objetos são satélites – que, felizmente, estão ficando cada vez menores –, existem ainda outras partes maiores. No final de julho de 2022, por exemplo, um propulsor do foguete Longa Marcha 5B da China reentrou na atmosfera e caiu no Mar de Sulu, perto das Filipinas.

Detritos são perigosos?

A probabilidade de uma pessoa ser morta por um pedaço de lixo espacial é de 10% na próxima década, segundo um estudo produzido pela Universidade da Colúmbia Britânica e publicado, em 2022, no periódico Nature Astronomy.

Os cientistas contabilizaram 1,5 mil reentradas de corpos de foguetes na nossa atmosfera nos últimos 30 anos. Desse total, mais de 70% foram reentradas descontroladas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top